No dia 12 de maio, foi apresentado o resultado Espaçolaser (ESPA3) 1T21 e a equipe de Equity Research da Eleven Financial Research já realizou a análise dos dados divulgados. Confira os pontos principais.
ACESSO RÁPIDO:
- Espaçolaser supera as adversidades
- Espaçolaser compra mais de 70 franquias
- Aquisição da Cela marca o trimestre
- Ritmo de expansão acelerado
- Vendas digitais refletem a força da marca
- Receita tem um crescimento tímido
- EBITDA supera estimativas
- Lucro Líquido com alta de quase +30%
- Resultado Espaçolaser (ESPA3) 1T21: Recomendações
Espaçolaser supera as adversidades
De acordo com o relatório da Eleven Financial Research, o desempenho da Espaçolaser (ESPA3) está em linha com as estimativas. Apesar das dificuldades impostas pelo trimestre, com uma maior eficiência e digitalização dos processos a empresa conseguiu melhorar a rentabilidade.
Os destaques do período foram a abertura de novas lojas e as vendas digitais.
No dia em que o relatório foi publicado, as ações ESPA3 estavam sendo negociadas a R$ 16,42. A capitalização de mercado era de R$ 4,01 bilhões. O volume médio dos últimos 12 meses era de R$ 21,7 milhões.
Espaçolaser compra mais de 70 franquias
O IPO da empresa foi realizado em janeiro, 80% dos recursos levantados foram aplicados na aquisição das participações remanescentes de 20 empresas controladas e na consolidação societária da companhia, o que levará à simplificação dos processos administrativos e consequentes ganhos de eficiência.
Os 20% remanescentes foram aplicados na compra de 78 franquias, pulverizadas por todo o território brasileiro, mapeadas ao longo do processo de IPO.
Aquisição da Cela marca o trimestre
Em maio, a empresa anunciou a aquisição de 66,7% do grupo chileno, Centro Estético Láser Alemán SpA (Cela). A compra marca a entrada em mais um país latino-americano, além da Argentina e Colômbia.
É válido destacar que o Chile é o segundo lugar no ranking global de gastos com cosméticos per capita. Os dados demonstram a importância da beleza e autocuidado para os chilenos.
O grupo Cela conta com uma base de mais de 100 mil clientes e 11 lojas próprias, além de utilizar a mesma tecnologia e equipamentos usados pela Espaçolaser.
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Ritmo de expansão acelerado
Segundo o relatório da Eleven Financial Research, a empresa inaugurou 21 novas lojas. Ampliando a presença para 8 novas cidades e adensando em 6 cidades, onde já estavam presentes.
De acordo com a companhia, este número representa uma aceleração no ritmo de expansão frente ao 4T20, quando foram inauguradas 18 novas lojas. No total, a Espaçolaser passa a ter 593 lojas, o que representa um crescimento de +13,2% em relação ao mesmo período de 2020.
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Também é válido destacar que das 593 lojas, 26% estão em fase de maturação, ou seja, tem menos de dois anos de operação. Assim, poderão apresentar crescimento orgânico acentuado.
Vendas digitais refletem a força da marca
De acordo com o relatório da Eleven Financial Research, as vendas digitais atingiram 36,8% do total de vendas do trimestre. Esse resultado traduz a força da marca, mesmo no período mais crítico da pandemia.
Além disso, segundo os analistas da Eleven, as vendas digitais foram o principal fator impulsionador na alta do volume de vendas. O volume cresceu +21,5% em relação ao mesmo período em 2020.
Segundo o relatório da Eleven, o processo de digitalização das vendas se deu através do e-commerce, chat online e aplicativos desenvolvidos para lojas e para clientes.
Receita tem um crescimento tímido
Conforme o relatório da Eleven Financial Research, a receita líquida da Espaçolaser no primeiro trimestre foi de R$ 177 milhões. Esse resultado representa alta de +2,1% em relação ao mesmo período de 2020 e está +2,6% acima das estimativas.
Segundo os analistas da Eleven, o fraco desempenho da receita é justificado pelo período ainda fortemente impactado pelas restrições de funcionamento de lojas
EBITDA supera estimativas
Conforme informa a Eleven Financial Research, o EBITDA da Espaçolaser ficou em R$ 62 milhões. O número revela alta de +5,5% em relação ao mesmo período de 2020 e está +26% acima das estimativas.
Segundo os analistas da Eleven, a melhora do resultado reflete a maior eficiência operacional nas despesas, com digitalização de processos de atendimento e treinamentos.
Lucro Líquido com alta de quase +30%
Conforme o relatório do BTG Pactual, o lucro líquido da Espaçolaser no primeiro trimestre foi de R$ 32 milhões. Esse resultado representa alta de +29,8% em relação ao mesmo período de 2020 e está +51,4% acima das expectativas.
Resultado Espaçolaser (ESPA3) 1T21: Recomendações
Recomendação da Eleven Financial Research
A equipe de análise da Eleven considera que a Espaçolaser (ESPA3) apresentou bons resultados no 1T21, período fortemente afetado pelo repique da pandemia de Covid-19. Os analistas também destacam o grande potencial de crescimento orgânico da companhia.
Assim, estabelece recomendação de compra, com preço-alvo em R$ 24,00.
Esta foi nossa apresentação da análise da equipe de Equity Research da Eleven Financial Research sobre o resultado Espaçolaser (ESPA3) 1T21. Acompanhe os conteúdos da Renova Invest para ter acesso a todas as análises de resultados trimestrais.
Disclaimer: As informações apresentadas neste artigo são provenientes de relatórios elaborados por terceiros. Esse material tem caráter puramente informativo, e não configura recomendação ou sugestão de investimento.