Florian Bartunek

Quem é Florian Bartunek? Conheça o gestor do Constellation

Conhecer nomes renomados do mercado financeiro e suas histórias é importante para o investidor. Um deles é Florian Bartunek: fundador da gestora de fundos Constellation. Ele pode ensinar muito a quem deseja entender melhor os investimentos.

Assim, conhecer sua história e ensinamentos pode ser uma referência para os investidores, principalmente na classe de renda variável. Dessa forma, você pode buscar inspiração e aplicar os conhecimentos na prática.

Continue a leitura para saber quem é Florian Bartunek e qual a relevância dele no mercado financeiro!

Qual a história de Florian Bartunek?

A seguir, você verá como Florian Bartunek se tornou um dos maiores nomes em sua área. Confira a sua vida acadêmica e sua atuação:

Vida acadêmica

Bartunek se formou em Administração de Empresas na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro em 1990. Contudo, ele já atuava como estagiário e iniciara a carreira no Banco Nacional, um ano antes.

Mais tarde, o gestor integrou o programa YPO da Harvard Business School. O Young Presidents Organization é uma comunidade de líderes executivos que se destacam na área antes de completar 45 anos.

Bartunek realizou diversos cursos e programas relacionados à área de investimentos. Ele possui certificados, por exemplo de:

  • Value Investing, da Universidade de Columbia
  • Executive Program, da Singularity University;
  • Behavioral Finance Program e Disruptive Innovation, de Harvard.

Além de estudar e se atualizar constantemente sobre o mercado, Florian Bartunek leciona sobre a área de investimentos. Ele já foi professor do curso de Value Investing da IBMEC (atual Insper, de São Paulo).

Ademais, participa dos quadros da Fundação Estudar, Fundação Lemann, Instituto PROA, Falconi Capital, B3 e da PUC Rio. Ele é, ainda, coautor do livro “Fora da Curva”, que busca compilar ensinamentos de diversos investidores sobre o mercado.

Trajetória no mercado financeiro

No mercado financeiro, o começo da carreira de Bartunek se deu no Banco Pactual, em 1990. Lá tinha o cargo de analista de investimentos. Após 5 anos na empresa, ele se tornou sócio do banco, comprando ações da companhia.

Ele exerceu diversos cargos durante sua carreira no Pactual: chefe de research, trader, asset management e gestor dos fundos. Entre seus destaques, é possível comentar sobre o fundo Infinity, que foi o offshore mais rentável entre os anos de 1991 e 1996.

O fundo Andrômeda, também do Pactual e sob gestão de Bartunek, ficou durante 3 anos como o líder no segmento de ações. Assim, o profissional se destacava no mercado de gestão de fundos e no value investing.

Em 1998, o gestor decidiu se desligar do Pactual. Com isso, procurou Jorge Paulo Lemann, um dos diretores do extinto banco Garantia, a quem admirava. Na época, Lemann estava vendendo sua participação no banco.

Dessas tratativas surgiu a oportunidade de gerir um fundo criado para o investimento dos recursos de Lemann no mercado de capitais. Foi dessa forma que Bartunek passou a ser gestor do Utor Investimentos, composto pelos ex-sócios do banco Garantia.

Criação da Constellation

Após 4 anos gerindo o fundo, em 2002 a Utor Investimentos passou a ser a Constellation. Assim, tornou-se uma gestora de fundos de ações com foco em análises fundamentalistas, abertos a outros investidores. Na época, a Constellation tinha cerca de 64 milhões de reais sob gestão.

Em 2005, apenas 3 anos após a fundação da gestora, foi lançado o fundo com estratégia Long Only. Nesse ano, a Constellation já tinha cerca de 200 milhões de reais sob gestão. O próximo passo da história de Bartunek ocorreu em 2007.

Nesse ano, a Lone Pine Capital, um fundo de hedge americano, comprou uma parcela da Constellation. Assim, a gestora passou a ter cerca de 940 milhões de reais em seu portfólio para gestão.

Em 2021, a Constellation possuía diversos fundos sob gestão e Bartunek atuava como seu sócio executivo. Mesmo com a crise instaurada pela pandemia do coronavírus, a Constellation continuou entregando rentabilidade acima do Ibovespa, demonstrando a capacidade de seus gestores.

Quais fundos Florian Bartunek gere atualmente?

Como você viu, a Constellation possui um portfólio com diversos fundos de ações e de Previdência. Em 2021, a maioria deles se destinava a investidores qualificados, que são profissionais certificados do mercado ou pessoas que possuem mais de 1 milhão de reais comprovadamente investidos.

Os fundos de ações geridos pela Constellation em 2021 eram:

  • Constellation FIC FIA: criado em maio de 2007;
  • Constellation 60 FIC FIA: criado em dezembro de 2010;
  • Constellation Institucional FIC FIA: criado em dezembro de 2012;
  • Constellation Compounders ESG FIC FIA: criado em agosto de 2018;
  • Constellation Inovação FIA BDR Nível 1: criado em junho de 2020.

Dentre eles, somente o Constellation Institucional FIC FIA é destinado aos investidores em geral. Os demais são acessíveis apenas para os investidores qualificados.

Dentre os fundos de Previdência, a Constellation possuía:

  • Constellation Icatu 70 Prev FIM: criado em novembro de 2018;
  • Constellation 70 Prev FIM: criado em agosto de 2018;
  • Constellation SulAmérica Prev FIM: criado em agosto de 2018.

Quais são os principais ensinamentos de Bartunek?

Com mais de 30 anos de atuação no mercado financeiro, Florian Bartunek possui alguns ensinamentos importantes para os investidores. Sua principal estratégia é focar no longo prazo. Segundo ele, o tempo é amigo dos investimentos.

Assim, pensar no longo prazo ajuda o investidor a aproveitar o tempo para não perder em crises cíclicas. Outro ensinamento relevante do gestor é a importância da análise fundamentalista.

Bartunek foca seus estudos no que pode acontecer com a companhia nos próximos anos, e não na economia em si. Ele acredita, por exemplo, que empresas com vantagens competitivas claras tornam-se barreiras para novos competidores — o que aumenta sua probabilidade de crescimento.

Ele também dá destaque à gestão dessas empresas. Bartunek é conhecido por acompanhar de perto a administração e gerenciamento dos negócios nos quais tem participação. Assim, consegue definir se a companhia tem uma estratégia sólida para os próximos anos.

Agora que você já conhece quem é Florian Bartunek, pode se inspirar na sua trajetória para aplicar os ensinamentos em seus investimentos. Lembre-se de que é fundamental manter-se atualizado a respeito do mercado financeiro e fazer uma boa análise das empresas antes do aporte.

Quer aprender mais sobre os fundos de investimento? Então acompanhe o nosso conteúdo e saiba o que é a taxa de performance!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe uma resposta




Postagens Relacionadas

Mais Lidos

Categorias

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.