Entender as possibilidades do mercado financeiro se torna mais simples quando conhecemos histórias de sucesso na área. Nesse sentido, os maiores investidores do mundo são grandes exemplos a serem seguidos.

Além da fortuna acumulada, eles souberam aproveitar as oportunidades e seguiram uma estratégia de investimento que se converteu em bons resultados. Com isso, muitos desses investidores desenvolveram métodos que são utilizados por diversas pessoas no momento de investir.

Neste artigo, você conhecerá 7 dos maiores investidores do mundo e entenderá quais são as lições que eles têm a ensinar. Continue a leitura para saber mais!

O que leva alguém a ser considerado um grande investidor?

Sabia que os grandes investidores do mundo não se destacam apenas pelas suas fortunas? As estratégias de investimento utilizadas por eles, que ajudam a aumentar o retorno obtido com ações e outros ativos, também são pontos relevantes.

Na prática, esses investidores souberam aproveitar as oportunidades e adotar uma conduta positiva no momento de investir. Com isso, eles podem ensinar diversas lições para quem quer investir melhor e multiplicar o patrimônio.

Quais são 7 dos maiores investidores do Brasil e do mundo?

Agora que você sabe o que leva um investidor a se destacar entre os demais, conheça alguns dos nomes mais importantes do mercado de capitais ao longo dos anos:

1.      Benjamin Graham

Benjamin Graham é uma personalidade que não poderia ficar de fora da lista. Ele começou a trabalhar em Wall Street após se formar em Economia e se destacou por sua competência na realização de análises.

Com isso, Graham se tornou sócio da empresa para a qual trabalhava. O investidor também foi professor universitário, autor de livros e criou a empresa Graham-Newman. Por ser o criador da estratégia value investing, é considerado uma referência no mercado financeiro.

2.      Warren Buffett

Warren Buffett é um dos investidores mais importantes e conhecidos do mundo, certo? O norte-americano é um grande empreendedor e começou a investir ainda na infância, comprando suas primeiras ações aos 11 anos.

Depois, Buffett formou-se em Economia e fez mestrado na área financeira, momento em que conheceu Benjamin Graham. O megainvestidor utiliza a estratégia value investing em seus investimentos e foca no longo prazo.

Além disso, Buffett só investe em empresas que conhece bem. Ele também abriu sua própria companhia no mercado financeiro, a Berkshire Hathaway.

3.      George Soros

George Soros é um investidor húngaro que nasceu em 1930 e se mudou para Londres aos 17 anos. Ele estudou na London School of Economics e realizou diversos trabalhos. Já na década de 1950, formou-se em Filosofia e concluiu o mestrado.

INVESTIR FORA DO BRASIL? DESCUBRA COMO

INVESTIR FORA DO BRASIL? DESCUBRA COMO

Aprenda a como investir no exterior de forma prática

O investidor começou a atuar em um banco de investimentos como atendente e, depois, foi transferido para o setor de negociação de ativos. Após anos, Soros mudou-se para Nova York e passou a trabalhar em gestoras de fundos.

Com o conhecimento adquirido, criou sua própria gestora, a Soros Fund Management. Sua estratégia de investimentos é baseada em investir alto no que ele acredita.

4.      Seth Klarman

O investidor norte-americano Seth Klarman é conhecido, principalmente, por ser o administrador do fundo de investimento Baupost Group. Desde jovem, ele se interessou pelo mercado financeiro. Então se formou em Economia e se especializou em Administração de Empresas.

Antes de se tornar cofundador da empresa onde trabalha, Klarman atuou e ganhou experiência no fundo Franklin Mutual Share. Vale destacar que o investidor utiliza uma estratégia de investimentos que foca em ações desvalorizadas e desconhecidas.

5.      Peter Lynch

Peter Lynch se destaca por ser um dos maiores gestores de fundos do mundo. Assim como outros megainvestidores, ele começou ainda jovem a operar na bolsa de valores. O investidor fez mestrado em Administração e, em 1966, começou a estagiar em um fundo de ações.

Ele foi gestor do fundo Fidelity por muitos anos, tornando-se referência no mercado por sua rentabilidade. Lynch também utilizava a estratégia value investing e, ainda, aportava recursos em empresas com maiores chances de crescimento.

6.      Luiz Barsi

Luiz Barsi é uma personalidade brasileira que não pode faltar na lista de maiores investidores do mundo. Afinal, o economista é considerado o maior investidor pessoa física da B3 — a bolsa de valores do Brasil.

Barsi se formou como técnico em contabilidade e começou a investir utilizando a análise fundamentalista. Ele aprendeu a estratégia quando trabalhava na área, ao analisar balanços patrimoniais de empresas. O seu foco está no longo prazo e utiliza a estratégia do buy and hold.

7.      Lírio Parisotto

Lírio Parisotto é outra personalidade brasileira que se destaca no mercado. Ele chegou a ser uma das pessoas mais ricas do país, embora sua trajetória também envolva perdas na bolsa de valores. Ainda assim, o investidor mostrou que a perseverança trouxe o sucesso nos investimentos.

O investidor se formou em Medicina, mas não exerceu a profissão por muito tempo. Anos depois, ele fundou a própria empresa, chamada Videolar, que fabricava equipamentos eletrônicos. Além disso, começou a investir no mercado de ações, utilizando a análise fundamentalista e estratégia buy and hold.

Por que e o que aprender com eles?

Como você viu, estes investidores reúnem histórias de sucesso no mercado financeiro. Muitos já erraram e, apesar disso, não desistiram dos seus objetivos. Entre as lições que eles têm a ensinar, está a necessidade de aprender constantemente.

Então mantenha o foco na sua carteira de investimento e busque aprender sobre as alternativas de investimento, estratégias, métodos de análise de ações e empresas nas quais você investe ou pretende investir, por exemplo. Também é necessário aprender a diversificar sem pulverizar o seu portfólio.

Outra lição é não ter pressa e investir pensando no longo prazo. A ansiedade e o imediatismo podem ser grandes inimigos dos investimentos. Tenha em mente que é importante confiar na sua estratégia e no seu conhecimento no momento de investir.

Mais um ensinamento dos megainvestidores está relacionado a não ter medo dos riscos, pois eles fazem parte dos investimentos. Mas é fundamental saber administrá-los. Ou seja, investir exige comprometimento, empenho, foco, estratégia e determinação para conquistar resultados positivos.

Viu como os 7 maiores investidores do mundo têm lições a ensinar? Eles mostram que conhecimento e estratégia são fundamentais para alcançar os melhores resultados nos investimentos. Portanto, antes de investir, não deixe de estudar sobre o assunto!

Gostou do artigo e quer ampliar seu conhecimento sobre o mercado financeiro? Então confira 5 livros de investimentos para quem quer começar a investir!