Em 2019, a escassez de água foi apontada no Fórum Econômico Mundial como um dos maiores riscos globais nas próximas décadas. Assim, a inovação no tratamento e distribuição do recurso se tornou uma necessidade. Nesse sentido, o Vitreo Água FIA investe em ações de empresas atentas a essa demanda.

Como muitos países estão passando por períodos de secas e poucas chuvas, isso tende a deixar o mercado de tecnologia para água em evidência. Portanto, as companhias relacionadas ao setor têm grande potencial de crescimento, o que abre oportunidade de lucro para seus investidores.

Neste artigo, você poderá conhecer mais sobre o fundo que investe em água — o Vitreo Água FIA. Com essa alternativa, sua carteira de investimentos pode ganhar uma nova perspectiva de sustentabilidade.

Acompanhe!

O que é um fundo de investimento em ações?

Antes de conhecer o fundo Vitreo Água é importante saber o que é um fundo de investimento em ações (FIA). Essa informação ajudará a identificar se essa é uma modalidade apropriada ao seu perfil.

Na prática, o fundo de investimento é uma modalidade coletiva. Nele, diversos investidores se reúnem com o objetivo de investir em um segmento predeterminado. Assim, o ingresso no fundo demanda a aquisição de cotas de participação.

O patrimônio levantado é administrado por um gestor profissional. É ele quem será responsável pela escolha dos investimentos que vão compor o portfólio do fundo, conforme a estratégia definida.

Para remunerar esse serviço, os cotistas pagam a chamada taxa de administração e, em alguns casos, a taxa de performance. Em relação aos fundos de ações, a proposta é que parte do capital do fundo seja alocado no mercado acionário.

Como um fundo de investimentos em ações funciona?

Como você viu, um FIA tem por fundamento destinar parte de seu capital para o investimento em ações e ativos relacionados. Desse modo, o gestor faz uma análise completa das alternativas do mercado para tomar decisões sobre a composição do portfólio.

É comum ser utilizada nessa avaliação a análise fundamentalista, de modo a compreender se os fundamentos da empresa se alinham aos objetivos do fundo. Caso o gestor entenda que o ativo pode ser interessante, ele o adquire com os recursos do fundo.

Esse mesmo procedimento é adotado para a inclusão de novas ações na carteira do fundo — caso a diversificação faça parte de suas estratégias. Logo, o cotista pode ter o seu capital exposto a ações de diversas empresas, o que tende a ser mais barato do que adquirí-las de forma individual.

O que é Vitreo Água FIA?

Conhecendo o que é FIA, você pode aprender mais sobre o Vitreo Água. Trata-se de um fundo de investimentos em ações da gestora Vitreo, lançado em 20 de julho de 2021. Seu maior objetivo é investir em um mercado com alto potencial de lucros: o segmento da água, também chamado de “ouro azul”.

DESCUBRA COMO INVESTIR COMO UM PROFISSIONAL

DESCUBRA COMO INVESTIR COMO UM PROFISSIONAL

Saiba tudo sobre ETFS - a forma de sostificar os seus investimentos

Dessa maneira, ao investir no fundo, você pode se beneficiar diretamente do potencial de lucro de empresas que desenvolvem novas tecnologias para distribuição, purificação e tratamento da água. Para garantir acessibilidade, ele foi lançado com um baixo custo inicial para o cotista.

Quais as suas principais características?

O Vitreo Água é um fundo com gestão ativa. Ele faz alocações em ações e ETFs (fundos de índice) que replicam investimentos nas companhias do setor do saneamento, água e esgoto. Desse modo, o Vitreo busca atingir os melhores resultados para seus cotistas em diferentes cenários.

Vale saber que a carteira do fundo é composta por ETFs que já superaram índices importantes — como o S&P 500 (referência do mercado estadunidense) e o MSCI World Index (compostos pelas maiores empresas mundiais).

Ainda, ele conta com ações que já entregaram lucros superiores a 290%, embora isso não seja garantia de lucros futuros. Veja alguns ativos que se destacam no portfólio:

  • Tetra Tech;
  • Roper Technologies;
  • Watts Water Technologies;
  • entre outras.

Em relação à taxa de administração cobrada, em julho de 2021, ela era de 0,9% ao ano. Além disso, o fundo possui taxa de performance de 10% sobre o que exceder o MSCI All Country World Index (composto por empresas de mercados desenvolvidos e emergentes).

Outra característica importante é o prazo de resgate das cotas. No Vitreo Água FIA, ele era, em 2021, de D+5 (dias úteis), havendo ainda o prazo de liquidação de D+1 (um dia útil). Portanto, para fazer resgates, será preciso aguardar 6 dias úteis. E a solicitação deve acontecer entre o período de 9h e 16h, sempre em dias úteis.

Por fim, vale entender as regras de tributação. Como esse é um fundo de ações, incide Imposto de Renda (IR) com alíquota de 15% no momento do resgate. Porém, não há incidência de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) ou de come-cotas.

Como investir no Vitreo Água FIA?

Caso você tenha se interessado em investir no Vitreo Água FIA, precisará ter conta em um banco de investimentos para acessá-lo via plataforma. Isso porque, embora ele seja composto por ações e ETFs negociados em bolsa de valores, suas cotas não integram esse ambiente.

Contudo, não se esqueça de que os FIAs fazem parte da renda variável, que apresenta maiores riscos. Logo, antes de investir, é preciso avaliar se o seu perfil de investidor é adequado — já que a alternativa exige maior apetite a riscos.

Ademais, veja se esse tipo de investimento atende aos seus objetivos financeiros. Em geral, os investimentos de renda variável se alinham aos objetivos de longo prazo. Entretanto, ele pode se adequar a outras necessidades, desde que faça sentido para sua estratégia de investimento.

Pelo que você viu, o Vitreo Água FIA é um investimento destinado a quem deseja se expor ao segmento em água. Porém, caso você tenha dúvidas sobre essa ou outras alternativas de investimento, vale a pena consultar uma assessoria — como a Renova Invest.

Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Siga as nossas redes sociais — Facebook e Instagram — e acompanhe as novidades!