Renova Invest Facebook

AS Roma Fan Token (ASR): conheça esse token!

Ao falar sobre alternativas de investimentos, é difícil não mencionar as criptomoedas. Esse mercado tem chamado bastante atenção de investidores e especuladores. E, observando esse movimento, times de futebol estão lançando seus próprios ativos digitais. Por exemplo, o AS Roma fan token.

Quem já desejou exercer uma parcela de influência nas decisões de um time que já participou da UEFA Champions League, agora tem essa possibilidade por meio dos fan tokens. Contudo, é preciso entender como eles funcionam antes de expor seu capital aos criptoativos.

Se interessou pelo assunto? Então veja o que é um fan token, como funciona o AS Roma Fan Token e se vale investir nesse tipo de ativo!

O que é um fan token?

No universo das criptomoedas, token é a representação digital de um ativo — que pode ser dinheiro, bens, direitos, imagens, etc. Já o fan token é um ativo digital que está ligado a um clube ou artista. Eles são criados especialmente para sua base de fãs, mas não se limita a ela.

Aquele que compra um fan token, geralmente, conta com diversos benefícios determinados por quem o emitiu. Isso pode envolver premiações, descontos e até a participação em decisões importantes da respectiva equipe ou artista — como se fosse a ação ordinária de uma companhia.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

O que é o AS Roma Fan Token (ASR)?

Como você já deve imaginar, o AS Roma fan token (ASR) é um ativo digital emitido pelo clube italiano Associazione Sportiva Roma. Porém, vale a pena conhecer mais sobre o time.

Confira!

Qual é a história do time?

O AS Roma teve origem em meados de 1927, como resultado da fusão de três equipes de futebol de Roma: o Alba Audace, o Roman e a Fortitudo Pro Roma.

O secretário da Federação Romana do Partido Nacional Fascista à época, Italo Foschi, teve a ideia de criar um time com o nome de Roma, que pudesse buscar resultados maiores. Seu primeiro grande título foi obtido no ano de sua criação — a Copa CONI, atualmente chamada de Copa da Itália.

Em mais de 94 anos de história, o clube reuniu diversos títulos em competições italianas, como a Taça das Cidades com Feiras, o Campeonato Italiano, Supercopa da Itália, entre outros. Porém, embora já tenha participado da UEFA Champions League, o time nunca se consagrou campeão.


Quando surgiu e quais as principais características do token do AS Roma?

O AS Roma fan token (ASR) foi lançado em fevereiro de 2020, na plataforma Socios.com — um site com tokens de diversos times de futebol pelo mundo. Esse token funciona com a mesma tecnologia das criptomoedas, o blockchain. Logo, as negociações são transparentes e não podem ser fraudadas.

Um benefício que o AS Roma confere àquele que tem o token, é a possibilidade de votar nas decisões oficiais do clube. Em uma das primeiras enquetes, os titulares dos tokens podiam escolher o nome que seria dado a um dos centros de treinamento do time.

Ao participar das enquetes, o investidor recebe pontos de recompensa que podem ser usados para acessar experiências únicas e mercadorias exclusivas do clube. Isso inclui assistir a uma partida na área VIP do estádio, ter a chance de conhecer jogadores, ganhar produtos autografados e mais.

Sobretudo, quanto mais tokens você tiver, mais benefícios terá acesso. E se engana quem acredita que somente torcedores do time podem adquirir esses tokens. Na verdade, qualquer pessoa interessada no ativo poderá adquiri-lo.

Quais os riscos desse investimento?

Após conhecer um pouco mais sobre o que é o AS Roma fan token (ASR), você deve estar interessado em saber os riscos desse tipo de investimento.

Os fan tokens são considerados ativos de renda variável. Logo, não é possível saber com antecedência se o investimento será, de fato, lucrativo. Ademais, os ativos digitais são precificados de acordo com a lei da oferta e demanda, sendo que os preços podem passar por grandes oscilações.

Tenha em mente que quanto maior for a quantidade de interessados em obter um criptoativo, maior tende a ser seu preço. E o contrário também é verdadeiro. Portanto, se houver um aumento de oferta, sem demanda suficiente, a tendência é que seu preço caia.

Além disso, é importante pontuar que muitos países ainda não têm regras sobre a negociação desses ativos — como o Brasil. Nesse sentido, pode ser necessário abrir conta em instituições situadas fora do país e sem segurança institucional.

Vale a pena investir no AS Roma Fan Token (ASR)?

O investimento no AS Roma Fan Token (ASR) ou em qualquer outro criptoativo depende da análise individual do investidor. Para tanto, é preciso avaliar o perfil de risco e os objetivos financeiros. Afinal, nem todos estão preparados ou dispostos a correr o risco do mercado cripto.

Ademais, como você viu, para adquirir esses ativos por conta própria, é necessário utilizar exchanges ou sites estrangeiros. Isso pode elevar ainda mais o risco da negociação e o de você cair em golpes ou fraudes financeiras.

Agora, se você quer evitar esse tipo de situação, pode investir com mais segurança em alternativas nacionais com exposição ao mercado de criptoativos. Veja a seguir!

Fundos de investimento

Os fundos de investimento são alternativas de investimento coletivo. Assim, eles são formados pela reunião do capital de diversos investidores. Esse patrimônio fica sob a responsabilidade de um gestor profissional, encarregado de montar estrategicamente o portfólio do fundo.

Suas cotas são negociadas nas plataformas de bancos de investimento — instituições que seguem as rigorosas leis e normas brasileiras. Atualmente, existem fundos que adotam estratégias de investimento que contemplam as criptomoedas. Então é uma forma indireta de se expor a elas.

Fundos de índice (ETFs)

Os fundos de índice (ETFs) funcionam de maneira semelhante aos demais fundos. No entanto, o objetivo de um ETF é espelhar a performance de um benchmark, sendo possível encontrar aqueles que seguem índices do mercado cripto. Já as cotas são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3.

Chegando até aqui, você já sabe o que é o AS Roma Fan Token (ASR), como ele funciona e os riscos envolvidos. Contudo, caso queira se expor de forma indireta às criptomoedas, não deixe de conferir e estudar as alternativas regulamentadas do mercado brasileiro para investir.


Precisa de ajuda para entender mais sobre os investimentos? A Renova Invest possui uma equipe qualificada e pronta para lhe atender. Entre em contato!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.