É comum que os avanços tecnológicos impactem a economia com o passar do tempo. Nesse sentido, uma das inovações são as criptomoedas — que podem ser desenvolvidas com diferentes propósitos. Um exemplo de ativo desse tipo é a enjin coin (ENJ).

Desenvolvida pela empresa Enjin, essa moeda digital foi criada a partir da tecnologia blockchain, para dar exclusividade e dinamismo ao mundo dos jogos. Além disso, ela também tem valor real e pode ser negociada no mercado digital, podendo servir como investimento.

Contudo, é importante conhecer suas principais características, história e riscos antes de investir. Para isso, acompanhe a leitura deste artigo e entenda a enjin coin!

O que é a enjin coin (ENJ)?

Para compreender adequadamente o que é a criptomoeda enjin coin, primeiro é necessário conhecer a empresa que a desenvolveu: a Enjin. Ela é uma empresa que tem como função fornecer um ecossistema de produtos de jogos interconectados com base em redes blockchains.

Com esse propósito, foi desenvolvida a Enjin Network — plataforma mais popular da empresa. O sistema funciona como uma base de desenvolvimento de jogos sociais em que os usuários podem criar sites e clãs, além de conversar e hospedar lojas de itens virtuais.

A blockchain utilizada é a ethereum, que permite aos desenvolvedores criar itens do jogo com base em tokens. Para isso, é utilizado o enjin coin ou ENJ. Ele é um token ERC-20 que serve para apoiar os ativos digitais emitidos, permitindo que as moedas sejam negociadas com valores do mundo real.

Dessa maneira, o enjin coin funciona como uma reserva de valor digital direcionada a ativos desenvolvidos no blockchain, como tokens não fungíveis (NFTs). Assim, cada novo ativo emitido na plataforma da Enjin contém um ENJ que, após sua emissão, é bloqueado e tirado de circulação.

Quando essa moeda surgiu?

Como foi possível notar, a ENJ é a criptomoeda desenvolvida pela Enjin que pode ser utilizado em seu ecossistema de jogos. Agora vale a pena conhecer mais sobre a origem dela.

O sistema Enjin foi fundado como uma plataforma de comunidade de jogos ainda em 2009. Seus desenvolvedores, Maxim Blagov e Witek Radomski, tomaram a dianteira na criação da empresa e de seus produtos.

Blagov tornou-se o CEO e assumiu a responsabilidade da direção criativa. Enquanto isso, Radomski atuou como CTO, responsável pelo desenvolvimento técnico. O primeiro produto da empresa foi a plataforma Enjin Network.

Ao longo de uma década a plataforma se desenvolveu e cresceu, alcançando mais de 20 milhões de usuários. Em 2017, após um ICO (initial coint offer), a Enjin se estabeleceu como uma das principais desenvolvedoras do ecossistema de blockchain.

A grande inovação dela foi construir um conjunto de produtos de software que permitisse a todos emitir, gerenciar, negociar e distribuir facilmente ativos de blockchain.

QUANTO VOCÊ TERIA HOJE SE TIVESSE COMPRADO UM BITCOIN HÁ 10 ANOS ATRÁS?

Esteja preparado para sua próxima chance Rendimento bitcoin

Esteja preparado para sua próxima chance Rendimento bitcoin

Além disso, o cofundador da Enjin, Radomski, foi quem escreveu o código de um dos primeiros tokens não fungíveis já criados. Ele também auxiliou a criação do padrão de token Ethereum ERC-1155.

Quais são os diferenciais da enjin coin?

Depois de conhecer a enjin coin (ENJ) e um pouco de sua história, vale a pena conferir suas características diferenciais. Ao entender suas peculiaridades você pode refletir se essa é ou não uma boa opção de investimento.

É possível afirmar que a enjin coin é única. Isso ocorre porque cada token emitido pela plataforma da Enjin conta com seu próprio ENJ. Isso faz com que os itens de jogo possuam liquidez no mundo real, sendo exclusivos.

Da mesma maneira, a empresa aponta que seu foco é a adoção e incorporação. O intuito, nesse sentido, é fazer com que, no futuro, milhares de jogadores utilizem sistemas digitais apoiados pela enjin coin naturalmente, e até mesmo sem notarem.

Além disso, por meio de uma série de contratos inteligentes (smart contracts), os desenvolvedores enviam ENJ para emitir novos tokens ERC-155 (que podem ser fungíveis ou não). Após emitidos, esses tokens podem ser negociados de diferentes formas.

Há como negociar tokens diretamente no Mercado do Enjin ou trocá-los pelo seu ENJ correspondente a qualquer momento. À medida que mais tokens são emitidos, mais moedas são removidas do ecossistema. Assim, há escassez — que ajuda a valorizar o ativo.

Quantas moedas ENJ estão em circulação?

Além de conhecer as principais características da ENJ e a história de sua criação, também é importante analisar o volume de negociação do ativo. Afinal, esse é um aspecto que interfere diretamente na oscilação de seu preço.

A primeira vez que a moeda ficou disponível para compra foi em setembro de 2017, durante o evento de pré-venda. Na ocasião, 400 milhões de ativos foram vendidos por um total de 38.800 ether (ETH). Outros 100 milhões foram distribuídos como bônus.

Ao todo, a pré-venda distribuiu 50% do fornecimento total de ENJ. Já em outubro do mesmo ano, ocorreu a ICO (oferta pública) da moeda, com 300 milhões (30%) disponibilizados para venda, arrecadando 75.041 ETH. Os outros 20% foram distribuídos para iniciativas da comunidade e membros da equipe.

Ademais, algumas estratégias foram adotadas para gerar controle na circulação após distribuição. Em alguns casos os tokens foram bloqueados temporariamente, para posteriormente serem utilizados para diferentes iniciativas.

Vale a pena investir em enjin coin?

Se você ficou interessado na criptomoeda da Enjin, é preciso pensar se vale a pena investir nela. A resposta para essa pergunta é individual. Ou seja, somente cada investidor pode identificar se faz sentido ou não aproveitar essa oportunidade.

Para descobrir qual a melhor escolha para você, primeiro é necessário avaliar seu perfil de investidor. A partir do teste de suitability, aplicado por todas as instituições financeiras mediadoras de investimentos reguladas do mercado, você poderá perceber sua tolerância ao risco ao investir.

Além de procurar investimentos que se adéquam ao seu perfil, é fundamental estipular seus objetivos financeiros. Com isso, você consegue avaliar se as criptomoedas podem ajudar a alcançar suas metas — nos prazos definidos no seu planejamento.

Por fim, caso decida investir em ENJ, é interessante buscar alternativas mais seguras. Os criptoativos podem ser negociados diretamente por meio de exchanges. Contudo, essas plataformas não são regulamentadas no Brasil — o que torna o investidor vulnerável a golpes, fraudes e roubos.

Assim, uma maneira de se expor ao mercado de criptoativos com maior segurança é optando por fundos de índice (ETFs) ou fundos de investimentos em criptomoedas. Eles são veículos regulamentados. Logo, oferecem segurança institucional.

Como você viu, a enjin coin é a criptomoeda da Enjin. Além de ser negociada nos jogos desenvolvidos na plataforma da empresa, ela também pode ser operada no mercado — e você pode se expor a elas de maneira indireta, via mercado financeiro.

Gostou deste conteúdo e deseja saber mais sobre as novidades do mercado de investimentos? Então confira nosso artigo sobre o que é NFT e descubra como investir nessa alternativa!