O mercado de entretenimento digital tem crescido e se consolidado ao longo dos anos. Serviços de streaming e produtos específicos ajudam a fomentar essa área, mas os games também se destacam. Para explorar essa possibilidade, é possível investir em um fundo com foco em tecnologia e games — como o Vitreo Tech Games.

Essa alternativa de fundo de investimento temático permite aos investidores brasileiros acessar segmentos em alta no mercado. Assim, é uma forma de diversificar a carteira e se expor à indústria de entretenimento que mais fatura no mundo.

A possibilidade parece interessante? Então conheça o fundo Tech Games, uma alternativa disponível no mercado para quem se interessa em explorar o universo dos investimentos em games.

Não perca!

O que é o fundo Tech Games?

Antes de saber especificamente sobre o fundo Tech Games, é importante entender o que são fundos de investimento. Trata-se de uma modalidade coletiva utilizada para investir em ativos e produtos financeiros.

O capital do fundo é gerido por um gestor profissional, que segue regras definidas para alocação dos recursos. Assim, é ele quem seleciona e aloca o montante aportado pelos investidores, em busca de rentabilidade. Por esse motivo, o investidor não precisa escolher os ativos individualmente.

Também existem diferentes fundos de investimento disponíveis no mercado, cada um com uma estratégia específica. Aqueles que focam no mercado acionário, por exemplo, são chamados fundos de ações.

Como o próprio nome indica, os gestores desses fundos focam em alternativas relacionadas ao mercado de ações ao compor a carteira de investimentos. Além disso, a composição do portfólio pode ser definida por temas.

É o caso de fundos que focam no mercado de entretenimento digital, como o Vitreo Tech Games — lançado em 2021 pela Vitreo em parceria com o BTG Pactual digital.

Com aporte mínimo de R$ 100 em seu lançamento, o fundo possibilita ao investidor acessar empresas referência do setor de games, como a Nintendo e Sony. Nesse sentido, ele pode ser uma alternativa para quem deseja se expor estrategicamente ao segmento.

A partir de uma análise da lâmina do fundo, é possível conhecer as características dos principais ativos que compõem o portfólio da modalidade e qual a estratégia adotada. Isso é essencial para a diversificação da carteira e para tomar decisões mais alinhadas ao investir.

Como funciona o fundo Tech Games?

Após entender o conceito, vale saber que o fundo Tech Games investe em ativos do setor de games negociadas tanto na bolsa de valores brasileira (B3) quanto no exterior. Porém, a maior parte da carteira é composta por BDRs (brazilian depositary receipts) negociados na B3.

DESCUBRA COMO INVESTIR COMO UM PROFISSIONAL

DESCUBRA COMO INVESTIR COMO UM PROFISSIONAL

Saiba tudo sobre ETFS - a forma de sostificar os seus investimentos

Esses certificados permitem exposição ao mercado estrangeiro porque representam ações de empresas listadas nas bolsas do exterior, entre outros ativos. Logo, os BDRs são uma forma indireta de ter exposição internacional na sua carteira.

Afinal, eles não são as ações, de fato, negociadas no mercado estrangeiro, mas certificados que representam os papéis. Já o restante da carteira do fundo Tech Games investe diretamente em ações do exterior.

A gestão é ativa e realizada pela gestora Vitreo. No entanto, o fundo é isento de taxa de performance, sendo cobrada apenas a taxa de administração. Essa cobrança tem a finalidade de remunerar o trabalho do gestor.

Já em relação à liquidez, nesse fundo ela é D+12. Isso significa que é possível resgatar o dinheiro investido 12 dias úteis após a solicitação.

Por que esse fundo pode ser interessante?

Você já se perguntou por que fundos como o Tech Games chamam a atenção de diversos investidores? Um dos principais motivos é o crescimento dessa indústria, que vem se destacando no Brasil e no mundo. Isso é resultado de diversos fatores.

Por exemplo, a pandemia de covid-19, em 2020. No período de isolamento social, mais pessoas ficaram em casa consumindo mídias digitais e jogos.

Ademais, o modelo de negócio das empresas de games evoluiu ao longo dos anos. Em vez de focar em compras únicas, as companhias perceberam que poderiam criar fontes recorrentes de monetização. Como exemplo, as organizações começaram a vender visuais e personagens extras.

Esse processo é chamado de microtransações. Com esse desenvolvimento, o mercado de entretenimento digital também está se consolidando entre os fundos de investimentos setoriais que buscam unir o interesse crescente por ações às preferências dos investidores.

Quais as vantagens e riscos?

Como você viu, o fundo Tech Games é temático, ou seja, tem foco em um nicho específico. Essa característica pode ser uma vantagem para quem deseja fazer aportes mais estratégicos e concentrados em determinados setores.

Esse fundo também permite ter exposição internacional, mas sem a necessidade de enviar recursos para o exterior — ampliando as possibilidades de ganhos. Outra vantagem é a possibilidade de contar com um gestor profissional para administrar o patrimônio alocado.

Dessa forma, não é preciso analisar e escolher ativos individualmente. Essa prática pode demandar mais recursos financeiros para compor uma carteira sólida e diversificada. Assim, o fundo traz mais praticidade e acessibilidade.

Além dos benefícios, conhecer os riscos dos investimentos ajuda a fazer escolhas mais acertadas. Nesse sentido, o principal perigo de um fundo de ações é o risco de mercado. Ele está relacionado à possibilidade de os preços dos ativos que compõem o fundo oscilarem diante das condições do mercado.

Como investir nessa alternativa?

Ficou interessado em investir no fundo Vitreo Tech Games? Antes de fazer seus aportes, é importante analisar alguns fatores. Primeiramente, é necessário conhecer seu perfil de investidor e definir seus objetivos.

Por ser um fundo de investimento em ações, ele tende a ser mais adequado para quem possui perfil de investidor moderado ou arrojado. Além disso, por estar exposto à volatilidade do mercado, pode ser indicado para objetivos de longo prazo e para quem já tem reserva de emergência.

Após considerar esses pontos, é hora de saber como investir: o fundo Tech Games está disponível na plataforma do BTG Pactual digital. Portanto, é necessário abrir conta nesse banco de investimentos para fazer os aportes.

Agora você conhece uma alternativa de fundo focado no mercado de games e pode analisar se vale a pena investir. Essa possibilidade pode ser interessante para quem tem interesse em aproveitar o potencial do setor de entretenimento digital.

Ficou com alguma dúvida? Então não deixe de contar com o suporte de uma assessoria de investimentos de confiança. Entre em contato conosco da Renova Invest e converse com um de nossos assessores!