5 Livros de investimentos para quem quer começar a investir

5 Livros de investimentos para quem quer começar a investir

Quando o assunto é investimento, é essencial buscar conhecimento para compreender o mercado financeiro, mas também para tomar decisões mais acertadas. Desse modo, uma das formas de fazer isso é por meio de livros de investimentos — como os 5 que vamos apresentar neste post!

Antes de começar a investir, é importante ter pelo menos uma base sobre o que é o universo de investimentos e o que ele oferece. Sem entender o básico, você pode colocar seu patrimônio em risco, além de perder oportunidades de investimentos mais rentáveis.

Neste artigo, você conhecerá 5 dos principais livros de investimentos que podem ser interessantes para quem quer iniciar. Continue conosco!

Qual é a importância de estudar para investir?

Como você viu, aprender sobre investimentos é uma forma de tomar decisões com mais eficiência. E os livros são excelentes recursos. A dica vale, principalmente, para quem ainda não entende nada sobre o tema — ou tem poucas informações.

Existem diversos exemplares de autores renomados que oferecem explicações sobre conceitos, dicas e panoramas para investidores iniciantes. Assim, com linguagem simples e até exemplos práticos os autores lhe ajudam a compreender como se dão os investimentos.

Gostar de aprender, inclusive, é uma qualidade importante para todo investidor. Com isso, você se torna capaz de filtrar informações e fazer suas próprias escolhas, sem se basear no que outras pessoas fazem.

Uma das maiores vantagens é que, quando você analisa as alternativas e as conhece, o risco da sua carteira diminui. Conhecendo e respeitando seu perfil de investidor, por exemplo, é possível saber em quais ativos vale a pena investir.

Quanto mais conhecimento e experiência se acumulam, melhores podem ficar as chances de encontrar rentabilidade maior no portfólio e impulsionar seu patrimônio. Nesse sentido, a leitura de livros é um dos caminhos mais interessantes para o aprendizado.

5 livros de investimentos para ler

Depois de entender como a leitura é importante na sua trajetória de investidor, conheça os 5 melhores livros sobre investimentos para aprender mais!

1. O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham

Benjamin Graham foi um dos grandes consultores de investimento do século XX. Além de ter ensinado e inspirado milhares de pessoas ao redor do mundo, ele é muito conhecido por ter sido professor e principal mentor de Warren Buffett — considerado o maior investidor da história.

O Investidor Inteligente” é um livro clássico e não traz um modelo ou fórmula mágica para investir, desse modo, a obra funciona como um guia e mostra como um dos principais investidores do mundo escolheu seus investimentos.

Além disso, funciona como um manual para quem deseja obter lucro a partir de análises completas de empresas e setores. Então, a obra é um verdadeiro livro de cabeceira para aqueles que desejam investir em ações na bolsa de valores.

2. Os Segredos da Mente Milionária, de T. Harv Eker

A sua vida financeira não está equilibrada? Então, há um livro que pode lhe ajudar. T. Harv Eker nos apresenta o que ele chama de modelo de dinheiro. Em outras palavras, é um conjunto de crenças que nós alimentamos desde a infância e que molda nosso caminho financeiro.

Os Segredos da Mente Milionária” visa trazer reflexão e desenvolvimento financeiro para os leitores. A obra apresenta as diferenças de mentalidade entre pessoas milionárias e as demais. Que tal saber o que elas fizeram para construir seus patrimônios?

O livro é dividido em duas partes, além disso, ajuda na sua mudança ao pensar sobre o dinheiro. Primeiro, ele apresenta os conceitos que as pessoas possuem desde crianças e que as impedem de tomar as melhores decisões financeiras.

Assim, você poderá identificar qual é o seu modelo de dinheiro. Na segunda parte, o autor apresenta os arquivos de riqueza, que são as formas de pensar das pessoas ricas que as distinguem das demais.

3. O Homem Mais Rico da Babilônia, de George S. Clason

O Homem Mais Rico da Babilônia” foi lançado em 1926 e ainda é um dos livros de investimentos mais indicados no mundo. Com uma linguagem acessível, a obra propõe ensinamentos financeiros inovadores.

O autor nos apresenta às leis que comandam a acumulação de riqueza, isto é, leis utilizadas pelos antigos babilônios. Baseando nos segredos de sucesso desses povos, George S. Clason fala sobre como multiplicar seu patrimônio e solucionar os problemas financeiros mais comuns.

Ele aponta soluções para gestão de recursos e falta de dinheiro, por exemplo. Além disso, mostra a importância de buscar informação e conhecimento em vez de apenas lucro. Clason também incentiva o leitor a cultivar as próprias aptidões e encontrar sucesso com elas.

4. Como Organizar Sua Vida Financeira, de Gustavo Cerbasi

Gustavo Cerbasi é um renomado consultor financeiro que reuniu dicas para quem deseja tomar decisões mais conscientes com o dinheiro. Além disso, o livro tem linguagem simples e acessível e apresenta ferramentas de gerenciamento de patrimônio.

Por meio de planejamento e conhecimento de si próprio, Cerbasi ensina como controlar e lidar com as despesas, desse modo, ele ajuda a fazer um diagnóstico da sua situação atual, considera dados como idade, dívidas, bens, despesas, entre outros.

Com o valor aproximado para obter a independência financeira, o autor ensina a analisar seu orçamento doméstico para identificar os pontos que precisam ser melhorados. Assim, ele destaca a importância da organização financeira para alcançar um melhor estilo de vida.

A obra ajuda também a esclarecer dúvidas sobre como montar um orçamento doméstico eficiente. Durante a leitura, você também aprenderá a lidar com questões de imposto de renda, dívidas e crédito.

5. Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki

A obra “Pai Rico, Pai Pobre” não poderia ficar fora da lista com 5 livros de investimentos. Ele apresenta a história do próprio autor, um próspero empresário. Kiyosaki discorre sobre as lições que aprendeu quando era jovem com o seu pai biológico e com o pai de um amigo.

Seu genitor era um profissional muito bem remunerado, mas que não tinha grandes estratégias para lidar com as finanças. Entretanto, o pai do seu melhor amigo acumulou riqueza ao longo da vida e instruiu Kiyosaki com ensinamentos sobre finanças e empreendedorismo.

Assim, o autor nos ensina que a inteligência financeira é capaz de resolver muitos problemas. O livro também mostra que o sucesso nas finanças vai além de uma educação tradicional, além disso, aborda como desenvolver uma mentalidade empreendedora.

Para entender mais sobre investimentos e se tornar um especialista no assunto, é importante buscar boas referências. E, com os 5 livros de investimentos que viu aqui, você aprenderá alguns dos termos e estratégias sobre o mercado financeiro que todo investidor deve conhecer.

E você, já leu algum dos livros citados? Deixe um comentário com o seu favorito ou faça uma indicação de leitura!

Deixe uma resposta