Renova Invest Facebook

Banco digital é seguro? Veja a resposta!

Banco digital é seguro?
Banco digital é seguro?

Os bancos digitais mudaram a forma como as pessoas lidam com o dinheiro. Sem agências físicas, filas e tarifas abusivas, eles ajudam a manter o controle da sua vida financeira. Mas muitas pessoas ainda se perguntam: será que o banco digital é seguro?

Para responder essa pergunta, é importante entender como essas instituições financeiras funcionam e quais são as suas características. Além disso, existem algumas dicas que ajudam a escolher bancos digitais mais seguros.

Quer saber mais? Continue a leitura e saiba como avaliar se um banco digital oferece segurança!

O que é banco digital?

Banco digital é uma instituição financeira que visa ser menos burocrática e que pode oferecer seus produtos e serviços de forma totalmente online. Você pode acessar a sua conta digital por um aplicativo ou pelo computador.

Com isso, pode ver seus extratos bancários, realizar transações financeiras, solicitar empréstimos, entre outras operações em qualquer momento e lugar. Até a própria abertura de conta e envio de documentos se dá de forma digital, assim como a resolução de eventuais problemas.

Isso gera uma importante economia de tempo para os clientes, pois não há necessidade de se deslocar até uma agência física, por exemplo. Além disso, o banco economiza em custos e pode ter tarifas mais competitivas.

Como funciona?

Como você viu, o banco digital funciona de forma online, por meio de aplicativo ou pelo internet banking no computador. Assim, todas as necessidades dos clientes podem ser resolvidas de forma digital, sem filas, sem burocracia e sem precisar sair de casa.

As novas propostas criadas por essas instituições buscam resolver os mais variados problemas do dia a dia. Entre eles, estão as tarifas elevadas, a falta de transparência e o conflito de interesses.

Assim, os bancos digitais têm como principal característica oferecer serviços pelo meio online. O objetivo é ter mais agilidade no atendimento e atingir um número maior de clientes. Entre os principais serviços que eles podem ofercer estão:

Quais são as diferenças para os bancos tradicionais?

A primeira diferença é que os bancos digitais não possuem uma estrutura física como os bancos tradicionais. Por não ter agências e postos de atendimento físicos, por exemplo, é possível reduzir bastante seu custo de operação.

Isso leva a outro ponto, em relação à cobrança de taxas dos clientes. Os bancos tradicionais oferecem uma modalidade de conta sem taxas, conhecida como pacote de serviços essenciais. A opção pode ser vantajosa, mas é menos atrativa do que uma conta digital.

Afinal, a quantidade de serviços é limitada. Um exemplo é o número máximo de transferências que um cliente com pacote de serviços essenciais pode fazer. Já no banco digital, você é livre para fazer quantas transações precisar, sem a necessidade de pagar a mais por elas.

Apesar de muitos bancos tradicionais oferecerem aplicativos e internet banking para a realização de algumas operações online, é importante saber diferenciar isso do banco digital. Na verdade, os bancos tradicionais podem ser digitalizados.

O motivo para isso é que, mesmo com as facilidades online, muitas vezes é necessário ir a uma agência ou caixa eletrônico. Até mesmo para desbloquear o aplicativo. Por outro lado, os bancos digitais nasceram online e concentram todas as suas operações virtualmente.

Banco digital é seguro?

Assim como o Banco Central fiscaliza as instituições bancárias tradicionais, ele também regula os bancos digitais que oferecem contas digitais, cartões de crédito, empréstimos e outros serviços financeiros.

Ou seja, os bancos digitais precisam seguir as mesmas regras dos tradicionais para continuar operando no mercado financeiro. Além disso, o Conselho Monetário Nacional (CMN) definiu novas normas de segurança para instituições financeiras operarem na internet.

Em abril de 2019, o CMN anunciou, por meio da Resolução nº 4658, que essas instituições devem ter uma política de segurança cibernética. Foram definidos requisitos com o objetivo de trazer ainda mais segurança para os clientes.

Além disso, o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) também vale para os bancos digitais. Ele funciona como um seguro do seu dinheiro em caso de falência do banco. A garantia é de até R$250 mil por CPF ou CNPJ e por instituição financeira, até o limite global de R$1 milhão, renováveis a cada 4 anos.

Como avaliar se o banco digital é seguro?

Da mesma forma que você escolheria um banco tradicional, é importante entender suas necessidades antes de buscar a melhor opção. Afinal, cada instituição bancária oferece serviços e propostas diferentes.

Com relação à segurança, existem algumas dicas que você pode seguir para avaliar a qualidade do banco digital. Um exemplo é conferir se ele é regulamentado e se está cadastrado no site do Banco Central.


Você pode avaliar também quais pacotes de serviço são oferecidos e checar o valor das tarifas cobradas. Tenha atenção às cobranças que possam ser consideradas abusivas. Também é interessante verificar a opinião dos clientes em sites e fóruns na internet.

Outra opção é analisar a nota e as avaliações do aplicativo no Google Play ou na Play Store. Afinal, boa parte das operações serão feitas pelo seu dispositivo móvel.

Com relação à segurança dos dados, geralmente as contas digitais apresentam autorização de dispositivo, criptografia e diferentes senhas para garantir que suas informações estarão protegidas. Por esse motivo, transacionar pelo celular pode ser até mais seguro do que pelo caixa eletrônico.

O que o BTG+ pode trazer para você?

Se você busca um banco digital seguro e de qualidade, o BTG+, do BTG Pactual pode ser a escolha certa. Com ele, você pode ter conta-corrente, cartão de crédito, investimentos e outras vantagens em um único lugar.

Assim, você poderá contar com a segurança e credibilidade do maior banco de investimentos da América Latina. Um dos valores da instituição é realizar as atividades com excelência, buscando sempre os melhores resultados.

Gostou de saber que o banco digital é seguro? Isso amplia as suas possibilidades para ter uma conta digital sem preocupação. Assim, você ganha comodidade no seu dia a dia e pode até começar a investir em diferentes produtos financeiros!

Quer saber mais sobre a possibilidade de investir com o seu banco digital? Entre em contato conosco e converse com um de nossos assessores!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.