Renova Invest Facebook

Debêntures Parte I: O que é e diferenças

Debêntures
Debêntures

Volta e meia falamos sobre debêntures em nosso blog, por isso, você deve conhecer alguma coisa sobre o assunto. Debênture é um produto de renda fixa que em geral, tem uma rentabilidade mais interessante que outros produtos de mesma natureza.

Contudo, é também um produto com uma complexidade elevada, por isso, preparamos esse guia rápido para você.

O que é uma Debênture?

Em linhas muito gerais, é quando você empresta dinheiro para uma empresa não financeira e ela te paga algum tempo depois com juros. De uma maneira bastante simplista é um bom resumo. Porém, uma debênture em geral não tem nada de simples.

Por conta das variações de juros pré-fixado, pós fixado ou até híbrido, não tem garantia do FGC, e a liquidez pode ser um pouco ardilosa. Além disso, ainda existem opções simples, conversíveis, permutáveis e incentivadas.

Apesar de todas essas peculiaridades, está longe de ser um ativo ruim. Muito pelo contrário. Em geral, elas têm riscos considerados menores do que títulos de ações.

Por enquanto, não vamos entrar tão profundamente em cada tipo de debênture, mas vamos indicar outros conteúdos sobre o assunto aqui no blog, certo?

Qual a principal diferença das Debêntures para um título comum de Renda Fixa?

Em geral, as debêntures são investimentos que pagam melhor do que a renda fixa comum. Justamente porque as empresas emissoras possuem um risco maior do que bancos e o próprio governo.

Por outro lado, dependendo do produto que você escolhe, uma debenture pode sim ser tão segura quanto um título de tesouro direto. Tudo depende de qual empresa você compra e como se baseia para tomar essa decisão.

Mas não se esqueça, a melhor estratégia que você pode ter para a sua carteira de investimentos, é consultar um assessor da Renova Invest. Sua carteira terá uma estratégia diferenciada e específica para você e suas necessidades, respeitando o seu perfil de investidor e visando a manutenção e expansão do seu patrimônio. Para falar com um de nossos assessores, clique aqui!

Quais as principais vantagens e desvantagens das Debêntures?

Para facilitar a sua compreensão e entendimento, criamos esse infográfico que ilustrando as principais vantagens e desvantagens deste ativo.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Vantagens:

  • Rendimentos maiores;
  • Liquidez para saída antecipada; *
  • Possibilidade de conhecer o rating da empresa;
  • Possibilidade de liquidação em mercado paralelo;
  • Alocação de médio e longo prazo.

Desvantagens:

  • Não é garantido pelo FGC;
  • A empresa pode quebrar;
  • Não cumprimento das taxas oferecidas.

*Quando falamos em liquidez antecipada, é uma questão um pouco mais complicada. Vamos abordar esse assunto com mais detalhes em um próximo artigo.

O FGC não garante, mas tem alguma outra garantia?

Essa é provavelmente uma das perguntas mais importantes neste artigo. Não é porque o FGC não garante, que é bagunça. Caso contrário, não faria o menor sentido a Renova Invest te indicar. Por isso, não se preocupe, não existe a menor possibilidade de cair em algum golpe e perder todo seu dinheiro. Pelo menos, não com a nossa assessoria!

Para começar, existe o rating, uma classificação de risco sobre empresas. Quanto mais alta for a classificação, menor a chance de você tomar um calote. E a melhor parte, este é um índice público feito por empresas como a B3, e outras agências que são referências mundiais como a Moody’s, a Fitch e a S&P (Standard & Poor’s).

Portanto, a primeira dica que te damos é: não saia por aí comprando debêntures de uma empresa que você não conhece. E segunda dica, e mais importante, conte sempre com um assessor de investimentos qualificado.

Outras formas garantia para assegurar seus pagamentos são:

  • Real;
  • Flutuante;
  • Subordinada;
  • Quirografária.

De fato, este tipo de ativo é muito extenso e complexo. E por isso, demanda de muito estudo, atenção ao mercado e às novas tendências. Aqui na Renova, nós temos um time focado exclusivamente em renda fixa e suas minúcias, por isso, conte conosco!

Mas, como as debêntures funcionam na prática?

Para você entender na prática, vamos te explicar de forma bem simples:

Imagina que uma empresa chamada Faria Lima Investimentos quer fazer uma quadra de beach tennis, e esse projeto custará 1 milhão de reais. Acontece, que a empresa não tem esse dinheiro em caixa, e um empréstimo iria sair muito mais caro. Então, a Faria Lima Investimentos emite uma debênture para que o dinheiro aplicado dos investidores pague os seus financiamentos. Simples assim.

Contudo, essa breve explicação traz diversas novas dúvidas. Como por exemplo, como são feitos os cálculos de juros, vencimentos, remuneração e tantas outras perguntas que fica impossível listar aqui. E a melhor resposta para tudo isso é: depende.

Por isso, é tão importante ter um assessor de investimentos, assim, você foca o seu tempo em seus negócios, e nós estudamos esse mercado por você.


Que tal agora falarmos sobre categorias de debêntures?

Temos alguns tipos de debêntures, são elas as simples, conversíveis, permutáveis e incentivadas. Cada uma delas tem suas particularidades, que dependendo do que te interessa, faz mais sentido para o seu perfil de investidor.

Debêntures conversíveis: nesta modalidade, o investidor tem opção de transformar o seu capital em ações da companhia emissora.

Debêntures simples: são as mais comuns. Elas têm rendimento prefixado, pós-fixado ou híbrido, e pagamento de juros de acordo com a emissão.

Debêntures permutáveis: aqui, existe a opção de trocar o título por ações de uma companhia que não seja da própria emissora.

Debêntures Incentivadas: essas aqui possuem isenção fiscal para pessoa física. Dessa forma, o investidor não precisa pagar imposto de renda sobre a rentabilidade do seu ativo.

E por falar em investimentos sem imposto de renda, sabia que a Renova pode montar uma carteira de investimentos especial para você livre de Imposto de Renda? Quer saber como? Clique aqui e converse com um assessor de investimentos!

Debêntures é um assunto bastante complexo, não é mesmo? E nós nem falamos tudo sobre o assunto. Mas se você quiser saber mais sobre esse assunto, conta pra a gente nos comentários!

O que também queremos saber, é o que você achou do nosso papo sobre debêntures? Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente também nos comentários, e não deixe de consultar seu assessor de investimentos Renova!

Perguntas Frequentes

Quais são as principais modalidades de juros das debentures?

Prefixadas, pós fixadas e hibridas.

E como escolher o melhor tipo?

Atenção ao mercado. Como a taxa de juros no Brasil é muito instável, principalmente depois da pandemia, tudo isso faz muita diferença. Então a decisão entre essas modalidades precisa estar muito bem baseada no cenário econômico. Pois, imagina que você compra uma debênture pós fixada, acreditando que a taxa de juros só vai subir daqui para frente. Só que em alguns meses acontece justamente o contrário. Bom, seus rendimentos acabam perdendo boa parte do lucro. É importante também considerar a estratégia da sua carteira como um todo, afinal sem uma estratégia diversificada, fica impossível ter ganhos reais.

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.