position trade
position trade

O que é o position trade e quais as vantagens dessa estratégia?

A especulação no mercado financeiro pode ser feita de diferentes modos e com prazos distintos. Enquanto o day trade foca no curto e no curtíssimo prazo, o position trade é uma alternativa cujas operações podem levar meses ou anos para serem concluídas.

Esse tipo de trade oferece algumas vantagens, em especial quanto ao acompanhamento do mercado. Porém, também tem riscos que devem ser gerenciados e toda a operação deve ser executada de modo estruturado.

Para que você entenda essa modalidade por completo, veja tudo sobre o position trade e confira o que ele pode oferecer!

O que é position trade?

O position trade é uma modalidade de especulação na bolsa que tem foco em um prazo um pouco maior. Assim, o objetivo continua sendo o de qualquer especulador: obter lucros com a oscilação de preços na bolsa. Mas a operação dura alguns meses e pode chegar a mais de um ano.

Logo, o especulador pode comprar ou vender determinado ativo ou derivativo para fechar a posição apenas meses depois. Isso se baseia em tendências de preços e na busca por determinadas oportunidades de ganhos. Apesar da duração, ainda é uma modalidade de trade.

Como funciona o position trade?

O position trade começa pela identificação de uma oportunidade em uma posição. Se o operador notar que um ativo em queda se aproxima de um ponto de suporte, pode ser o momento ideal para comprar esse ativo por um preço menor, por exemplo.

O ativo é mantido na carteira por um tempo maior, até que a posição se inverta. Em um período de valorização, o position trader pode identificar que o alcance da resistência está acontecendo. Dependendo dos objetivos, portanto, esse pode ser a hora de realizar a venda e obter lucros.

Normalmente, falamos em termos de operar comprado — ou seja, a expectativa é comprar e vender após a valorização desejada. Porém, também é possível fazer position trade operando vendido. Nesse caso, o fechamento da posição consiste na compra do ativo e é possível lucrar na queda.

Como ele se diferencia de outras operações especulativas?

Por se tratar de uma estratégia de especulação, é comum que o position trade seja confundido com outras alternativas. Porém, cada tipo de trade tem características específicas atreladas ao tempo de fechamento da posição em relação à abertura.

O day trade é marcado pelo fato de a abertura e o fechamento de posição acontecerem no mesmo pregão. É o caso de quem compra ações e vende-as antes que o período de negociação do dia se encerre.

O swing trade tem um prazo um pouco maior e pode durar alguns dias ou semanas. Se a ação for adquirida em um pregão e vendida no seguinte, já podemos considerar como uma operação de swing trade.

O position trade, como visto, pode levar mais tempo. Então, a intenção não é lucrar com pequenas oscilações do lucro prazo e, sim, maximizar os ganhos por meio da espera até que a posição apresente maior potencial.

Quais as diferenças entre position trade e operações de longo prazo?

Da mesma forma que o position trade é diferente dos outros tipos de especulação, ele também não é igual a uma operação de longo prazo. Quem faz uma operação na bolsa com foco no longo prazo, investe no ativo por tempo indeterminado.

Considere, por exemplo, quem decide investir em ações em longo prazo. Isso significa se tornar sócio da empresa e assumir, junto dela, os riscos de mercado. O foco está em acompanhar o negócio por um período estendido.

A decisão de venda de alguém que tem visão de longo prazo e pratica o chamado buy and hold acontece normalmente por dois fatores. Um está ligado ao alcance do máximo lucro considerado, o outro ocorre quando a empresa deixa de ter os fundamentos valorizados pelo investidor.

O position trade é diferente porque, ainda que demore um pouco mais, o intuito dele não é ser sócio de companhias, mas lucrar com a oscilação de preços. Como você pode ver, a intenção de participação no ativo é completamente diferente.

Quais são as vantagens da estratégia?

Escolher o position trade como estratégia para atuar no mercado financeiro pode trazer alguns pontos positivos. Em comparação às outras modalidades de especulação, ele exige uma dedicação menor quanto ao acompanhamento do mercado.

No day trade, por exemplo, acompanhar o mercado em tempo real pode ser necessário para identificar oportunidades. No swing trade, o acompanhamento pode até não ser em tempo real, mas costuma ser diário.

Com o position trade, é possível se dedicar menos. Na prática, requer do trader menos tempo e esforço para análise. Para quem busca mais praticidade, essa pode ser uma alternativa de especular com flexibilidade na rotina.

