Renova Invest Facebook

Conheça o fundador e CEO da Fertipar, Alceu Elias Feldmann

Conheça o fundador e CEO da Fertipar, Alceu Elias Feldmann
Conheça o fundador e CEO da Fertipar, Alceu Elias Feldmann

O agronegócio brasileiro é um forte setor da economia do país, sendo responsável por quase um terço do Produto Interno Bruto (PIB). Nesse nicho do mercado, um negócio de sucesso é a Fertipar — comandada por Alceu Elias Feldmann.

Natural de Santa Catarina, o empresário fez sua fortuna no ramo de fertilizantes. Com bons resultados obtidos com a empresa, Feldmann construiu uma fortuna que o coloca na lista de bilionários do Brasil.

Então vale a pena conhecer mais sobre a trajetória de Alceu Elias Feldmann, fundador da Fertipar. Confira!

Quem é Alceu Elias Feldmann?

Alceu Elias Feldmann é um engenheiro agrônomo brasileiro que ganhou notoriedade por ser fundador e presidente do Grupo Fertipar. Ele nasceu em Santa Catarina, mas construiu carreira na cidade de Curitiba, no Paraná.

Feldmann é graduado em agronomia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Durante o início de sua jornada profissional no mercado, ele atuou no setor comercial da empresa Ultrafértil — em que era responsável pela venda de fertilizantes.

Na posição, Alceu Elias Feldmann precisou fazer muitas viagens e conversar com diversos profissionais do agronegócio. Essa experiência permitiu que ele criasse uma percepção única sobre os desafios e as oportunidades do setor — bem como as particularidades de cada região.

Todo esse aprendizado serviu de base para a entrada de Feldmann no mercado do empreendedorismo. Assim, no início dos anos de 1980, ele fundou a empresa Fertipar — que viria a ser uma das maiores e mais bem-sucedidas do setor.

Qual a história da Fertipar?

Como você viu, a Fertipar é uma grande companhia do agronegócio brasileiro. Embora ela tenha sede em Curitiba, em menos de 40 anos a empresa já havia se expandido por quase todas as regiões do Brasil e se consolidado no setor.

Saiba mais!

Primeiros anos

A fundação do Grupo Fertipar aconteceu em 1980. À época, Alceu Elias Feldmann alugou um armazém na cidade de Paranaguá, no Paraná, para dar início à operação da empresa.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Aproveitando de sua expertise no mercado de fertilizantes, foi esse setor que ele buscou explorar com a criação da empresa. No início, a Fertipar começou produzindo adubos em sua sede e, gradativamente, expandiu sua operação no mercado.

Expansão nacional

Em uma localização privilegiada e com boa organização nos processos administrativos, Feldmann conseguiu rapidamente expandir a operação da Fertipar. Hoje, inclusive, ela é uma holding com mais de 12 empresas.

A primeira delas foi, justamente, a Fertipar Fertilizantes — que tem sede em Curitiba. Além disso, a companhia conta com duas unidades industriais em Paranaguá, mais uma em Canitar (SP) e outra em Dourados (MS).

Em 1984, o grupo expandiu para Minas Gerais com a Fertigran, que fica localizada em Uberaba. Além de Minas, essa empresa também possui unidades industriais em São Paulo e Goiás.

Em 1985, o Grupo Fertipar chegou ao Rio Grande do Sul com a Fertilizantes Piratini. Nos anos 1990, as empresas do grupo de Alceu Elias Feldmann começaram a atuar na região Nordeste. Foram dois novos negócios: a Fertine, em Recife (PE), e a Fertilizantes do Nordeste, em Cadeias (BA).

Fortalecendo sua operação em Minas, o grupo também criou a Fertipar Sudeste em 1998. A sede fica em Varginha e há uma unidade industrial no Espírito Santo.

No total, as doze companhias que fazem parte da holding são:

  • Fertipar Fertilizantes, Curitiba (PR);
  • Fertigran, Uberaba (MG);
  • Fertilizantes Piratini, Porto Alegre (RS);
  • Fertine, Recife (PE);
  • Fertilizantes do Nordeste, Candeias (BA);
  • Fertipar Sudeste, Varginha (MG);
  • Fertipar Bandeirantes, Campo Limpo Paulista (SP);
  • Atlântico Fertilizantes, Paranaguá (PR);
  • Fertial Fertilizantes, Maceió (AL);
  • Fertilizantes do Maranhão, São Luís (MA);
  • Fertinor Fertilizantes, Maruim (SE);
  • Fertilizantes do Mato Grosso, Rondonópolis (MT)

Além delas, a Fertipar também detém participação na Fospar — que é o maior polo de distribuição de fertilizantes do país. Ela tem um terminal portuário próprio, no Porto de Paranaguá.

Consolidação no setor

Como você viu, a Fertipar é um holding com empresas em quase todas as regiões do Brasil. Com isso, ela tem acesso a uma parcela considerável do mercado consumidor de fertilizantes.

Essa capilaridade permitiu que a Fertipar controlasse cerca de 15% de todo o setor brasileiro e apresentasse receitas na casa dos 2 bilhões de dólares por ano. Ademais, as empresas do grupo de Alceu Elias Feldmann também costumam adquirir fazendas pelo Brasil.


O próprio empresário destaca que o sucesso da empresa se justifica, dentre outros motivos, pelo entendimento das características de cada região. Isso permite apresentar condições personalizadas para as empresas que fazem negócios com o grupo.

Qual o patrimônio de Alceu Elias Feldmann?

Além de ser o fundador da Fertipar, Alceu Elias Feldmann é presidente da empresa e dono de 85% de suas ações. Assim, o empresário se tornou um dos nomes mais reconhecidos no meio do agronegócio.

Com o sucesso, Feldmann conseguiu acumular o patrimônio bilionário e, desde 2019, aparece nas listas da Forbes de pessoas mais ricas do Brasil. Segundo a revista, a fortuna do empresário superava 5 bilhões de dólares em 2021.

Esse patrimônio, inclusive, colocou Feldmann no top 10 nacional de bilionários desde 2020. Assim, ele não apenas é destaque entre as fortunas do mercado de fertilizantes, como também de todo o agronegócio brasileiro.

Como tem se comportado o setor do agronegócio no Brasil?

O agronegócio é conhecido por ser um setor sólido da economia brasileira. Em 2020, mesmo com todo o cenário de crise que o mundo enfrentou, esse mercado cresceu. Ele representou cerca de 27% do PIB nacional — em 2019, essa porcentagem era de 20%.

Além disso, vale saber que o agronegócio se divide em muitas vertentes. Entre as principais estão as produtoras de commodities agrícolas — com soja e milho. É nessa área que empresas de fertilizantes como as do Grupo Fertipar costumam fazer negócios.

Ademais, as inovações tecnológicas também têm sido responsáveis por verdadeiras disrupções no mercado. Elas vão desde o uso de ferramentas digitais no cotidiano das plantações até o surgimento das startups do agro — chamadas de agritechs.

Para os investidores, uma nova alternativa na bolsa de valores são os fundos de investimentos nas cadeias produtivas agroindustriais (Fiagro). Eles consistem em veículos coletivos que compõem o portfólio com alternativas presentes no setor.

Como vimos, o nome de Alceu Elias Feldmann é muito forte no agronegócio nacional. Sendo fundador e CEO da Fertipar, o empresário se tornou uma referência entre os empresários do setor e um dos homens mais ricos do país!

Você tem interesse pelo agronegócio do Brasil? Entenda se vale a pena investir nessas empresas!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
1 Comentário
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.