It Now IGCT
It Now IGCT

It Now IGCT: Conheça o fundo de índice GOVE11

O It Now IGCT é um ETF que utiliza um índice de referência diferente da maioria dos outros fundos. Por ser distinto, conhecê-lo pode ser interessante para ampliar suas opções. Afinal, os Fundos de Investimento vêm atraindo a atenção de muitas pessoas.

Os ETFs, mesmo apresentando gestão passiva, também ganharam notoriedade. A demanda por fundos fez com que muitas modalidades surgissem no mercado — cada uma com um propósito distinto.

Acompanhe a leitura do artigo, entenda as características do It Now IGTC e veja se vale a pena tê-lo na carteira!

O que é ETF?

Antes de explicar sobre o It Now IGCT, é importante entender o que é um Exchange Traded Fund (ETF). Trata-se de um fundo de investimento que utiliza um determinado índice do mercado financeiro como benchmark.

Dentre os índices que podem ser utilizados, estão o de small caps, o S&P500 (maiores empresas dos EUA), Ibovespa (companhias mais negociadas no Brasil) e muitos outros. Além disso, também é possível ter índices de renda fixa.

O principal intuito de um ETF é ter um desempenho igual ou muito semelhante ao do benchmark no qual se espelha. Dessa forma, a carteira do fundo é composta se baseando na composição da carteira teórica do índice de referência.

O que é o Índice de Governança Corporativa Trade (IGCT)?

O Índice de Governança Corporativa Trade (IGCT) tem como objetivo ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas com bom grau de governança.

Assim, são selecionadas companhias que atendam os critérios exigidos pelo índice. Nele, incluem-se as organizações listadas nos segmentos: Novo Mercado, Nível 1 e Nível 2 de governança corporativa.

Para fazer parte do índice, também é preciso estar entre os 99% mais negociados na bolsa de valores. Além disso, ele é composto por Ações e Units exclusivamente de ativos de companhias listadas e negociadas na B3.

Ou seja, é vedado a inclusão de BDRs (certificados de Ações internacionais). Também não são consideradas empresas em recuperação judicial ou extrajudicial, em regime especial de administração temporária ou negociadas em outra situação especial de listagem.

O que é o fundo de índice It Now IGCT?

O It Now IGCT Fundo de Índice é um ETF de renda variável criado em outubro de 2011 para replicar o IGCT. Ele se constitui sob a forma de condomínio aberto e são negociados na bolsa. Isso permite que investidores vendam suas cotas a qualquer momento no pregão.

Conforme dados de novembro de 2020, o patrimônio líquido dele é de R$19,1 milhões. O ETF Gove está disponível para os investidores em geral. O gestor, administrador e custodiante do fundo é a instituição financeira Itaú Unibanco S.A.

A taxa de administração é de 0,5% ao ano. A cota, em novembro de 2020, tem o preço de R$48,15. Seu código de negociação no home broker é GOVE11. Há cobrança do Imposto de Renda para pessoas físicas em ganho de capital — a uma alíquota de 15%.

Objetivo do fundo

Como vimos, o It Now IGCT tem como objetivo refletir a performance do Índice de Governança Corporativa Trade (IGCT), calculado pela B3. Logo, o principal intuito é investir em Ações que compõem a carteira teórica do IGCT.

Para atingir o objetivo estabelecido, o fundo deve investir a maior parte do seu patrimônio líquido em empresas que compõem o IGCT. Também pode ter posições compradas no mercado futuro, de modo a refletir a variação e rentabilidade do índice.

Em relação ao restante do patrimônio, ele pode ser utilizado para a aquisição de Ações e outros ativos que não fazem parte do IGCT. No entanto, em geral, os ETFs não apresentam performance distante do indicador de referência.

Para mais informações, é possível consultar a lâmina do fundo, além da página oficial dele.

Quais as vantagens de investir em ETFs?

Investir em ETFs, como o It Now IGCT, têm algumas vantagens. A primeira delas é que se trata de um investimento acessível. Por exemplo, as taxas costumam ser menores do que outros fundos, por conta da gestão passiva.

O fato de ter um gestor para realizar as estratégias também torna o investimento em ETF mais prático. Ou seja, o investidor não precisa analisar os ativos para escolher quais deseja para montar a carteira, pois isso é trabalho do profissional.

E, como ele reflete um índice, as regras de investimentos são transparentes para os cotistas. Além disso, a modalidade costuma ser mais acessível do que investir em diversos ativos de maneira individual.

Por fim, é importante lembrar que, em um único investimento, o investidor terá acesso a uma carteira diversificada. Essa é uma estratégia que ajuda a minimizar os riscos, por ter exposição a diversas Ações.

Quais as desvantagens dos ETFs?

Por outro lado, há certas desvantagens que devem ser consideradas no momento de balancear os prós e contras da modalidade. Uma delas é que, por replicar um índice, não é utilizada a análise fundamentalista para a escolha dos ativos.

Assim, a lógica de composição da carteira de investimentos do fundo considera outros critérios, que não especificamente a saúde financeira da companhia. Logo, cabe ao investidor analisar os requisitos e considerar as regras de composição do portfólio de cada ETF.

Embora a gestão profissional seja uma vantagem, também pode ser um ponto negativo para alguns investidores. É o caso de quem prefere ter liberdade para escolher as próprias Ações. Com isso, a submissão ao gestor pode gerar insatisfação.

Portanto, se você prefere analisar com calma as empresas e escolher as Ações por conta própria, os ETFs podem não lhe agradar. Para esse tipo de investidor, existem alternativas que podem interessar mais.

Como investir no It Now IGCT?

Investir em ETFs é simples. Para isso, o investidor deve ter uma conta em um banco de investimentos. Dessa forma, poderá ter acesso ao home broker. Depois, basta digitar o código do fundo e emitir a ordem de compra, especificando o número de 10 cotas.

Agora você sabe tudo sobre o ETF It Now IGCT. Lembre-se de que, antes de escolher qualquer ativo ou modalidade do mercado financeiro, é primordial considerar seu perfil de investidor e objetivos financeiros para fazer investimentos mais alinhados com seu interesse!

Achou interessante conhecer os ETFs e deseja mais informações sobre eles? Então entre agora em contato conosco para tirar suas dúvidas!

Compartilhe:

Deixe uma resposta


Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.