Renova Invest Facebook

Confira 3 das melhores ações para acompanhar em 2022

melhores ações
melhores ações

O investimento em ações pode fazer sentido para a sua carteira, já que pode ser útil para aumentar o potencial de retorno do portfólio no longo prazo. Ao mesmo tempo, é preciso encontrar quais são as melhores ações para acompanhar em 2022, de modo a tomar decisões mais estratégicas.

Para identificar os ativos ideais entre as centenas de papéis negociados na bolsa brasileira, a B3, você deve utilizar as ferramentas certas. Além disso, deve ter atenção com a parte operacional dos investimentos para alinhar as suas escolhas.

Por isso, descubra quais são 3 tipos de ativos para você acompanhar e encontrar as melhores ações de 2022!

Como descobrir quais são as melhores ações para investir 2022?

Na hora de investir em ações, o seu ponto de partida deve ser encontrar empresas que possam entregar resultados ao longo do tempo. Para isso, existem diversos aspectos que você deve avaliar.

Quer saber quais são? Continue a leitura!

Analise a solidez do negócio

Independentemente da estratégia a ser utilizada, o investimento em longo prazo em ações exige a escolha de empresas sólidas. Isso porque elas têm maiores chances de continuidade do empreendimento e, consequentemente, de valorização com o passar do tempo.

Ao verificar esse aspecto, veja se a companhia tem um plano de negócio bem definido, está posicionada de maneira interessante no mercado e conta com clientes engajados, por exemplo. Além disso, a empresa deve ter produtos ou serviços de qualidade para ser capaz de se consolidar no mercado.

Faça uma análise fundamentalista robusta

Além da avaliação sobre a solidez, é necessário conhecer e estudar os fundamentos da companhia. A ideia é escolher ações de empresas que apresentem uma boa situação financeira atual e perspectivas interessantes.

Nesse caso, a intenção é fazer a chamada análise fundamentalista. Ela demanda o uso de indicadores que apontam, quantitativamente, a situação do negócio. Entre os indicadores mais usados, estão:

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

  • preço sobre lucro por ação (P/L);
  • preço sobre valor patrimonial por ação (P/VPA);
  • dividend yield (DY);
  • margem EBITDA;
  • retorno sobre patrimônio líquido (ROE) e mais.

O ideal é selecionar diversos indicadores e avaliar o que eles representam. Um P/L baixo, por exemplo, pode indicar que a ação é negociada abaixo do que vale. Isso pode representar tanto um lucro baixo e um pessimismo do mercado quanto um desconto pontual.

É importante utilizar mais de um indicador porque cada uma dessas ferramentas pode trazer uma visão parcial. Com uma análise completa, você entenderá a situação de modo completo.

Para encontrá-los, não é preciso se preocupar com o cálculo individual. Em vez disso, você pode recorrer aos dados apresentados em relatórios gerenciais e demonstrativos, que são divulgados periodicamente pelo negócio.

Compare concorrentes de mercado

Além de conferir cada empreendimento individualmente, vale a pena fazer comparações de mercado e com os concorrentes. Assim, você consegue identificar se uma determinada ação é a oportunidade adequada para a sua estratégia.

É possível comparar o DY de empresas do mesmo setor para achar a melhor pagadora de dividendos, por exemplo. Você também pode analisar se um negócio tem desempenho acima ou abaixo da média.

Avalie a conjuntura da economia

Para encontrar as melhores ações da bolsa para investir em 2022, é igualmente importante considerar aspectos macroeconômicos. Ao longo do ano, especificamente, a tendência é de juros mais altos. Isso pode impactar empresas do varejo, que sofrem com a baixa de consumo, por exemplo.

Ao mesmo tempo, lembre-se de que o investimento é de longo prazo. Então você também deve considerar tendências e expectativas para os setores no futuro. Assim, é possível ter uma análise mais robusta.

3 Das melhores ações para acompanhar em 2022

Agora que você entendeu como analisar as ações para entender quais são as melhores para investir, vale identificar investimentos de destaque para 2022. Note que essas não são recomendações e servem apenas como uma demonstração de oportunidades do mercado.

Com isso em mente, veja quais podem ser 3 dos destaques do mercado de ações para a sua carteira de investimentos em 2022!

1. Small caps

As small caps são companhias de baixa capitalização e que ainda têm potencial de crescimento. Elas oferecem mais riscos que empresas de alta capitalização e liquidez (blue chips), mas também têm maior capacidade de crescimento.


Para 2022, você pode investir em papéis desse tipo se estiver interessado em rentabilizar o portfólio, por exemplo. Segundo a carteira recomendada de small caps do BTG Pactual digital, de janeiro de 2022, entre as ações de interesse estavam:

  • Locaweb (LWSA3);
  • 3R Petroleum (RRRP3);
  • ClearSale (CLSA3) e outras.

2. Boas pagadoras de dividendos

Se você tiver interesse em compor uma renda passiva, o investimento em boas pagadoras de dividendos pode fazer sentido. Nesse caso, os papéis pertencem a empresas que distribuem partes maiores do lucro líquido ou fazem esse pagamento com maior frequência.

Com base na carteira do BTG para novembro, dezembro e janeiro de 2022, destacavam-se papéis como:

  • Taesa (TAEE11);
  • Bradesco (BBDC4);
  • ISA CTEEP (TRPL4) e outras.

3. Ações descontadas

Ao definir uma estratégia para investir na bolsa de valores, você pode optar pelo value investing. Assim, se adotar essa modalidade em 2022, as melhores ações para investir são aquelas negociadas com preço descontado.

Esses são papéis de empresas com bons fundamentos, mas que são negociados abaixo do preço justo — considerando o valor intrínseco da companhia. Para encontrá-las, é preciso fazer uma análise fundamentalista completa, tanto para confirmar os fundamentos quanto para identificar o desconto no preço.

Com o longo prazo, a tendência é obter ganhos pela valorização dos ativos e pelo recebimento de dividendos. No relatório do BTG de 2022, a RRRP3 é uma das ações citadas com essa característica.

Como investir em ações?

Antes de investir na bolsa de valores e, especificamente, no mercado de ações, é importante considerar seu perfil de investidor. Devido aos riscos mais elevados, os ativos tendem a se alinhar mais aos investidores moderados e arrojados.

Também é essencial pensar em seus objetivos. Se a intenção é obter a independência financeira, ações de boas pagadoras de dividendos podem ser as melhores para 2022 e para o futuro. Já se quiser aproveitar um potencial maior de crescimento, pode ser interessante escolher as small caps.

Após definir sua estratégia, é necessário abrir sua conta em um banco de investimentos. Desse modo, você terá acesso ao home broker, onde poderá emitir ordens de compra e venda para fazer os investimentos.

Além disso, pode ser interessante montar uma carteira de investimentos diversificada. Para tanto, invista em diferentes tipos de ativos e também busque papéis de empresas e setores distintos para diminuir os riscos atrelados.

Ao chegar até aqui, você viu quais podem ser 3 dos melhores tipos de ações para 2022. A decisão, entretanto, depende da sua autoavaliação e de uma análise fundamentalista completa para garantir escolhas alinhadas à sua estratégia.

Quer conhecer mais oportunidades do mercado? Entre em contato conosco da Renova Invest e fale com um de nossos assessores!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.