Renova Invest Facebook

Paris Saint-Germain Fan Token: a criptomoeda do PSG!

É provável que você conheça o Paris Saint-Germain, uma das principais equipes de futebol do mundo. Contudo, talvez você não saiba ainda o que é o Paris Saint-Germain Fan Token — o criptoativo que permite a participação dos fãs em decisões do clube e dá outros benefícios.

A tecnologia dos fan tokens tem ganhado cada vez mais espaço no mundo dos esportes. Isso ocorre porque, além de ser uma possibilidade de engajar torcedores, esses tokens também surgem como uma maneira de investir em ativos digitais.

Quer entender melhor o que é e como funciona o Paris Saint-Germain Fan Token? Então continue a leitura deste artigo e tire suas dúvidas!

O que é um fan token?

Um fan token é um criptoativo que permite ao torcedor interagir com seu clube, liga ou atleta preferido de diversas formas. É possível, por exemplo, votar em enquetes sobre qual música tocará no estádio ou até mesmo escolher a camiseta que a equipe utilizará no jogo.

De maneira geral, as possibilidades de interação de um fã variam de acordo com a quantidade de tokens que ele tiver. Ou seja, quanto maior o volume de ativos, maior será a possibilidade de o torcedor influenciar nas decisões do time.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Vale notar que as votações do Paris Saint-Germain ocorrem dentro da plataforma do Socios.com. Nesse ambiente, são elaboradas as possibilidades de benefícios dos tokens — de acordo com o clube e a parceria firmada com a plataforma.

Embora o funcionamento do fan token apresente semelhanças com outros tipos de votação envolvendo os fãs, existem diferenças. Um dos grandes diferenciais do fan token está no fato de que ele pode ser comprado e vendido no mercado digital.

Assim, o valor de mercado do fan token pode variar de acordo com a oferta e demanda do mercado. Dessa forma, para além de participar de decisões das equipes esportivas, o usuário pode adotar estratégias para ter ganhos econômicos com a volatilidade dos ativos.

O que é o Paris Saint-Germain Fan Token?

Agora que você compreende melhor o que é um fan token, é possível entender o que é e como funciona especificamente o token adotado pelo Paris Saint-Germain.

Chamado de Paris Saint-Germain Fan Token, essa é uma ferramenta utilizada pelo time francês de futebol para fazer com que a torcida se aproxime mais de suas estrelas.


Nesse sentido, alguns elementos — como a mensagem que aparece na braçadeira de capitão do time e o design do ônibus e vestiário da equipe — podem ser escolhidos pelos fãs. Para facilitar essa tarefa, foi desenvolvido um aplicativo que permite aos donos dos tokens participarem dessas votações.

Dessa maneira, o time promove maior engajamento da torcida e tem o token como mais uma alternativa de captação de dinheiro. Além disso, como você viu, ele também serve como um uma moeda virtual, com sua própria economia e dinâmica de valorização e desvalorização.

Apenas a título de exemplo, quando o jogador Lionel Messi foi contratado pelo time parisiense, o preço do Paris Saint-Germain Fan Token aumentou. Assim, quem vendeu o token na época teve a oportunidade de conseguir lucros com ele.

Logo, o fan token também serve como uma forma de atrair investidores. E é válido notar que o fan token não é uma exclusividade do PSG. Esse tipo de moeda virtual é negociado pela plataforma Socios.com, que tem parceria com mais de 30 clubes pelo mundo — inclusive brasileiros.

Quais as principais características do Paris Saint-Germain Fan Token

Depois de compreender o que é o Paris Saint-Germain Fan Token, vale a pena conhecer algumas de suas principais características. Portanto, confira as informações a seguir:

Origem

O fan token do PSG foi lançado ainda em junho de 2020, sendo desenvolvido com base em um sistema de blockchain. Considerado um token utilitário, ele funciona como um ativo nativo de um ecossistema — no caso, a plataforma Socios.com.

Benefícios

Como você viu, os fan tokens podem oferecer diferentes benefícios para quem os detém. Alguns dos mais comuns são:

  • ingresso grátis;
  • participação em decisões da equipe;
  • experiências VIP;
  • acesso a conteúdo exclusivo;
  • acesso ao banco de reservas;
  • votação no uniforme que o time usará;
  • produtos exclusivos e autografados.

Comercialização

O Paris Saint-Germain Fan Token pode ser comercializado de diferentes formas. Assim, é possível adquiri-lo em sites especializados, mas também por meio do mercado de criptomoedas.

Em relação ao preço do token, ele pode variar. Uma vez que o ativo é negociado livremente, o valor a ser pago dependerá da relação de oferta e demanda do mercado. Por isso, caso você tenha interesse em adquiri-lo, é necessário avaliar o preço.

Vale a pena investir no Paris Saint-Germain Fan Token?

Até aqui você entrou em contato com o conceito, funcionalidade e principais características do Paris Saint-Germain Fan Token. Diante dessas informações, cabe questionar se vale ou não a pena investir nesse ativo digital.

Contudo, essa é uma questão que depende exclusivamente de cada investidor. Por isso, você deve considerar tanto as informações do ativo quanto suas condições, como perfil e objetivos financeiros, para tomar uma decisão.

A escolhe merece cuidado especial se você pretende usar o fan token não apenas para ter acesso ao time, mas como forma de investimento ou especulação. Assim, é importante analisar as vantagens possíveis e considerar os riscos do investimento.

Não deixe de considerar aspectos como:

  • segurança da instituição: é fundamental analisar a credibilidade e segurança fornecida pela instituição que comercializa os tokens, evitando possíveis fraudes e golpes;
  • volatilidade do preço: como você viu, os tokens são parte do mercado de renda variável, o que significa que existe risco de desvalorização do ativo — acarretando em perda de capital;
  • incipiência de mercado: o mercado de tokens ainda é novo e está em aperfeiçoamento. Logo, é possível que problemas sérios de segurança possam gerar grandes prejuízos para as plataformas.

Como se expor a ativos digitais de forma mais segura?

Diante dos riscos envolvidos na compra de fan tokens, uma alternativa que pode ser interessante para o investidor são os fundos de investimentos e fundos de índice (ETFs) atrelados ao mercado de criptoativos.

A partir deles, você pode expor seu capital a esse mercado contando com a segurança das instituições reguladoras. Com isso, diferentemente da negociação direta dos ativos digitais, os fundos permitem usufruir da regulamentação do mercado financeiro.


Como você viu, o Paris Saint-Germain Fan Token é uma espécie de criptoativo que envolve benefícios, mas também riscos. Assim, para investir nesse mercado, é importante considerar as características das moedas digitais e avaliar se a alternativa faz sentido às suas necessidades.

Você quer ter acesso a mais conteúdos como esse e manter-se atualizado sobre as oportunidades do mercado? Acompanhe nossas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.