Renova Invest Facebook

Qual é a Taxa Selic hoje? Veja onde investir com esse cenário

tesouro selic
tesouro selic

Na última quarta-feira (20), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil (BC) decidiu pela sétima manutenção consecutiva da taxa básica de juros, a Selic, em 12,75% ao ano. A instituição afirmou que a conjuntura atual segue “demandando cautela e parcimônia”.

Mesmo que a reunião ainda não tivesse ocorrido, o mercado já tinha expectativa do que pudesse acontecer. A maioria das projeções prevê que o Comitê faça a primeira redução da taxa básica apenas em agosto, em 0,50 ponto percentual (p.p.).

“O Comitê avalia que a conjuntura demanda paciência e serenidade na condução da política monetária e relembra que os passos futuros da política monetária dependerão da evolução da dinâmica inflacionária, em especial dos componentes mais sensíveis à política monetária e à atividade econômica, das expectativas de inflação, em particular as de maior prazo, de suas projeções de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos”, disse o Copom no documento.

Com a taxa Selic hoje, onde investir? 

O nosso patamar da Selic não é uma notícia de todo ruim, isso se souber aproveitar as oportunidades, algo que podemos te ajudar, principalmente ao lado da assessoria de investimentos certa. Até porque, desde que a taxa de juros voltou para os dois dígitos, a renda fixa voltou a ser requisitada.

O longo prazo é aliado de quem quer investir nos títulos. Já que o Banco Central  está perto de encerrar o ciclo de aperto monetário, a estimativa é que o IPCA seja cada vez mais baixo. Então vale a pena dar uma chance para os prefixados e os pós-fixados do mercado secundário. A rentabilidade do Tesouro Prefixado, com a Selic em 13,75% ao ano, determinada na contratação do título, já está bem atrativa.

Veja o ranking dos investimentos mais buscados:

  1. CDBs
  2. Tesouro Direto
  3. LC/RDB
  4. LCI/LCA
  5. Ações livres
  6. Fundos de ações
  7. Debêntures
  8. Fundos imobiliários (FIIs)
  9. Fundos multimercado
  10. Fundos de índice (ETFs)

Dicas para investir com a Selic em 13,75%

A taxa Selic hoje está em 13,75%, então, como investir? Bom, a renda fixa ganha força e muitos investidores ficam com receio de colocar dinheiro em investimentos de renda variável.

Quem conversou com a gente sobre isso foi a Fernanda Rosseto, que possui ampla experiência no mercado, atuação voltada ao planejamento estratégico, projetos e marketing. Ela tem foco no desenvolvimento e engajamento de pessoas, alavancagem de resultados e disseminação de cultura.

No time da Renova, ocupa o cargo de coordenadora comercial e entende muito quando o assunto é mercado financeiro. E aí, vamos nessa?

As mudanças impactam diversos setores da nossa economia, mexendo com a demanda por crédito, endividamento das empresas e rentabilidade dos investimentos. Da seguinte maneira:

  • Quando a Selic sobe, os investimentos em renda fixa acabam ficando mais atrativos, incentivo que os investidores saiam de renda variável para os ativos de menor risco.
  • Quando a Selic desce, aumenta a atratividade em renda variável e o apetite por risco dos investidores, podendo tornar também as condições no mercado imobiliário mais favoráveis.

Por esses movimentos do mercado, os investidores precisam estar atentos em quais serão as perspectivas para a taxa de juros e como isso pode afetar suas decisões na hora de aplicar o dinheiro.

1 – Gastar menos e investir mais

A especialista diz que o sinal é de gastar menos e investir mais. É um momento de possibilidades de investimentos, pensando a Selic como um caminho de oportunidade. Quando o Banco Central eleva a taxa básica de juros é para conter a inflação, por isso, ativos que aproveitem essas condições podem ser benéficos.

2 – Diversifique a carteira para investir com a Selic

Investir com a Selic em alta é uma forma de lidar com a economia restritiva que vivemos e ainda pensar em retorno. “Compor uma carteira diversificada e olhar as oportunidades”, explica Rosseto. Ativos que sigam o IPCA, CDI e Selic garantem rentabilidades atrativas.

3 – Invista com um profissional (de confiança)

Um movimento do mercado agora é a migração da renda variável para a renda fixa, justamente por ser mais atrativo nessas condições. Mas a craque dos investimentos dá outra dica: não espere o momento de alta, trace uma estratégia antes!

E a bolsa? Investir com a Selic em alta em ativos de renda variável não é um problema, pode ser uma boa jogada para surfar na onda depois que a taxa abaixar. Porém, conte com um profissional do seu lado para te ajudar a aplicar o seu dinheiro sem correr muitos riscos.

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Quer saber mais sobre o mercado e suas oportunidades? Entre em contato conosco da Renova Invest!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.