Os brazilian depositary receipts (BDRs) são alternativas que permitem ao investidor brasileiro se expor a outros mercados e também receber dividendos. Por esse motivo, eles podem ser procurados por quem deseja diversificar a carteira em outras economias e ter renda passiva.

Entretanto, antes de investir nesses ativos, é imprescindível conhecer as suas características e considerar os riscos envolvidos. Além disso, vale a pena saber como reconhecer um BDR bom pagador de dividendos, caso esse seja o foco da sua estratégia.

Neste post, você descobrirá os 10 dos melhores BDRs pagadores de dividendos e saberá como investir neles. Confira!

O que são BDRs?

Antes de conhecer os BDRs pagadores de dividendos, é importante saber o que são esses ativos. Trata-se de certificados de depósito em valores mobiliários. Assim, os BDRs representam investimentos realizados no exterior, mas negociados na bolsa de valores brasileira (B3).

Com isso, eles permitem que o investidor exponha seus recursos ao mercado externo, sem precisar comprar os ativos diretamente nas bolsas internacionais. Logo, não é necessário abrir uma conta internacional e nem enviar dinheiro para outro país.

Já a estrutura dos BDRs funciona da seguinte maneira: primeiro, uma instituição depositária adquire os produtos financeiros em outro país. É possível adquirir ações, fundos de índice (ETFs) ou títulos de dívidas (bonds), por exemplo.

Depois, a instituição deixa esses investimentos sob custódia, para que eles fiquem bloqueados e não possam ser negociados. Por fim, essa instituição financeira emite os certificados com lastreados nesses ativos, disponibilizando-os para negociação na B3.

Assim como os fundos imobiliários (FIIs), os BDRs preveem a distribuição de dividendos. Entretanto, tenha em mente que isso só ocorre se o ativo original distribuir esses proventos. Caso contrário, não haverá renda passiva prevista.

Por que investir em BDRs pagadores de dividendos?

Após saber o que são e como funcionam os BDRs, é importante entender as razões pelas quais pode ser interessante investir nessas alternativas. Um dos principais motivos é a possibilidade de se expor ao mercado internacional.

Dessa forma, você pode proteger a sua carteira de uma crise no Brasil, por exemplo. Além disso, é possível utilizar o ativo na estratégia de diversificação de investimentos, otimizando o potencial de ganhos e diluindo os riscos do portfólio.

No que se refere especificamente aos BDRs que pagam dividendos, uma das vantagens fica por conta da ação dos juros compostos ao reinvestir o montante recebido. Nesse caso, em vez de sacar o dividendo, o investidor pode comprar mais ativos, ampliando o patrimônio alocado.

Consequentemente, o valor dos dividendos futuros será referente a uma posição maior em relação ao BDR. Esse hábito permite a multiplicação do patrimônio no longo prazo, colaborando com a obtenção de renda passiva.

INVESTIR FORA DO BRASIL? DESCUBRA COMO

INVESTIR FORA DO BRASIL? DESCUBRA COMO

Aprenda a como investir no exterior de forma prática

O que é preciso saber antes de investir em BDRs?

Agora que você conheceu as vantagens de investir em BDRs que pagam dividendos, é interessante entender alguns aspectos fundamentais antes de alocar seus recursos nesses ativos.

Veja o que considerar no momento de fazer seus aportes!

Conheça os tipos de BDRs

Para começar, vale entender os tipos de BDRs disponíveis no mercado. A seguir, conheça quais são as possibilidades!

BDRs patrocinados

Os BDRs patrocinados são aqueles em que há participação dos emissores internacionais, que contratam as instituições depositárias no Brasil para emitir os certificados. No caso das ações, as organizações costumam adotar essa estratégia visando a expansão dos seus negócios.

BDRs não patrocinados

Os BDRs não patrocinados são emitidos por iniciativa da própria instituição depositária, não tendo ligação com a companhia estrangeira. Dessa maneira, a depositária é responsável pela divulgação dos dados, balanços e relatórios da empresa — sem participação direta da companhia.

Entenda seu perfil de investidor e determine seus objetivos

Também é preciso determinar o seu perfil de investidor, que fornece as informações necessárias para saber o nível de tolerância ao risco de cada investidor. Dessa maneira, ele pode ser classificado conservador, moderado e arrojado.

Além disso, defina os seus objetivos com o aporte. Isso ajuda a compreender se uma alternativa é adequada para as suas necessidades. Os BDRs, por exemplo, costumam se encaixar em metas de longo prazo, pois o tempo ajuda a minimizar os riscos da renda variável.

Saiba como identificar boas pagadoras de dividendos

Entendendo mais sobre os BDRs e a importância de definir o seu perfil de investidor e os seus objetivos, é essencial saber como identificar as alternativas que são boas pagadoras de dividendos. Para isso, você deve observar o dividend yield (DY).

Esse indicador demonstra o montante que a empresa ou fundo pagou como dividendos nos últimos 12 meses. Entretanto, os resultados passados não garantem resultados futuros.

No caso das empresas, também é possível avaliar o negócio para identificar o potencial de pagamento dos proventos. Por exemplo, companhias já consolidadas costumam distribuir mais dividendos, pois não demandam tantos investimentos.

Em contrapartida, organizações com potencial de crescimento exigem maior reinvestimento. Desse modo, elas tendem a pagar menos dividendos, pois os lucros são reaplicados na própria companhia.

10 Dos melhores BDRs pagadores de dividendos para ter renda em 2022

Como você viu, companhias consolidadas no mercado tendem a distribuir a maior parte de seus lucros aos acionistas. Por essa razão, diversos BDRs que fazem a distribuição estão ligados a essas empresas.

A seguir, conheça 10 entre os principais BDRs que pagam dividendos aos investidores brasileiros:

  1. Apple (AAPL34);
  2. Kinder Morgan (KMIC34);
  3. Microsoft (MSFT34);
  4. Rio Tinto (RIOT34);
  5. Coca-Cola (COCA34);
  6. Telefônica (TLNC34);
  7. Mobile Telesystems (M1BT34);
  8. Pfizer (PFIZ34);
  9. BHP Group (BHPG34)
  10. Visa (VISA34).

Vale lembrar que esses são apenas alguns dos BDRs que podem ser bons pagadores de dividendos, existindo diversas alternativas no mercado brasileiro. Ademais, a decisão sobre o investimento depende de uma análise sobre o ativo no qual o certificado está lastreado e a estratégia individual do investidor.

Como investir em ações BDRs?

Sabendo mais sobre os BDRs, você deve entender como investir nessas alternativas, caso façam sentido para o seu portfólio. Primeiramente, é preciso ter conta em um banco de investimentos. Assim, você poderá acessar o home broker — uma plataforma para negociações na bolsa de valores.

Com o dinheiro disponível nessa conta, busque pelo ticker referente ao BDRs no qual você deseja investir. Então, basta emitir a ordem de compra e aguardar a execução. Após o prazo de liquidação, os certificados estarão disponíveis na sua carteira.

Ao longo deste post, você entendeu o que são BDRs e conheceu 10 dos melhores pagadores de dividendos. Agora, considere o seu perfil e investidores para analisar as alternativas do mercado e encontrar os investimentos mais adequados para a sua carteira em 2022 e nos próximos anos!

Para ter suporte ao investir, você pode contar com uma assessoria de investimentos. Acesse o nosso site e conheça os serviços da Renova Invest!