Outro ponto positivo é que você precisa realizar menos operações. Isso gera custos menores em relação às taxas executadas, o que diminui o impacto sobre a rentabilidade observada das operações.

Também é uma forma de especular com menor exposição ao risco. Como a posição é mantida por um tempo um pouco maior, a volatilidade pode ter menos impacto que no day trade, por exemplo.

Quais são os riscos do position trade?

O tempo entre fechar e abrir posição é um fator relevante para os riscos de uma operação. Como você viu, o position trade pode durar meses, o que significa que parte dos riscos tradicionais da especulação são diluídos.

Porém, ainda assim existe um risco considerável de mercado. Situações adversas, crises financeiras ou notícias negativas podem alterar a tendência do ativo, sem que haja tempo suficiente para ela se tornar atraente antes do fechamento de posição.

Ou seja, os ativos ficam expostos às condições de cenário, que podem mudar abrupta e intensamente. Além disso, pode haver o risco de liquidez, devido às alterações no volume de negociação ao longo do tempo.

Portanto, é preciso estar ciente que a operação ainda exige atenção quando o assunto é segurança. Não há garantias de ganhos na renda variável.

Como adotar o position trade em sua estratégia?

Para executar o position trade é crucial seguir alguns passos que ajudam, principalmente, na tomada de decisão adequada e no momento certo.

A seguir, veja quais são os pontos principais!

Conheça o mercado

Entender como funciona o mercado que negocia os ativos de interesse é o ponto de partida para identificar oportunidades. No caso das ações, por exemplo, é importante perceber como ocorre a negociação e quais são os pontos de atenção.

Também é necessário compreender como funciona a especulação e qual é seu papel no mercado. Assim, é possível saber como operar no modo de position trade.

Identifique seu perfil e seus objetivos

Antes de recorrer a essa estratégia é fundamental conhecer qual é o seu perfil de investidor e o que você espera obter. Entre investidores conservadores, moderados ou arrojados, o position trade costuma fazer mais sentido para os moderados por seu nível de tolerância à volatilidade.

Em relação aos objetivos, é preciso que eles estejam voltados para o médio prazo. Como pode levar algum tempo até que a posição se inverta conforme o desejado, suas expectativas devem estar alinhadas.

Ao mesmo tempo, é importante não ver a operação como uma possibilidade de longo prazo. Se essa for sua busca, faz mais sentido recorrer ao buy and hold, por exemplo.

Faça uma boa gestão de riscos

Ainda que os riscos possam ser um pouco menores que em outras modalidades especulativas, o position trade exige uma boa gestão de riscos. Além de estar ciente deles, é necessário estabelecer limites de perdas para as operações.

É possível utilizar os limites de stop loss e stop gain. A diferença é que, por causa dos prazos, eles são um pouco mais elásticos e podem ajudá-lo a aproveitar mais resultados.

Saiba analisar os ativos e derivativos

Para definir o momento certo de abrir e fechar posição no position trade é indispensável usar a análise técnica. Por meio do comportamento dos preços e da avaliação de padrões gráficos, é possível conhecer o comportamento e reconhecer oportunidades.

No entanto, as características intermediárias dessa operação também podem tornar alguns indicadores de análise fundamentalista relevantes. Avaliar outros fatores pode ajudar a identificar oportunidades com potencial de gerar o desempenho esperado.

Conte com uma boa instituição financeira

Você precisará ter uma conta em uma instituição financeira para operar na bolsa. Com o BTG Pactual digital, é possível ter acesso ao home broker e ferramentas para sua avaliação.

Além disso, ao abrir uma conta no maior banco de investimentos da América Latina você poderá contar com a Renova Invest como assessoria de investimentos.

Nosso time oferece suporte no dia a dia em suas operações especulativas e nos investimentos. Como consequência, você poderá tirar suas dúvidas e conhecer as possibilidades antes de decidir.

Agora você já sabe que o position trade é uma alternativa de especulação com um prazo um pouco maior que outras modalidades. Com isso, exige um acompanhamento menos intenso do mercado e pode ter menos riscos — mas é preciso ter estratégia!

Para que você tenha apoio de profissionais em suas operações, entre em contato conosco da Renova Invest e descubra como podemos ajudar!

Compartilhe:

Deixe uma resposta


Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.