Juventus Fan Token (JUV): conheça essa criptomoeda?

Juventus Fan Token
Juventus Fan Token

Os fan tokens surgiram como uma forma de fidelizar os torcedores dos clubes de futebol e ser uma nova fonte de renda para as associações esportivas. Mas, diante da popularidade desses ativos, eles também se tornaram uma opção de investimento alternativo.

Assim, os fãs de jogos, que gostam de participar ativamente das atividades do seu time favorito, agora podem se tornar investidores ao ingressar nesse mercado. Nesse sentido, vale a pena conhecer o Juventus Fan Token (JUV).

A seguir, confira como funciona o criptoativo JUV e descubra como se tornar um torcedor investidor!

O que é um fan token?

Para começar, é importante compreender o que é um fan token. Trata-se de um ativo digital que dá ao seu titular o acesso a diversos benefícios como fãs ou torcedores. Por exemplo, o detentor desse token pode influenciar as decisões do seu clube favorito.

Ele também tem acesso a descontos em produtos oficiais e ingressos de partidas. Além disso, quem é proprietário de um fan token adquire o direito de participar de experiências únicas — como assistir aos treinos e conhecer os jogadores — e ainda ser reconhecido como super fã.

Por conta de suas características, esse tipo de token pode ser usado por clubes de futebol, associações esportivas e atletas. Ademais, ele pode ser útil até mesmo para fã clubes de bandas e artistas musicais visando oferecer uma experiência exclusiva e personalizada para o seu público.

Assim, é possível aumentar o engajamento dos fãs e torcedores com a marca. Em contrapartida, o interesse poderá gerar mais receita para os clubes. Por exemplo, o fan token do Flamengo, lançado em novembro de 2021, rendeu aproximadamente R$ 16,5 milhões para o time de futebol brasileiro.

Além de ser um ativo digital que proporciona diversas vantagens para os admiradores de uma empresa ou atleta, o fan token se tornou uma opção de investimento alternativo. Isso porque sua emissão é limitada, fazendo com que haja o risco de escassez diante de uma alta procura por ele.

Por conta disso, pode existir uma tendência de que o seu preço aumente no mercado. Portanto, a volatilidade pode ser benéfica para os investidores e traders que buscam obter rendimentos com operações de curto, médio e longo prazo.

O que é o Juventus Fan Token (JUV) e como funciona esse ativo?

Agora que você conhece o fan token, fica mais fácil entender o que é Juventus Fan Token (JUV). Como o próprio nome indica, ele é um ativo digital oferecido aos torcedores do Juventus — um clube de futebol italiano.

Renda fixa
Seta Tripla

Descubra agora a
NOVA RENDA FIXA
que pode turbinar seus ganhos. 


Ele foi o primeiro time do mundo a lançar esse tipo de ativo, no final de 2019. O lançamento se deu no socios.com — uma plataforma criadora de fan tokens.

O JUV teve uma oferta de 20.000.000 de unidades, das quais 1.315.932 foram concedidas aos torcedores. Enquanto isso, o Juventus ficou com o restante para ser vendido posteriormente.

Desde então, os fãs detentores de Juventus Fan Token podem aproveitar dos benefícios concedidos por esse ativo. Alguns exemplos são recompensas ao responder questionários, entrada VIP em qualquer liga europeia, voo com a equipe em uma partida fora de casa e muito mais.

Quais os riscos de investir em fan token?

Como você viu, um fan token pode se apresentar como uma alternativa de investimento interessante devido à possibilidade de gerar ganhos com a volatilidade do seu preço. Contudo, a exposição a esse tipo de ativo pode ser arriscada.

Primeiro, porque existe a possibilidade de o ativo deixar de ter valor. Afinal, o foco do fan token é oferecer benefícios aos torcedores e não de gerar retorno financeiro. Assim, diante do desinteresse nesse ativo, o seu preço tende a cair — o que resultaria em prejuízos para os investidores.

Além disso, há o risco de que a parceria entre o clube e o socios.com termine. Isso porque existem fan tokens com prazo de validade, a partir do qual ele perde a sua utilidade. Se não houver a renovação de contrato ou outra plataforma não comercializá-los, esses ativos deixarão de ter valor.

Como não há garantias de recompra dos fan tokens inutilizados, os detentores desses ativos serão financeiramente prejudicados. Isso é, claro, se não aproveitarem os benefícios oferecidos por ele dentro do prazo de validade.

Vale a pena investir no Juventus Fan Token (JUV)?

Depois de conhecer o Juventus Fan Taken (JUV) ao saber o que é e como funciona esse ativo, é o momento de decidir se vale a pena investir nele. Essa é uma decisão individual e que deve ser fundamentada em informações conscientes.

Um dos critérios a ser considerado é o seu perfil do investidor. Essa classificação permite saber qual é o seu nível de tolerância aos riscos. Assim, é possível identificar se ativos digitais fazem sentido para as suas características e expectativas.

Outro ponto que ajuda a orientar a decisão de investimento são os seus objetivos financeiros. A partir deles, você pode compreender se o fan token é adequado para o horizonte de tempo dos seus planos. Nesse sentido, lembre-se que certos ativos digitais possuem prazo de validade.


Por fim, mais um passo fundamental é considerar o seu conhecimento sobre tokens. Como esse é um ativo altamente volátil, você deve estudar e avaliar as condições do mercado para saber se realmente está pronto para se expor a ele.

Caso você decida investir em fan token, é possível comprar esse ativo diretamente por meio de plataformas específicas. Já se o seu interesse é se expor aos criptoativos com mais segurança institucional, vale a pena considerar investir em fundos de investimentos regulamentados.

Agora você já sabe o que é Juventus Fan Token (JUV) e como funciona esse tipo de ativo. Ao decidir se expor a ele, lembre-se de considerar o seu perfil de investidor e os seus objetivos financeiros, além de seu conhecimento sobre esse mercado para tomar uma boa decisão de investimento.

Ficou com dúvidas sobre o mercado de ativos digitais? Entre em contato com a Renova Invest e converse com um de nossos assessores!

Para aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre o mercado financeiro, nos acompanhe nas redes sociais. Estamos no YouTubeInstagramFacebook e LinkedIn!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.