Renova Invest Facebook

BFBI39: entenda os detalhes desse BDR de ETF!

BFBI39
BFBI39

O dólar é considerado uma moeda forte e pode ser utilizado para a proteção de investimentos nacionais. Isso porque ele apresenta uma correlação negativa com a bolsa brasileira. Porém, existem diferentes formas de expor seu capital ao dólar. Uma delas é investindo em BDRs, como o BFBI39.

Contudo, por ser um BDR atrelado a um ETF é necessário entender o conceito de cada um desses investimentos. Com base nisso, você terá mais facilidade para tomar uma decisão acertada no momento de compor a sua carteira.

Se você se interessou pelo tema, continue lendo este artigo. Nele, você conferirá o essencial a respeito de BDRs, ETFs, bem como os detalhes e principais características do BFBI39.

Não perca!

O que é ETF?

Para começar, vale conferir o conceito e funcionamento de um ETF (exchange traded fund). Também chamado de fundo de índice, esse é um fundo de investimento que objetiva acompanhar o desempenho de um benchmark.

O seu funcionamento é semelhante ao de um condomínio, tendo os condôminos (cotistas) e o síndico (gestor). Assim, os cotistas são investidores que adquirem cotas do fundo. Eles também ficam responsáveis pelo pagamento das taxas e despesas do fundo.

O gestor, por sua vez, é um profissional do mercado. Seu papel é escolher os investimentos que integrarão a carteira do fundo, conforme a estratégia definida. Em um ETF, o portfólio contará com os mesmos ativos que integram a carteira teórica do índice de referência escolhido.

O que é um BDR?

O BDR (brazilian depositary receipt) é um investimento que integra a renda variável e pode ser encontrado na bolsa brasileira, a B3. Também conhecido como certificado de depósito de valores mobiliários, trata-se de um ativo nacional que está lastreado em um investimento internacional.

Entre as possibilidades, estão ações, ETFs e títulos públicos. Já a emissão de BDRs é feita por uma instituição depositária, que faz investimentos no exterior. Depois, eles ficam sob a custódia de um agente custodiante, para que não sejam negociados indevidamente.

Na sequência, os BDRs são emitidos com lastro nesses investimentos internacionais e passam a ser negociados na B3. Portanto, um BDR de ETF representa um certificado que possui lastro em um fundo de índice estrangeiro.

O que é o BFBI39?

Conhecendo os conceitos de BDR e ETF, é mais fácil compreender o BFBI39, suas características e funcionamento. Para tanto, primeiro vale destacar que BFBI39 representa o código de negociação (ticker) do BDR First Trust Nyse Arca Biotechnology ETF.

Desse modo, se você optar por comprar esse BDR na bolsa brasileira, precisará digitar o ticker no seu home broker. Porém, antes de fazer um aporte, vale conhecer mais sobre a alternativa.

Veja a seguir!

Qual é a data de lançamento do BFBI39?

Os BDRs de ETFs surgiram a partir de 2020, quando a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizou a emissão de certificados com lastro em diversos investimentos estrangeiros. O BFBI39, em específico, foi lançado na data de 15 de setembro de 2021.

Porém, até que seja feita a tradução de todos os documentos que envolvem o investimento, eles ficam restritos aos investidores qualificados. Ou seja, investidores que possuem certificação profissional para atuar no mercado financeiro, ou disponham de, no mínimo, R$ 1 milhão investidos.

Qual é o ETF que dá lastro ao BFBI39?

O BFBI39 está lastreado nas cotas do ETF First Trust Nyse Arca Biotechnology. Desde 23 de junho de 2006, as cotas desse ETF são negociadas na NYSE Arca (uma das bolsas estadunidenses) sob o código FBT. A relação do BDR para o ETF é de 20:1. Isto é, cada cota do ETF está lastreada em 20 BDRs.

Quem realiza a gestão do ETF FBT?

O ETF FBT possui a gestão do First Trust Advisors L.P. Trata-se de uma gestora de ativos norte-americana que começou a atuar em 1991. Para remunerar o serviço, a taxa de administração cobrada dos cotistas em 2021 era de 0,55% ao ano.

Qual é o benchmark espelhado?

O benchmark que o ETF FBT busca acompanhar é o NYSE Arca Biotechnology Index, disponível na bolsa americana desde 18 de outubro de 1991. Seu principal objetivo é medir o desempenho de empresas listadas nos Estados Unidos no setor da biotecnologia.

Para manter a atualização em relação ao mercado, o índice é rebalanceado trimestralmente. Entre as empresas que integravam o Arca Biotechnology Index, em novembro de 2021, estão:

  • Agios Pharmaceuticals;
  • Bio-Techne;
  • Biogen;
  • Bluebird;
  • Charles River Laboratories;
  • Exelixis;
  • Gilead Sciences;
  • Illumina;
  • Iqvia;
  • entre outras.

O BFBI39 distribui dividendos?

Embora o investimento em BDRs seja indireto, é comum que a depositária repasse os dividendos recebidos pelo ativo que lhe dá lastro aos investidores.

No caso do BFBI39, é feita a distribuição, mas isso dependerá dos resultados obtidos pelas empresas que compõem o ETF FBT. Logo, os valores podem variar e não há garantia de recebimento contínuo desse provento.

Investir em BDRs vale a pena?

Depois de conhecer o BFBI39, é comum se perguntar se o investimento vale a pena. No entanto, não há uma resposta única para esse questionamento, já que cada investidor pode ter um perfil de risco e objetivos diferentes.

Nesse sentido é importante que você saiba identificar qual é o seu nível de tolerância aos riscos e o que pretende conquistar com o aporte. Além disso, vale considerar as vantagens e riscos do investimento.

Por exemplo, o investimento em BDRs pode proporcionar a diversificação e dolarização de sua carteira. Afinal, você estará exposto aos resultados de empresas internacionais que integram um ETF negociado em dólar — o que pode ser vantajoso.

Por outro lado, o BDR é uma alternativa que se expõe à volatilidade do mercado. Assim, em períodos de crise, guerras comerciais e eventos que impactem o mercado, o investidor pode se deparar com prejuízos.

Como o investimento em BDRs é feito?

Caso você entenda que vale a pena investir em BDR, chegou o momento de aprender como fazer o aporte. O passo inicial é abrir conta em um banco de investimentos para ter acesso a um home broker — a plataforma onde os BDRs são negociados.

Ao acessá-la, digite o ticker do ativo desejado, como o BFBI39. Depois, digite a quantidade e preço que pretende pagar e lance uma ordem de compra. Caso haja um interessado na venda nessas condições, o negócio será executado e em poucos dias o certificado estará em sua carteira.

Sabendo agora o que é o BFBI39 e como investir nele, não deixe de avaliar seu perfil e objetivos antes de alocar seu capital. Se necessitar de suporte ou tiver dúvidas, vale a pena procurar uma assessoria qualificada, como a Renova Invest.

Para saber mais sobre BDRs e outros investimentos, contate a Renova Invest e conte com um atendimento de excelência!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.