Renova Invest Facebook

Calculando o grau de alavancagem operacional de uma empresa?

calcular o grau de alavancagem operacional
calcular o grau de alavancagem operacional

A alavancagem faz parte tanto do mercado financeiro quanto do mundo dos negócios. Ela envolve o uso de recursos para gerar um maior resultado com menor esforço quanto às finanças ou operações. Por isso, é importante saber como calcular o grau de alavancagem operacional.

Assim, é possível utilizar o conceito para embasar suas decisões. Como você verá, essa é uma medida que traz informações relevantes sobre um negócio e suas condições. Diante do cálculo e da interpretação do dado, suas escolhas podem ser mais embasadas.

A seguir, descubra como funciona e aprenda a calcular o grau de alavancagem operacional!

O que é alavancagem operacional?

A alavancagem operacional consiste em buscar meios de utilizar menos recursos próprios para o negócio conseguir mais resultados na forma de receita. O grau de alavancagem operacional, portanto, serve para apresentar a capacidade de gerar mais receita sem alterar os custos fixos.

Na prática, isso faz com que o lucro seja dependente do volume de vendas. É fundamental entender que essa alternativa é diferente da alavancagem financeira. Embora ambas sejam medidas importantes do negócio, trazem informações diferentes.

A alavancagem financeira está relacionada ao uso de recursos. No modelo dela, a ideia envolve utilizar recursos externos para gerar mais resultados. É o caso de solicitar empréstimos ou buscar outras formas de captação para acelerar as vendas.

Então um grau maior de alavancagem financeira tende a estar associado a um nível maior de endividamento.

Como calcular o grau de alavancagem operacional de uma empresa?

Para entender melhor o conceito, saber como calcular o grau ou índice de alavancagem pode ajudar. Esse processo não é composto apenas por um cálculo. Por isso, é preciso utilizar diferentes indicadores.

O primeiro deles é o EBIT, sigla para earning before interest and taxes ou lucro antes dos juros e de imposto de renda (LAJIR). O EBIT ou LAJIR é, na prática, o lucro operacional e é dado por:

EBIT = Receita gerada pelas vendas efetuadas – Custos fixos – Custos variáveis

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Conhecendo o lucro operacional, será necessário acompanhar a sua evolução. Tal indicador deverá ser relacionado à margem de contribuição, que é dada por:

Margem de contribuição = Receitas – Custos variáveis

Portanto, o grau de alavancagem operacional (conhecido como GAO) é dado por:

GAO = MC / EBIT

Porém, também é possível calcular o grau de alavancagem com base na variação do lucro operacional e do volume de vendas. A fórmula é a seguinte:

GAO = Variação do EBIT no período / Variação das vendas no período

O cálculo da variação, por sua vez, é dado pela diferença percentual entre os resultados na fase avaliada.

O que o resultado do GAO significa?

Mais do que calcular o grau de alavancagem, é importante entender o que ele representa para a situação de uma empresa.

Um alto grau de alavancagem, na prática, tende a significar que a empresa é capaz de manter os custos fixos mais ou menos estáveis. Mesmo assim, ela consegue obter mais resultados com as vendas, o que leva a uma diluição dos riscos.

Porém, também é crucial compreender que o nível de risco aumenta com a alavancagem. Logo, qualquer flutuação nas vendas pode afetar diretamente a lucratividade e deixar o negócio operando no prejuízo, por exemplo.


Quais são os diferentes graus de alavancagem operacional?

Na hora de interpretar o grau de alavancagem, você deve saber que o resultado pode ser classificado de diferentes maneiras. Cada alternativa indica um cenário e aponta um nível de risco a ser considerado quanto à estrutura de capital.

Na sequência, conheça os níveis de grau de alavancagem operacional!

Grau de alavancagem modesta

Essa é uma situação que ocorre quando a empresa tem custos fixos que são o dobro da margem operacional, o que a faz operar no prejuízo. Nesse caso, um desempenho melhor sobre a receita bruta pode ajudar o desempenho, mas não reverte imediatamente a situação.

Grau de alavancagem de equilíbrio

Esse grau representa uma composição de custos fixos que são o dobro da margem de contribuição. Na prática, um aumento de receita bruta tende a gerar um impacto equivalente nos resultados. Então elevar os ganhos pode auxiliar a reverter a situação.

Grau de alavancagem negativa

Esse tipo de grau ocorre quando uma ampliação na receita diminui o lucro operacional, em vez de aumentá-lo. A tendência é que isso se dê diante de uma margem de contribuição negativa ou de custos fixos que crescem na mesma proporção das receitas. É exatamente o oposto de uma alavancagem positiva e significativa.

Por que é importante conhecer o grau de alavancagem operacional do negócio?

Você deve estar se perguntando como calcular o grau de alavancagem operacional pode ajudá-lo no dia a dia como investidor. A resposta está ligada à realização de investimentos em empresas, como ao adquirir ações.

Ao alocar seus recursos em um negócio, você espera obter o retorno do capital investido, certo? Para que isso aconteça, o orçamento empresarial tem que estar em dia, o fluxo de caixa deve ser equilibrado e os resultados precisam ser atraentes.

Porém, não basta que as vendas sejam elevadas se o lucro não for significativo. Afinal, uma empresa que passa a vender mais e, com isso, lucra menos, na verdade, está em uma situação financeira complicada.

Portanto, calcular o GAO é uma forma de ter perspectiva sobre os números. Mais que apenas analisar balanços e demonstrações financeiras, é uma maneira de contextualizar os dados e entender a situação de uma organização.

Logo, uma empresa com elevada alavancagem está mais próxima do ponto de equilíbrio, mas também assume mais riscos. Consequentemente, o investimento deve considerar essa questão.

Por outro lado, um empreendimento que tenha GAO negativo tende a estar operando no prejuízo. Para decidir se vale a pena investir, entretanto, será necessário analisar outros indicadores.

Como você viu, calcular o grau de alavancagem operacional é especialmente importante para avaliar um negócio. Com a interpretação adequada dos dados, é possível entender o cenário no qual uma empresa está inserida e, assim, tomar a decisão a respeito do investimento.

Essas informações foram úteis? Para complementar seu conhecimento, aproveite para conhecer a alavancagem financeira de uma empresa!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.