Renova Invest Facebook

JGPX11: Fundo de investimento agroindustrial. Conheça.

Palavra-chave: JGPX11
Palavra-chave: JGPX11

O agronegócio brasileiro é financiado majoritariamente pelos grandes bancos, mas há escassez de financiamentos no mercado. Nesse sentido, novas fontes de crédito estão surgindo — como é o caso do fundo de investimento agroindustrial JGPX11.

Esse importante veículo de investimento aproxima o agronegócio do mercado de capitais. Além disso, ele permite que investidores nacionais ou estrangeiros invistam no setor, que é um dos mais relevantes da economia brasileira.

Se você tem interesse no assunto, continue a leitura e conheça o fundo de investimento agroindustrial JGPX11. Acompanhe!

O que é um fundo de investimento agroindustrial?

O fundo de investimento em cadeias agroindustriais (Fiagro) é um veículo financeiro que tem o objetivo de captar recursos de investidores para aportar no setor do agronegócio. Ele foi criado em março de 2021, por meio da Lei n° 14.130.

Assim, o Fiagro visa aumentar o acesso do setor à captação de recursos financeiros que, em geral, ocorre por meio dos investidores institucionais. Para tanto, o fundo pode ser voltado a investimentos líquidos na agropecuária ou alternativas como private equity em sociedades limitadas.

Como funcionam esses fundos?

De forma geral, os recursos captados por meio do Fiagro são utilizados para investir em atividades rurais e imóveis ligados à produção do setor agroindustrial. O investimento também pode ser feito em valores mobiliários ou em títulos de crédito.

Ademais, eles podem ser emitidos tanto por pessoas físicas quanto jurídicas, desde que façam parte da cadeia produtiva da agroindústria. Os investimentos também podem ser feitos por meio de direitos creditórios do agronegócio.

Há, ainda, a possibilidade de investir em títulos de securitização com lastro em direitos creditórios. Portanto, a principal característica desses fundos de investimento é que os recursos captados são direcionados à cadeia produtiva agroindustrial.

Em relação aos rendimentos distribuídos pelos fundos, há incidência de Imposto de Renda retido na fonte, com alíquota de 15%. Embora a estrutura do Fiagro seja parecida com a dos fundos de investimento em geral, ela foi aprimorada para deixá-lo mais adequado ao setor agropecuário e atrativo aos investidores.

O que é e como funciona o JGPX11?

Agora que você já sabe o que é e como funciona um fundo de investimento agroindustrial, se torna mais fácil entender o JGPX11.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

O JGP Crédito FI Agro Imobiliário é um fundo de investimento negociado com o ticker JGPX11. Os FIIs Fiagro visam investir em terras agrícolas com o objetivo de obter valorização e rentabilizar o patrimônio por meio de distribuições de dividendos.

Vale ressaltar que o investimento em terras agrícolas é complexo e, em geral, exige grande aporte financeiro. Nesse sentido, o FII Fiagro surge como uma possibilidade de democratizar o investimento e dar oportunidades aos pequenos investidores.

Principais características

O JGPX11 foi lançado em novembro de 2021 e é gerido pela JGP, gestora independente de recursos, e administrado pelo Daycoval. Ademais, ele é destinado a investidores em geral.

Esse fundo de investimento agroindustrial reúne análises de critérios ESG (sigla em inglês para social, ambiental e governança) e de crédito. A carteira é composta, majoritariamente, por títulos atrelados ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

Em dezembro de 2021, a taxa de administração do JGPX11 era de 1,13% ao ano. Há cobrança de taxa de performance que, no mesmo período, era de 20% do que exceder 100% do CDI, acrescida de 2% ao ano.

No entanto, os valores podem sofrer alteração ao longo do tempo, então vale consultar a informação antes de investir.

Quais as vantagens e riscos de investir?

Como você viu, o Fiagro é uma forma de o investidor participar do crescimento do setor agroindustrial brasileiro. Ele abrange grandes e pequenos produtores, ao mesmo tempo em que permite ampliar a diversificação dos investimentos com foco na sustentabilidade.

Outra vantagem está ligada ao fato de que os produtos agrícolas e as commodities são bastante relevantes para o mercado. Inclusive, muitos deles são negociados em bolsa de valores, como a soja, café, milho etc.

Por esse motivo, muitas vezes esses itens têm seus preços indexados ao dólar. Assim, a cotação dos produtos tende a se valorizar com o tempo. Isso pode gerar bons resultados para os agricultores e, consequentemente, para os que investem na área.

Além disso, o Fiagro torna o investimento no setor mais simples e menos burocrático. Afinal, não é mais necessário investir apenas por meio da participação em empresas ou pela compra de terras agrícolas.


Em relação aos riscos, vale ressaltar que o investimento no Fiagro pode estar vinculado à sazonalidade da área. Diferentemente de outros setores, a agricultura possui determinados períodos mais propícios para realizar o plantio e a colheita.

Portanto, as receitas não são constantes e tendem a ocorrer em momentos específicos. Como consequência, é provável que existam momentos em que o fundo terá maiores e menores distribuições.

Comparado a outros veículos de investimento, o Fiagro também pode ter maior volatilidade. Também existem riscos envolvendo questões como preços das commodities, clima e variação do dólar.

Como investir em JGPX11?

Você acompanhou até aqui as principais características do Fiagro JGPX11. Assim, pode ter se interessado em investir nessa alternativa.

Para avaliar a opção, é importante considerar o seu perfil de investidor e os seus objetivos financeiros. Eles ajudam a tomar uma decisão mais alinhada às suas expectativas e necessidades.

Afinal, o Fiagro apresenta riscos que devem ser considerados no momento de investir. A modalidade também pode ser mais indicada para o longo prazo, pois isso ajuda a mitigar os riscos envolvidos no aporte.

Cabe ressaltar que o investimento em Fiagro pode ser feito da mesma forma que outros FIIs, pois as cotas também são negociadas na bolsa brasileira, a B3. Portanto, é preciso ter conta em uma instituição financeira da sua confiança.

Dessa forma, você pode acessar o home broker, que dá acesso ao ambiente de negociação da bolsa. Depois, basta digitar o ticker JGPX11, inserir o número de cotas desejadas, informar o preço e enviar uma ordem de compra. Após a execução da ordem e o prazo de liquidação, as cotas estarão disponíveis na sua carteira.

Agora você já sabe mais sobre o ticker JGPX11. Entender as particularidades desse fundo ajuda a tomar decisões de investimento mais alinhadas às suas estratégias. Por isso, não deixe de estudar as alternativas do mercado antes de investir!

Quer se manter atualizado sobre as novidades do mercado financeiro? Siga nossa página no Facebook e acompanhe as publicações!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.