Renova Invest Facebook

FC Porto Fan Token (PORTO): token do Porto FC

FC Porto Fan Token
FC Porto Fan Token

O Brasil é conhecido como o país do futebol. Porém, o reconhecimento não se deve apenas aos seus grandes jogadores, mas também por conta da base de fãs do esporte. Agora, você já pensou em unir investimentos e futebol? Se a resposta for positiva, é possível que você se interesse pelo FC Porto fan token (PORTO).

Em um mundo cada vez mais digital, novas tecnologias estão surgindo no universo dos investimentos que estão sendo vinculadas aos esportes e ao entretenimento. Portanto, se você não quer ficar de fora dessas novidades, vale a pena conhecê-las melhor.

Neste artigo, você aprenderá o que é um fan token, o que significa FC Porto fan token e outras informações importantes sobre esse tipo de ativo.

Acompanhe!

O que é um fan token?

Os fan tokens são ativos digitais emitidos por clubes esportivos e artistas para gerar o engajamento de sua base de fãs e garantir receita ao seu emissor. Assim, é um tipo de investimento que aproxima um fã de sua equipe ou artista favorito.

Muitos fan tokens garantem benefícios exclusivos ao titular, como premiações, produtos personalizados, descontos, acesso a eventos exclusivos e muito mais. Portanto, adquiri-los seria como se tornar sócio do time ou do fã clube do artista.

Desse modo, alguns times de futebol utilizam o fan token para que o torcedor que investe no ativo consiga participar de decisões da equipe. Isso pode incluir votações como a escolha do uniforme, a escalação de jogadores, opinar nas próximas contratações, etc.

Portanto, os fan tokens oferecem um nível totalmente novo e diferente de experiência de e entretenimento para quem investe.

O que é e como funciona o FC Porto Fan Token (PORTO)?

Agora que você já sabe o que é um fan token, fica fácil de deduzir que o FC Porto Fan Token (PORTO) é o ativo digital emitido pelo time de futebol português FC Porto. Então conheça um pouco mais sobre a história dessa equipe.

História do FC Porto

O Futebol Clube do Porto, também conhecido como FC Porto ou somente Porto, é uma equipe de futebol profissional da cidade do Porto, em Portugal. Ele foi fundado em 1893 e é considerado um dos três maiores times lusitanos, junto ao Benfica e Sporting.

Renda fixa
Seta Tripla

Descubra agora a
NOVA RENDA FIXA
que pode turbinar seus ganhos. 


Desde sua criação, o time joga na chamada “Primeira Liga”, a competição mais importante do futebol português. Isso significa que o clube nunca foi rebaixado do campeonato desde que a criação da competição, em 1934.

Ademais, o Porto é um dos clubes mais bem-sucedidos em Portugal, possuindo um total de 79 títulos. No futebol português, o time conta com 29 títulos da Primeira Liga, 17 títulos da Taça de Portugal, 4 títulos do extinto Campeonato de Portugal e 22 títulos da Supertaça Cândido de Oliveira.

Já nas ligas internacionais de futebol, o Porto possui 7 títulos, sendo: 1 Taça dos Campeões Europeus, 1 UEFA Champions League, 1 Taça UEFA, 1 Liga Europa da UEFA, 1 Supertaça Europeia e 2 Taças do campeonato Intercontinental.

Como surgiu o FC Porto Fan Token (PORTO) e quais as suas principais características?

Em parceria com a exchange chinesa Binance, o FC Porto fez a sua estreia no mundo dos criptoativos, lançando seu token em novembro de 2020. Com esse acordo, a Binance se torna parceira oficial do clube e a principal exchange para a compra e venda do ativo.

O FC Porto Fan Token (Porto) é construído e emitido na rede Binance Smart Chain (BSC), a maior concorrente da rede Ethereum. Ele tem um funcionamento semelhante a uma criptomoeda e está pautado na tecnologia blockchain.

Ao adquirir o FC Porto Fan Token, o investidor poderá participar das votações relacionadas às decisões do clube. Além disso, os tokens podem ser usados para comprar “Caixas Misteriosas NFT”, que contêm um NTFs com artes relacionadas ao clube, com diferentes raridades.

Quanto maior for a quantidade de tokens, mais chances o investidor terá de receber as fan badges (insígnias de fã). Elas são utilizadas para desbloquear experiências de fãs com a equipe, como conhecer os jogadores, conseguir autógrafos, entre outras.

Vale a pena investir no FC Porto Fan Token (PORTO)?

Chegando até aqui, você já está mais familiarizado com os fan tokens, mas deve estar se perguntando se efetivamente vale a pena investir no FC Porto Fan Token (PORTO).

Não existe apenas uma resposta para esse questionamento, pois a escolha de incluir esse ativo em carteira depende da estratégia, perfil e objetivos de cada investidor. É preciso destacar que ativos digitais integram a renda variável, então os resultados são imprevisíveis.

Ademais, a falta de legislação sobre a negociação de criptoativos em muitos países, como no Brasil, aumenta o nível de risco do negócio. Isso porque, para adquiri-los, você precisará se vincular a uma exchange, muitas vezes internacional, que não segue regulamentos específicos.


Logo, se você tiver problemas em seus investimentos, poderá encontrar dificuldades para solucioná-los — especialmente pela falta de órgãos controladores e fiscalizadores desse tipo de negociação. Desse modo, é preciso ter um maior apetite aos riscos para investir sob essas condições.

No entanto, caso você queira se expor às criptomoedas, é possível investir sem precisar sair do país. Em 2020, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) permitiu que fundos de investimentos incluíssem os criptoativos em carteira.

Dessa forma, você consegue encontrar alternativas que contam com proteção institucional em plataformas de bancos de investimento ou na própria bolsa de valores brasileira. Entre elas, estão:

  • Fundos de criptomoedas: são fundos de investimentos que têm o objetivo de investir em criptoativos. É uma modalidade coletiva que reúne o capital de diversos investidores. Já a escolha dos ativos e a gestão da carteira fica a cargo de um gestor profissional;
  • Exchange traded funds (ETFs): também são fundos de investimentos, porém com a função de replicar o desempenho de um índice de mercado. Atualmente, existem ETFs que acompanham índices formados exclusivamente por criptoativos.

Conclusão

Como você viu, o FC Porto fan token (PORTO) é um ativo digital que pode ser adquirido no mercado de criptomoedas e que aproxima o torcedor ao time FC Porto. Contudo, considerando a falta de legislação a respeito desses ativos, pode ser mais seguro recorrer às alternativas regulamentadas, caso faça sentido para a sua estratégia.

Precisa de ajuda ou tem alguma dúvida sobre o investimento em criptomoedas? Contate a Renova Invest e fale com um de nossos assessores!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.