Busca de Artigos no blog

Camila Farani: a maior investidora anjo do Brasil

Quem é Camila Farani? Saiba mais sobre a maior investidora anjo do Brasil
Quem é Camila Farani? Saiba mais sobre a maior investidora anjo do Brasil

Muitas pessoas ficaram curiosas em saber mais sobre quem é Camila Farani após sua participação no reality show “Shark Tank Brasil” do Sony Chanel. Apesar da fama em nível nacional ser recente, a empreendedora já era muito conhecida no meio dos investimentos.

Isso porque ela é uma das maiores investidoras anjo do Brasil. Ou seja, Farani injeta capital no projeto de startups nas quais ela vê potencial — além de impulsionar o crescimento das empresas utilizando seus conhecimentos do mercado.

Neste artigo, você conhecerá mais sobre Camila Farani, sua trajetória e os seus empreendimentos mais relevantes. Vamos lá?

Quem é Camila Farani?

Camila Farani nasceu em 6 de maio de 1981, no Rio de Janeiro. Aos 16 anos ela começou a trabalhar em uma tabacaria de sua família, onde experimentou as primeiras ideias de inovação e de resultados no mercado.

Após se formar em direito pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) em 2004, Camila realizou diversos cursos de pós-graduação para ampliar os seus conhecimentos. Ela tem mestrado em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Além disso, outras de suas formações são: especialização em empreendedorismo pela Babson College, inovações de startups pela Universidade de Stanford e estratégia de inovação pelo Instituto de Tecnologia do Massachusetts (MIT).

Em sua trajetória, Farani sempre valorizou a liderança feminina e se dedicou a incentivar outras mulheres a se lançarem no mercado. Do mesmo modo, ela soma diversas iniciativas para encorajar novos empreendedores, com metodologia de ensino própria.

Além de advogada e investidora proeminente, Camila também tem outros projetos bem-sucedidos. Por exemplo, ela é colunista em revistas como a Forbes e faz participações em programas de TV.

A executiva é reservada em relação ao seu patrimônio. Portanto, não existem estimativas quanto à sua fortuna. Porém, as diversas empresas que Farani investe movimentam, aproximadamente, R$ 250 milhões por ano.

Prêmios recebidos

Camila já obteve reconhecimento em diferentes veículos pelo seu grande talento para os negócios e para a comunicação. Confira os prêmios recebidos por ela:

Renda fixa
Seta Tripla

Descubra agora a
NOVA RENDA FIXA
que pode turbinar seus ganhos. 


  • Barão de Mauá Jovem Empreendedora ACRJ (2013);
  • Prêmio Revista Claudia Mulher de Negócios (2014);
  • Embaixadora do Facebook “Ela Faz História” (2016);
  • Melhor investidor anjo Startup Awards (2016 e 2018);
  • Mulheres Inovadoras WED (2017);
  • Top Women Investing por Latin American Tech (2018, 2019 e 2020);
  • 5º Maior Voz no LinkedIn Top Voices Brasil (2019 e 2020).

Quais são os empreendimentos de Camila Farani?

Após entender quem é Camila Farani e como se deu sua formação, é interessante saber mais sobre os empreendimentos que fizeram com que ela se tornasse uma referência nos negócios e nos investimentos.

Acompanhe!

Expansão da empresa Tabaco Café

Como vimos, ainda adolescente Camila começou a trabalhar na tabacaria de sua mãe, chamada Tabaco & Cia Café. Ali, ela colocou suas primeiras ideias empreendedoras em prática. Seu objetivo era ser incluída no negócio, então propôs alcançar uma elevação nas vendas em 30% ao mês.

Para atingir essa meta, a jovem passou a servir café gelado aos clientes — o que era uma novidade para a época. Como resultado, a empresa teve um aumento de 28% nas vendas.

Apesar de Farani não ter alcançado a marca que projetou, esse foi um importante aprendizado sobre o mercado e as oportunidades de inovar. Assim, sua mãe reconheceu o potencial da filha como empreendedora e deu espaço às suas ideias.

Nos anos seguintes, a jovem se dedicou ao negócio, enquanto mantinha seus estudos. A empresa chegou a abrir quatro lojas e Camila pensou em transformá-la em uma franquia. Porém, a ideia não teve sucesso e a líder percebeu a necessidade de recuar.

Criação de empresas

Ao longo de sua jornada rumo ao crescimento financeiro e pessoal, Camila Farani apoiou muitos negócios nos quais observou potencial para bons resultados.

No entanto, é relevante destacar que a executiva também criou e adquiriu diversas empresas, que ajudaram em seu aprimoramento como gestora. Entre as empresas criadas por Camila Farani estão:

  • Grupo Boxx — grupo que reúne todas as empresas do ramo alimentício gerenciadas por Camila, como Farani Fresh Food, Farani Caffé etc.;
  • Innovaty — edtech que capacita empreendedores para lidar com a inovação digital, a partir da metodologia desenvolvida por Camila;
  • Thinc — empresa do setor de transportes.

Atuação como investidora anjo

Ao conhecer mais sobre a história de Camila Farani, você já deve ter percebido que um dos destaques em seus empreendimentos é a sua visão como investidora anjo. Desde 2010, ano em que se tornou membro da rede de investidores-anjo Gávea Angels, Farani se dedica a buscar ideias de negócios promissoras.

Como você viu, a empresária chegou a ganhar prêmios nesse segmento. E, entre 2016 e 2018, Camila chegou a presidir a Gávea Angels. Por esses e outros motivos, seu nome é um dos mais importantes quando o assunto é desenvolvimento de projetos no Brasil.

Outro aspecto importante sobre o olhar de Camila para os negócios é a já mencionada liderança feminina. Para incentivar a participação de mulheres no universo empresarial, ela foi cofundadora do grupo Mulheres Investidoras Anjo (MIA), em 2014.

Cabe ainda destacar a empresa G2 Capital, da qual Camila também foi cofundadora. Trata-se de uma boutique de investimentos em startups que tenham ideias inovadoras. A empresa busca por modelos de negócios com diferencial competitivo e equipe engajada.

Participação no reality Shark Tank Brasil

Como uma proeminente investidora anjo, Camila Farani teve seu espaço garantido no reality show “Shark Tank Brasil” (Tanque de Tubarões Brasil). O programa aborda o tema do empreendedorismo.

Nele, jovens empreendedores apresentam suas ideias e modelos de negócios para os “tubarões” — ou seja, empresários experientes e com uma jornada de sucesso. Farani é um dos tubarões que ouve as propostas e decide em quais projetos investir.

No reality, os participantes também têm a oportunidade de aprender com as lições dos potenciais investidores. Ao comprar a ideia, as duas partes envolvidas podem definir as condições do negócio, e o apoiador passa a ter uma participação nos eventuais resultados do seu novo negócio.

Gostou de saber mais sobre quem é Camila Farani e sua trajetória até se tornar uma referência no mercado? Lembre-se de que sempre é possível aprender com as lições de pessoas que obtiveram sucesso. Então, aproveite esse conhecimento!

Você sabia que é possível investir em empresas em estágio inicial de maneira simples? Descubra como investir em startups pela bolsa de valores!

 

Quer aprender mais sobre as oportunidades de investimentos do mercado financeiro? Então participe do nosso grupo no Telegram!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.