Renova Invest Facebook

NOGV11: O ETF que segue o Índice Bolsa Sem Estatais

NOGV11
NOGV11

A bolsa de valores brasileira (B3) é bastante ampla e apresenta diversas oportunidades de investimento. Assim, é normal ter dúvidas sobre quais alternativas inclui em sua carteira. Se você está buscando diversificação, por exemplo, o investimento em ETFs — como o NOGV11 — pode ser interessante.

Geralmente, esses tipos de fundos possuem portfólios com diferentes ativos financeiros, atendendo a quem procura formas de diversificar os seus investimentos. No entanto, antes de aportar seu capital em ETFs, é essencial aprender mais sobre ele.

Portanto, continue a leitura deste artigo e descubra se o investimento no ETF NOGV11 vale a pena para você.

Acompanhe!

O que é um ETF e como funciona?

A sigla ETF significa exchange traded fund ou, traduzido, fundo de índice. Esse é um veículo de investimento coletivo, composto pelo patrimônio de diversos investidores que possuem um mesmo objetivo. O capital é administrado por um gestor profissional, que monta a carteira do fundo.

O objetivo de um ETF é espelhar a performance de um índice de mercado. Isso é feito replicando a carteira teórica do benchmark escolhido. Por exemplo, um ETF que use o Ibovespa como referência, terá uma carteira composta pelas ações com maior representatividade na B3.

Além disso, os lucros nesse tipo de fundo podem ser realizados quando há uma valorização das cotas. Contudo, é preciso ter em mente que incide Imposto de Renda sobre o ganho de capital com a venda de ETFs. A alíquota é de 20% em operações day trade e 15% nas demais operações.

Entre os custos desse investimento estão incluídos a taxa de administração, taxa de corretagem e emolumentos. Por serem fundos de gestão passiva, em que não existe a necessidade de o gestor superar o índice espelhado, o ETF não costuma cobrar taxa de performance.

O que é o NOGV11?

Entendendo o que é ETF, é hora de conferir o que significa NOGV11. Para tanto, é preciso saber que, quando um ativo é listado na bolsa brasileira, ele recebe um código de identificação — chamado de ticker.

Normalmente, ele é composto por 4 letras seguidas de uma numeração. No caso, NOGV11 é o código que identifica o Inter EQI Teva ETF Bolsa Sem Estatais.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Esse fundo estreou na B3 em 27 de dezembro de 2021. Ele é administrado pelo Banco BTG Pactual e conta com a gestão do Inter Asset e EQI Asset. Pelos serviços prestados, é cobrada uma taxa de administração que, em janeiro de 2022, estava em 0,50% ao ano. Porém, ela pode sofrer alterações.

O objetivo do NOGV11 é replicar o desempenho do Teva Bolsa Sem Estatais Index. A metodologia de composição desse índice foi criada pela empresa Teva Índices. Na prática, o indicador considera empresas brasileiras que não sofrem controle ou influência estatal.

Entre as ações que o integram estão companhias do setor de mineração e metalurgia, financeiro, varejo, alimentação, bebidas, seguros, e outros. A carteira de janeiro de 2022, por exemplo, era composta por empresas como:

  • Vale (VALE3);
  • Itaú (ITUB4);
  • Bradesco (BBDC4);
  • Ambev (ABEV3);
  • Magazine Luiza (MGLU3);
  • Weg (WEGE3);
  • Suzano (SUZB3);
  • entre outras.

Embora o fundo seja composto por ações de empresas que realizam o pagamento de dividendos, os ETFs brasileiros não repassam esse provento aos cotistas. Assim, é comum que os gestores utilizem os valores recebidos para adquirir mais ativos para o ETF, beneficiando o investidor.

Vale destacar que o NOGV11 é destinado a investidores em geral. Isso significa que suas cotas podem ser adquiridas por qualquer investidor. Contudo, lembre-se de que essa é uma alternativa de renda variável, então não é possível antever seus resultados.

Quais as vantagens e riscos de investir no NOGV11?

Depois de explorar melhor o conceito de ETFs e conhecer as características do NOGV11, talvez você queira saber as vantagens e riscos de investir nele. Nesse sentido, a principal vantagem, como você viu, é a possibilidade de diversificar sua carteira de forma acessível.

Normalmente, você precisaria investir um capital muito maior se precisasse adquirir todas as ações que compõem o NOGV11 individualmente. Porém, perceba que, com apenas uma cota, seu capital estará exposto ao desempenho de diversas companhias que não possuem controle ou influência estatal.

Isso permite aproveitar a performance do setor privado, sem precisar se preocupar em acompanhar cada empresa de perto.

Ademais, o fato de o patrimônio do fundo ser administrado por um gestor profissional do mercado, pode trazer maior conforto para o cotista. Assim, ele poderá utilizar o tempo que gastaria analisando e escolhendo os ativos com outras atividades.

Em relação aos riscos, é importante ter em mente que, por ser de renda variável, os preços do ETF obedecem a lei da oferta e demanda. Isso significa que, em determinados períodos, os resultados podem não ser satisfatórios ou fazer com que o cotista tenha prejuízos.


Logo, o interessado em investir em ETFs precisa ter um apetite maior aos riscos e se valer de estratégias para manejá-los.

Vale a pena investir no NOGV11?

Agora que você reúne mais conhecimentos sobre o NOGV11, ainda resta saber se investir nele vale a pena. Tenha em mente que não há como responder esse questionamento de uma única forma. Afinal, cada investidor possui um perfil de risco e objetivos financeiros diferentes.

Portanto, é necessário que você saiba qual é o seu perfil de investidor e tenha suas metas financeiras bem definidas. A partir dessas informações, é possível montar uma estratégia e tomar a decisão de investir ou não nessa alternativa.

Em caso positivo, você precisará abrir conta em um banco de investimentos de sua confiança para ter acesso ao home broker — plataforma digital onde acontecem as negociações da B3. Nesse sentido, busque por uma instituição que forneça um suporte completo e as melhores ferramentas.

Após conhecer o que são os ETFs e, especialmente, o NOGV11, você aumentou seu leque de alternativas de investimento. Contudo, antes de investir, vale a pena pesquisar detalhadamente acerca do fundo, seu gestor e as estratégias utilizadas para tomar a melhor decisão.

Não deixe que as dúvidas atrapalhem sua jornada como investidor. Entre em contato com a Renova Invest e saiba mais sobre as alternativas de investimentos!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
2 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.