Você conhece os principais tipos de investidores na bolsa?

Você conhece os principais tipos de investidores na bolsa?

  • Post author:
  • Post category:blog

A bolsa de valores é um ambiente repleto de oportunidades para diferentes tipos de investidores. Muitas vezes, é até difícil conhecer todas elas. Há quem invista visando o longo prazo, por exemplo, e não saiba que existem outras estratégias possíveis.

Ainda que nem todas as possibilidades façam o seu perfil, é importante conhecê-las para identificar as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Desse modo, você consegue fazer escolhas com mais consciência e planejar melhor suas operações.

Então, veja a seguir quais são os principais tipos de investidores na renda variável!

Especuladores

Começamos pelos especuladores. O objetivo deles é alcançar resultados financeiros com negociações de curto prazo. Ou seja, a especulação não visa manter os ativos na carteira de investimentos por muito tempo.

O lucro obtido dessa forma está relacionado às oscilações de preço que acontecem na bolsa frequentemente. É possível, por exemplo, adquirir ações por um preço e vendê-las em breve por um valor maior, lucrando com a diferença.

Os especuladores têm perfil arrojado e não precisam analisar profundamente a qualidade de empresas ou ativos, pois seu foco está na variação do preço – e na análise técnica. Eles podem ser classificados, ainda, em alguns subtipos. Veja quais são:

Day trader

O day trade se refere a negociações que começam e terminam em um mesmo dia. Isso significa que, ao final do pregão, o especulador deve ter vendido todos os ativos que comprou. O intuito do day trader é aproveitar oscilações de poucas horas.

Swing trader

Por sua vez, o swing trade não é tão rápido quanto a alternativa anterior. Ele tem um intervalo de alguns dias ou mesmo semanas em relação à compra e a venda dos ativos. Logo, o especulador – ou swing trader – analisa tendências mais longas na variação de preço, ainda no curto prazo.

Position trader

O position é uma forma de trade que tem prazos ainda maiores. Nesse caso, a diferença pode ser de algumas semanas, meses ou até anos. O position trader adquire os ativos e espera que a tendência prevista para o intervalo de tempo se realize para obter seu lucro.

Investidores

Além dos tipos de especuladores na bolsa, existem os investidores, de fato. Chama-se de investidor a pessoa que tem uma visão de longo prazo. Isto é, ela não deseja aproveitar oscilações momentâneas no preço, mas manter os ativos em carteira.

Por isso, o investidor arrojado – que costuma investir em bolsa –  tem maior atenção com a qualidade das empresas que escolhem para comprar ações — ou dos fundos de investimentos dos quais se tornam cotistas. Afinal, os resultados deles dependem de fatores ligados à qualidade dos ativos – atestada a partir de uma análise fundamentalista eficiente.

Buy and holder

Normalmente, a estratégia utilizada é a do buy and hold. De forma simples, ela significa comprar e manter um determinado ativo. Você adquire as ações de uma companhia, por exemplo, e continua com elas visando objetivos de longo prazo.

A meta pode ser a de vender as ações quando elas estiverem bastante valorizadas (depois de anos ou mesmo décadas).

Também existem os investidores focados em receber dividendos — para isso, escolhem empresas que costumam compartilhar bons proventos ao longo do ano.

Concluindo

Neste post, você conheceu os principais tipos de investidores e especuladores na bolsa. Todos eles apresentam vantagens e desvantagens e a escolha depende do seu perfil e do que você busca conquistar na renda variável.

E então, qual é o seu estilo preferido? Você conseguiu se identificar em algum tipo de investidor? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta