O que é PotCoin e como funciona esta criptomoeda?
O que é PotCoin e como funciona esta criptomoeda?

O que é PotCoin e como funciona esta criptomoeda?

Se, inicialmente, o surgimento de uma criptomoeda buscava estabelecer um novo paradigma para movimentações financeiras online, logo surgiram novos propósitos. Para conhecer um desses motivos de criação de criptoativo, vale a pena saber o que é PotCoin.

Afinal, essa moeda digital está ligada à indústria legalizada de cannabis e, por isso, tem características específicas quanto ao funcionamento e à continuidade no mercado. Porém, antes de investir é preciso ter uma visão completa dos riscos e das possibilidades.

Portanto, descubra mais sobre a PotCoin e veja o que temos a mostrar sobre ela!

O que é PotCoin?

A PotCoin é uma moeda digital que está diretamente ligada ao mercado legalizado de cannabis ou maconha. Na tradução, “pot” pode ser considerado uma gíria para a cannabis, como se fosse um termo informal.

Então, a tradução ficaria algo como “moeda digital da maconha” — ou, como costuma ser usado, a indústria cannábica.

Como a PotCoin funciona?

Para entender o que é PotCoin é crucial compreender seu funcionamento e seu histórico. A criação dela aconteceu em 2014, na esteira do interesse crescente sobre moedas digitais. Porém, outro fator também estimulou sua chegada: o avanço do debate sobre a legalização da maconha.

Nos últimos anos, o tema tem se tornado mais frequente e outros países têm flexibilizado a legislação. Desde a descriminalização até a total legalização do mercado de cannabis, as mudanças trouxeram algumas questões até então inéditas.

Nos Estados Unidos, por exemplo, há estados que tornaram a comercialização dentro da lei, mas não definiram o que acontece com as transações financeiras. O mesmo ocorreu em outros países, gerando uma insegurança jurídica.

Diante da brecha que foi consolidada, muitos bancos passaram a não aceitar recursos ou transações. Por causa de tal situação, comerciantes e consumidores, ainda que com tudo legalizado, encontraram novas barreiras.

Foi nesse cenário que houve o estímulo para a criação da PotCoin. A ideia era desenvolver uma moeda digital focada no fomento da indústria cannábica e que pudesse ser usada por comerciantes legais e por seus compradores.

O funcionamento, em si, é muito semelhante ao de outras criptomoedas. Ela utiliza o blockchain para realizar as transações, é descentralizada e permite obter total anonimato nas transações.

Como ela se diferencia de outras criptomoedas?

Em relação a outras criptomoedas, um dos destaques da PotCoin é o fato de ela estar totalmente ligada à indústria cannábica. Seus investidores e entusiastas a escolhem, principalmente, pelo propósito a ela associado.

Ou seja, a ideia para muitos não é nem especular e ganhar com a valorização e, sim, fortalecer o mercado legalizado de maconha em diversas partes do mundo. Por sinal, é uma característica que ajuda a justificar a longevidade da moeda, apesar de algumas quedas sofridas ao longo do tempo.

Além disso, o processo de mineração da PotCoin é relativamente mais simples. Embora ele possa ser feito por máquinas de alta capacidade de processamento, há como executá-lo com recursos cotidianos. Isso não é viável com o Bitcoin, por exemplo.

Quais são as vantagens da PotCoin?

Conhecer como funciona e o que é PotCoin também passa por identificar quais são os pontos positivos que essa criptomoeda oferece. Como visto, ela está ligada à indústria cannábica e se relaciona com a possibilidade de fazer transações anônimas, seguras, rápidas e descentralizadas.

Isso cria em torno dela uma comunidade muito forte e solidificada no propósito em questão. Sendo assim, há chances de ela permanecer relevante no mercado, principalmente por ser pioneira.

Também é uma alternativa que sofreu menos quedas que outras criptomoedas do mercado. Ao mesmo tempo, tem um preço mais acessível, o que permite que você adquira uma ou mais unidades, em vez de uma fração.

Quais são os riscos do criptoativo?

Embora as vantagens se destaquem, não há como ignorar os riscos e as desvantagens da PotCoin. Investir em criptomoedas, no geral, é arriscado porque não é um ativo comum, com regulamentação, lastro e centralização.

As moedas digitais são especialmente recentes e, desse modo, não há como saber se permanecerão no mercado ou se apenas compõem uma bolha financeira. Por si só, tal questão já eleva o risco associado à escolha.

Além disso, a PotCoin tem menos valorização, exposição e entusiastas que outras moedas mais famosas. Logo, seu uso pode ser mais difícil por ficar restrito às transações ligadas ao mercado da maconha.

Para completar, em países como o Brasil, onde a cannabis não é legalizada para fins recreativos, o uso ligado a seu propósito pode não ser colocado em prática.

Afinal, vale a pena comprar PotCoin?

Agora que você já entendeu o que é essa criptomoeda e como ela funciona, é o momento de entender se é interessante investir ou não. Para responder à questão, é preciso avaliar suas características.

Primeiramente, é crucial ter um perfil arrojado, já que o nível de risco é alto. Se não estiver disposto a lidar com um elevado nível de volatilidade, o ativo digital pode não ser a melhor escolha.

Além disso, você deve considerar se tem alguma identificação com a PotCoin e seu propósito. Como o seu ponto mais forte é a comunidade cannábica, a aquisição é especialmente justificada quando você se vê como parte do movimento.

Como adquirir PotCoin e incluí-la em sua carteira?

Caso defina que a compra é o caminho certo para você, é preciso procurar uma das exchanges disponíveis. Após criar a conta, deve-se transferir o dinheiro e, então, realizar a aquisição da quantidade desejada de PotCoin.

Mas lembre-se: as criptomoedas não são regulamentadas no Brasil. Por isso, se o seu objetivo é investir com maior segurança, os fundos de criptomoedas podem ser a melhor opção.

Agora que você sabe o que é PotCoin e como ela funciona, é mais fácil entender por que essa criptomoeda tem se mantido firme no mercado. Contudo, tenha cuidado redobrado ao tomar a decisão quanto ao investimento, já que os riscos são muito elevados.

Se essas informações tiverem sido úteis ou curiosas, compartilhe este post nas redes sociais e espalhe o conhecimento entre seus contatos!

Compartilhe:

Deixe uma resposta


whatsapp icon chatbot Renata

Quer fazer seus investimentos renderem mais?

Clique aqui e fale com os nossos Assessores

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.