Renova Invest Facebook

OG Fan Token (OG): conheça essa criptomoeda

Você já ouviu falar nos fan tokens? Eles são ativos digitais que oferecem aos torcedores e fãs a oportunidade de se aproximarem do seu clube ou atleta favorito. Diante da sua popularização, também há possibilidade de obter retornos financeiros com ativos — como o OG fan token.

Assim, os torcedores do OG Sports podem aproveitar benefícios ou se transformar em investidores ao negociar fan tokens desse clube de esportes eletrônicos. Contudo, antes de decidir investir em OG, é importante ter mais informações sobre essa possibilidade.

A seguir, confira os principais detalhes desse criptoativo e reflita se vale a pena o investimento em OG fan token!

O que é um fan token?

Para entender o que é um fan token, é preciso primeiro conhecer o conceito de token. Ele é a representação digital de um ativo em uma blockchain. No mercado de criptoativos, há diversos tipos de tokens, com propostas distintas.

Eles podem ser categorizados em quatro grandes grupos:

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

  • payment tokens (tokens de pagamento): são ativos utilizados como meio de pagamento;
  • non-fungible tokens (NFT) (tokens não fungíveis): são certificados digitais que representam ativos exclusivos.
  • security tokens (tokens de segurança): são ativos digitais que representam valores mobiliários e imóveis;
  • utility tokens (tokens de utilidade): são criptoativos que podem ser usados para oferecer um produto ou serviço aos clientes por uma determinada empresa.

Entre essas categorias, o fan token se encaixa no grupo de utilidade. Nesse caso, ele dá acesso a uma série de vantagens aos fãs, torcedores e sócios de um clube de futebol, atletas, bandas ou artistas musicais, por exemplo.

Normalmente, os detentores de fan token podem influenciar nas decisões de um time, ter acesso a conteúdos exclusivos e ganhar ingressos para jogos. Além disso, eles podem obter descontos em produtos oficiais, assistir aos treinos, conhecer os jogadores e muito mais.

Enquanto isso, o clube consegue captar recursos financeiros para realizar investimentos na equipe — como custear treinamentos ou realizar novas contratações. Afinal, para ter acesso a um fan token, é preciso comprá-lo. Portanto, esse produto é vantajoso para ambas as partes envolvidas.

O que é e como funciona o OG fan token (OG)?

Agora que você sabe o que é um fan token, pode conhecer o OG fan token (OG). Ele é um token de utilidade que dá aos fãs do time OG Sports acesso a diversos benefícios oferecidos por essa organização de esportes eletrônicos, com sede na Europa.

O OG foi lançado em março de 2020 na Socios.com — uma plataforma de recompensas e engajamento de fãs, baseada na blockchain ethereum. Ele tem um fornecimento total de 5.000.000 unidades, das quais 1.274.535 foram distribuídas aos torcedores durante a oferta pública inicial.


O restante dos tokens foram mantidos sob a custódia do OG Sports. Então eles podem ser negociados com o público ao longo do tempo por meio de atividades na comunidade ou em exchanges descentralizadas.

É possível investir em fan token?

Depois de conhecer o OG fan token (OG), você deve estar se perguntando se é possível investir nesse tipo de criptoativo para obter retornos financeiros, certo? Apesar de o foco de um fan token ser a oferta de recompensas para os fãs, eles podem sim ser negociados livremente.

Como a cotação de um token é definida pelo vendedor, de acordo com a procura no mercado, há a chance de ter ganhos vendendo o ativo a um preço mais caro. No entanto, cabe ressaltar que a disponibilidade desses ativos e sua popularidade é que ditam a quantia a ser cobrada por ele.

Isso porque os fan tokens são influenciados pela lei da oferta e demanda. Assim, quanto mais os torcedores valorizam poder participar do clube, maior será a procura por esses produtos. Como a quantidade produzida desse tipo de token é limitada, é esperado que o seu preço se eleve.

Por outro lado, se os fãs não demonstram tanto interesse por eles, a tendência é que o valor dos fan tokens seja reduzido. Logo, é possível investir neles e obter ganhos a partir da volatilidade do preço. Contudo, também existe o risco de ter prejuízo pela desvalorização.

Quais são os riscos de investir em fan token?

Como você viu, é possível investir em fan token e obter retornos financeiros a partir da volatilidade do seu preço. Contudo, antes de se expor a ele, é importante conhecer os riscos envolvidos nesse tipo de investimento.

Os principais riscos são a chance de desvalorização e a possibilidade de o token deixar de ter valor. Esse segundo cenário é possível porque a parceria entre a OG Sports e a plataforma Socios.com pode chegar ao fim. Assim, o fan token deixará de ter utilidade.

A melhor forma de evitar esse risco é estar atento à data de vencimento do fan token. Ademais, vale saber que o contrato entre o clube e a plataforma pode ser renovado. Então é preciso acompanhar as informações para basear suas escolhas no mercado de criptoativos.

Vale a pena investir no OG fan token (OG)?

Depois de conhecer as vantagens e os riscos de investir em fan token, você pode querer descobrir se essa pode ser uma boa oportunidade de investimento. Sua decisão, no entanto, deve estar embasada no seu perfil de investidor e objetivos. Assim, é possível concluir se, de fato, vale a pena se expor ao OG.

Nesse sentido, você precisa ter em mente que os ativos digitais são considerados investimentos de renda variável, com alta volatilidade dos preços. Por essa razão, eles tendem a ser mais indicados para quem possui perfil arrojado.

Em relação aos objetivos financeiros, o fan token pode ser adequado para planos de curto, médio ou longo prazo — tudo depende da estratégia utilizada. No entanto, é importante lembrar que ele possui prazo de validade.

Caso você conclua que vale a pena investir em OG, é possível comprá-lo e vendê-lo em plataformas especializadas. Entretanto, a falta de regulamentação traz maiores riscos de fraude. Por isso, é válido buscar alternativas regulamentadas para se expor ao mercado de criptoativos.

Essa exposição indireta e com segurança institucional é possível por meio dos fundos de investimentos ou dos ETF (fundos de índice). Assim, você pode acompanhar os resultados de determinados ativos digitais com mais tranquilidade e segurança institucional.

Agora que você já conhece os detalhes mais importantes sobre o OG fan token (OG), é capaz de começar a avaliar se investir nesse ativo vale a pena. Lembre-se de considerar o seu perfil de investidor e os seus objetivos financeiros, além de buscar formas regulamentadas para se expor a esse mercado no Brasil!

Ficou com dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com a Renova Invest e converse com um de nossos assessores!


 

 

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.