O agronegócio brasileiro é um dos maiores produtores agrícolas do mundo, sendo um dos principais pilares da economia nacional. Assim, investir nesse setor pode ser uma oportunidade para investidores interessados em diversificar a carteira.

Nesse sentido, uma maneira de fazer investimentos no agronegócio é por meio do Fiagro XP. Essa é a sigla utilizada para representar o XP Crédito Agrícola Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais Imobiliário Fiagro Imobiliário.

Ficou interessado e deseja entender melhor o que é esse fundo, como funciona e quais possibilidades ele traz aos investidores? Então continue a leitura deste texto!

O que é o Fiagro?

Fiagro é a sigla referente aos fundos de investimentos nas cadeias produtivas agroindustriais. Esses fundos são negociados na B3, a bolsa de valores brasileira, e o objetivo é captar recursos de investidores para aportar em ativos do agronegócio.

Dessa forma, o fiagro visa aumentar o acesso da agropecuária à captação de recursos financeiros que, em geral, é realizado por meio de investidores institucionais. A partir dele, é possível ampliar as possibilidades, permitindo o investimento por parte de pessoas físicas, jurídicas e estrangeiras.

É importante notar que a criação do fiagro tem sua regulamentação inspirada nos fundos imobiliários, mas com algumas diferenças para adaptá-los à realidade da cadeia produtiva rural.

O que é o Fiagro XP e quais suas características?

Como você pode notar, o fiagro diz respeito aos fundos de investimentos voltados às cadeias de produção da agropecuária brasileira. Contudo, existem diferentes fundos que estão enquadrados dentro dessa categoria.

Cada um deles adota estratégias específicas de alocação de recursos, podendo ser mais ou menos interessante para você de acordo com seu perfil e objetivos. Por isso, é importante analisar as diferentes possibilidades para buscar aquela mais adequada às suas necessidades.

Entre as alternativas listadas pela B3 está o XP Crédito Agrícola Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais Imobiliário Fiagro Imobiliário.

Conheça a seguir suas principais características dele:

Objetivo

O objetivo do Fiagro XP é o investimento em aquisição de ativos alvo, sendo a maior porcentagem em certificados de recebíveis do agronegócio (CRA) e certificados de recebíveis imobiliários (CRI) com lastro rural. Além disso, também podem ser feitas alocações em:

  • cotas de fundo de investimento em direitos creditórios (FIDC) que apresentem política de investimento em atividades permitidas ao fiagro;
  • letras de crédito do agronegócio (LCA);
  • cotas de outros fiagros;
  • fundos de investimento imobiliário compatível com a política de investimento do Fiagro XP.

Por meio dessas alocações, o fundo procura o acesso a ganhos do segmento do agronegócio sem a necessidade de imobilização de capital em um imóvel físico. Assim, pode ocorrer a redução do capital inicial necessário para investir.

INVESTIR FORA DO BRASIL? DESCUBRA COMO Investir fora do Brasil

INVESTIR FORA DO BRASIL? DESCUBRA COMO Investir fora do Brasil

Aprenda a como investir no exterior de forma prática

Administração

A administração do Fiagro XP é feita pela XP Investimentos CCTVM S.A. Fundada em 1997, essa empresa está presente em diversos segmentos do mercado, sendo a administradora de fundos de multimercado, ações, renda fixa, entre outros.

Categoria

Existem diferentes categorias nas quais os fundos fiagro podem ser enquadrados. No caso do Fiagro XP, ele é um fundo de investimento imobiliário (fiagro-FII). Assim, as negociações realizadas giram em torno de terras arrendadas ou empresas desse setor.

Por conta da maneira como os recursos captados são aportados, os fiagros-FII podem apresentar maior volatilidade nos rendimentos. É importante levar essa característica em consideração para saber se ela está alinhada às suas necessidades e objetivos.

Estreia na B3

A permissão para a negociação dos fiagros ocorreu em 2 de agosto de 2021. No caso do XP Crédito Agrícola Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais Imobiliário Fiagro Imobiliário, as cotas começaram a ser negociadas no dia 17 de novembro de 2021.

Ticker XPCA11

Para investir no Fiagro XP é necessário localizar seu respectivo ticker de negociação na plataforma home broker do seu banco de investimentos. No caso das cotas desse fundo, elas são negociadas por meio do ticker XPCA11.

Quais as vantagens e riscos desse investimento?

Depois de compreender melhor as características e funcionamento do Fiagro XP, é importante analisar as vantagens e riscos que esse investimento apresenta.

Confira essas informações a seguir:

Vantagens

Um ponto positivo é que esse fundo está atrelado a um dos maiores setores da economia brasileira. Assim, ele pode atrair investidores que tenham interesse no setor. Ademais, há potencial de resultados ligados aos produtos agrícolas.

Além disso, ao comprar cotas em um fundo de investimentos, o investidor não precisa se expor diretamente a um ativo específico. Assim, a exposição se torna mais simples e menos burocrática, contando com a gestão de um profissional, o que pode fornecer mais manejo de risco.

Riscos

Com relação aos riscos, em grande parte eles estão relacionados à sazonalidade do setor. Diferente de outras áreas, a agricultura apresenta períodos mais espaçados de resultados. Isso dificulta receitas constantes e gera uma maior volatilidade de rendimentos.

Também é importante considerar que o setor agroindustrial pode ser duramente afetado por questões climáticas, assim como pela variação nos preços das commodities e do dólar. Tudo isso faz com que investimentos nesse setor fiquem sujeitos a maior imprevisibilidade.

Vale a pena investir no Fiagro XP?

Como você percebeu, são diversos os aspectos a serem levados em consideração antes de investir no Fiagro XP. Esse é um fundo de investimentos voltado ao agronegócio, o que faz com que existam vantagens e riscos para o investidor que deseja adquirir suas cotas.

Portanto, para saber se o investimento vale a pena, é necessário analisar seu perfil investidor e objetivos financeiros. Uma vez que o investimento apresenta alta volatilidade, ele tende a ser mais recomendado para investidores experientes e que já tenham formado sua reserva de emergência.

Neste texto você compreendeu o que é o Fiagro XP, suas principais características, vantagens e desvantagens em potencial. Como foi possível notar, essa pode ser uma opção interessante de diversificação da carteira. Contudo, existem riscos no investimento — por isso, é preciso ponderar a escolha!

Gostou destas informações e ficou interessado nas possibilidades que o Fiagro XP pode trazer para sua carteira? Para saber mais sobre essa oportunidade, converse com um de nossos assessores!