Renova Invest Facebook

SELIC em alta: é hora de investir em renda fixa?

Renda fixa Digital
Renda fixa Digital

Em 2020, a Selic, que é a taxa básica de juros da economia, atingiu sua mínima histórica e chegou a 2% ao ano, após um ciclo de quedas que se iniciou em 2016. Esse movimento afetou os investimentos de renda fixa, transformando a tomada de decisão dos investidores.

A partir de 2021, o Comitê de Política Monetária (Copom) começou a definir aumentos para a taxa. Como isso pode provocar mudanças nos retornos obtidos, é necessário acompanhar o movimento e entender o que ele pode causar.

A seguir, conheça o cenário de renda fixa com tendência de elevação da Selic e veja como os investimentos podem ser afetados!

Qual a relação entre a Selic e os investimentos de renda fixa?

Como parte do ciclo de aumentos promovido pelo Copom, a taxa Selic chegou a 9,25% ao ano em dezembro de 2021. De acordo com o Boletim Focus no segundo semestre de 2021, divulgado semanalmente pelo Banco Central, a expectativa do mercado financeiro é de crescimento e manutenção da taxa nos próximos anos.

Mas, na prática, como isso afeta os investidores? A relação mais importante está no fato de a Selic ser um dos principais indicadores do mercado financeiro. Ela é utilizada não apenas na política monetária, mas também para definir a rentabilidade na renda fixa em diversos casos.

Os títulos pós-fixados são os mais afetados por essas mudanças e podem se tornar mais rentáveis, diante de um aumento. Afinal, eles são diretamente atrelados à Selic ou a indicadores ligados a ela, o que afeta o rendimento obtido.

Para entender melhor como ocorrem esses impactos, veja quais são os efeitos sobre títulos públicos e privados.

Títulos públicos

Os títulos do Tesouro Direto, como são conhecidos os títulos públicos, são emitidos pelo Tesouro Nacional. Eles servem para o Governo Nacional captar recursos e, entre as possibilidades de rendimento, há o retorno pós-fixado.

O Tesouro Selic é o título que atende a essa regra. Conforme o nome indica, ele tem rendimento atrelado à taxa básica de juros. Portanto, é uma das aplicações financeiras mais diretamente afetadas pela movimentação da Selic.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Em um período de alta, a tendência é que o retorno também seja maior. E além do Tesouro Selic, o aumento da taxa básica de juros também costuma trazer aumentos para a rentabilidade oferecida no Tesouro Prefixado e no Tesouro IPCA+ (que acompanha a inflação).

Títulos privados

Já os títulos privados são emitidos por instituições como bancos, financeiras e outras empresas. Entre eles, estão alternativas como o certificado de depósito bancário (CDB) e as letras de crédito imobiliário (LCI) e do agronegócio (LCA).

Também existem as opções que compõem o crédito privado, como os certificados de recebíveis imobiliários (CRI) e do agronegócio (CRA). Ainda no crédito privado, há as debêntures.

Em todos os casos, é possível encontrar esses títulos nas versões pós-fixadas. Muitos deles não estão diretamente ligados à Selic, mas costumam render uma porcentagem do certificado de depósitos interbancários (CDI).

Como o CDI depende da Selic e fica pouco abaixo dela, o aumento na taxa básica de juros tende a elevar o retorno dos títulos privados pós-fixados. E, como você viu, uma Selic maior também influencia títulos com lógicas de rentabilidade prefixadas ou híbridas.

Como a Selic pode afetar sua tomada de decisão?

Depois de entender que a subida da Selic pode afetar o retorno das aplicações financeiras, é preciso saber como isso afeta sua decisão. Um ponto é que os investimentos de renda fixa podem se tornar mais atraentes.

No entanto, é preciso notar que esse não deve ser o único fator para a sua decisão. Ao compor sua carteira de investimento, a rentabilidade é apenas um dos aspectos para considerar. Inclusive, ela pode nem mesmo ser o fator mais importante, dependendo das necessidades de quem investe.

Além do retorno oferecido, você deve pensar, principalmente, em outros dois elementos que compõem o tripé de investimentos: a liquidez e a segurança. Certos títulos são conhecidos por oferecer taxas um pouco maiores normalmente.

Os CRIs e CRAs são um exemplo. Porém, também é preciso entender que há riscos maiores, pois eles não têm proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Se você considerar apenas a rentabilidade, fará escolhas de maior risco — que podem ser incompatíveis com seu perfil de investidor.


De maneira semelhante, as LCIs e LCAs também podem se tornar mais atraentes com a elevação da Selic. Contudo, a liquidez delas tende a ser mais baixa. Então, se você quiser investir sua reserva de emergência ou planos de curtíssimo prazo, elas podem não ser os investimentos mais adequados.

Logo, é preciso ter em mente que o aumento da Selic pode ajudá-lo a encontrar oportunidades mais rentáveis. Porém, os impactos da taxa influenciam mais o retorno, sendo necessário analisar outros fatores, de acordo com seu perfil e objetivos.

Qual é o papel dos investimentos na renda variável?

Outro fator de cuidado é não limitar a sua carteira à renda fixa em um cenário de alta da Selic. Como a taxa básica é usada para tentar controlar a inflação, uma ampliação dela também pode significar que a inflação está alta.

Assim, a rentabilidade real dos investimentos de renda fixa pode continuar limitada — ainda que a rentabilidade nominal pareça atrativa. Por isso, continua valendo a pena conhecer alternativas fora dessa classe de investimentos. Isso, claro, se combinar com seu perfil de investidor.

Os investimentos em ações, em fundos de investimento e em outras possibilidades da renda variável podem fazer sentido para a sua estratégia. Apesar de terem riscos maiores, elas podem ajudar a rentabilizar o portfólio.

Nesse sentido, sua estratégia pode unir investimentos de renda fixa e de renda variável para compor uma carteira equilibrada e que aproveite diferentes cenários da economia. Logo, é possível diversificar e diluir os riscos, aumentando a sua proteção.

Como você viu, o cenário de alta da Selic tende a favorecer o retorno de investimentos em renda fixa. Porém, não se deve focar apenas no retorno e nem é preciso se limitar a essa classe. Em vez disso, diversifique e considere incluir a renda variável — desde que faça sentido para o seu portfólio.

Essas informações foram úteis para você? Ainda tem dúvidas? Deixe seu comentário!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.