Renova Invest Facebook

Lazio Fan Token (LAZIO): o que é e como funciona?

Lazio Fan Token
Lazio Fan Token

As criptomoedas surgiram como uma proposta de disrupção no sistema financeiro tradicional. Porém, a exploração e a aplicação dos ativos digitais já ultrapassaram as fronteiras desse mercado, impactando até o futebol — como é o caso do Lazio Fan Token.

Ativos como esse tem objetivo central de aproximar o clube de seus torcedores, por meio de ações de engajamento. Além disso, os fan tokens também podem ser utilizados para investimento no mercado de cripto. Desse modo, pode ser interessante conhecer mais sobre o tema.

Portanto, acompanhe a leitura para entender o que é o Lazio Fan Token e como esse ativo funciona!

O que é um fan token?

Para conhecer o funcionamento do Lazio Fan Token, é importante entender os fan tokens. Eles são criptoativos que surgiram com o objetivo de gerar um maior engajamento com fãs e seguidores de um artista, modalidade esportiva ou time.

O funcionamento deles é similar ao de um clube de benefícios. Ou seja, ao ter posse de um fan token, o torcedor poderá ter descontos em produtos oficiais, participar de processos decisórios e ganhar recompensas e experiências exclusivas.

O uso dos fan tokens no esporte começou no futebol europeu. Os clubes do continente foram os primeiros a permitir, por exemplo, que os donos desses criptoativos votassem nas músicas que tocavam nas arenas.

Além disso, esses tokens também são um ativo digital. Assim, eles podem ser usados em estratégias de investimento ao serem negociados no mercado de criptoativos. Nesse caso, as negociações com fan tokens são protegidos pelo blockchain em que estão inseridos — similar às criptomoedas.

No entanto, vale destacar que os fan tokens não são um tipo de moeda digital, como o bitcoin. Eles não têm o propósito, por exemplo, de servirem como meio de pagamento. Por isso, são classificados como “utility tokens” — ou tokens de utilidade.

Cada clube ou artista conta com certa autonomia para estipular as regras de funcionamento e os benefícios que estão agregados aos seus tokens. Entretanto, como são criptoativos, os fan tokens estão expostos à volatilidade desse mercado.

O que é o Lazio Fan Token?

O Lazio Fan Token é o criptoativo do clube de futebol italiano Società Sportiva Lazio. Ele é um dos principais times de futebol da Itália. A fundação da equipe se deu em 1900 em Roma, capital italiana. O seu nome é uma homenagem à região em que a metrópole se localiza, que se chama Lácio.

Renda fixa
Seta Tripla

Descubra agora a
NOVA RENDA FIXA
que pode turbinar seus ganhos. 


Ele foi o primeiro clube profissional de Roma e é também um dos mais bem-sucedidos do país, com 15 títulos nacionais e 2 internacionais. O seu principal rival é a A.S Roma. Ambos fazem o clássico conhecido como Derby della Capitale.

O fan token offering (FTO) — ou oferta de fan token — do time aconteceu em 2021. Isso se deu a partir de uma parceria do Società Sportiva Lazio com a Binance, uma exchange de criptoativos.

A parceria entre a Lazio e a Binance também permitiu que a exchange estampasse sua marca no uniforme no clube. O acordo foi de 30 milhões de euros com duração de dois anos — e possibilidade de estender para um terceiro.

Com o token que se chama “LAZIO”, os torcedores podem se engajar em votações do Lazio e também ter acesso ao clube de benefícios do time. Com o lançamento, o Lazio espera que o token seja um dos instrumentos que facilite a expansão global da marca.

A criação dos tokens LAZIO é responsabilidade da plataforma Socios.com, uma das maiores organizações no mercado de utility tokens. Ela também cria fan tokens de outros clubes internacionais e de companhias como o Ultimate Fighting Championship (UFC).

Quais são as principais características do Lazio Fan Token?

Como você viu, o Lazio Fan Token é um token de governança. Ou seja, ele permite que os torcedores da equipe e demais investidores que têm posse desse criptoativo possam participar de eventuais decisões que o clube tomar.

Uma das participações que o fan token permite é a votação sobre a frase que o capitão do time usará em sua faixa. Assim, os torcedores podem sugerir expressões ou apenas votar naquelas que estão disponíveis.

Também é possível ganhar benefícios exclusivos com o LAZIO. Os torcedores podem receber convites para participarem de tours pelo estádio ou sede do clube Lazio, além de concorrer a ingressos para acompanhar jogos em setores VIP.

Outro ponto interessante está na parceria com a Binance. Com isso, os tokens foram lançados na blockchain da própria exchange e podem gerar negociações com reduções de custos. O clube e a empresa também esperam lançar novas funcionalidades, inclusive com a comercialização de non-fungible tokens (NFTs).

Como investir no Lazio Fan Token (LAZIO)?

Se você entendeu as principais características do fan token do Lazio e tem interesse em usar esse token como investimento, é preciso saber quais são as possibilidades para isso. Como vimos, apesar de não ser a função principal do token, ele pode ser negociado por especuladores.


Para avaliar essa opção, é preciso compreender se ela está em alinhamento com seu perfil de investidor. Nesse sentido, os utility tokens estão expostos à volatilidade do mercado de criptos. Por isso, podem se adequar mais para investidores arrojados.

Ainda, é importante ter em mente que a compra e venda direta de criptoativos por meio de exchanges precisa de cautela. Afinal, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) não regula esse mercado. Portanto, o investidor está mais vulnerável a fraudes.

Dessa maneira, pode ser interessante se expor ao mercado de criptoativos por alternativas regulamentadas. Por exemplo, os exchange traded funds (ETFs) ou fundos de índices. Eles são veículos coletivos com cotas negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3.

Outra possibilidade regulamentada são os fundos de criptoativos. Enquanto os ETFs seguem um indicador, esses fundos têm o objetivo de superar os resultados de um índice. Para isso, cada veículo pode adotar uma estratégia diferente e ter seu próprio grau de exposição ao mercado de criptos.

Neste conteúdo você viu que o Lazio Fan Token é um criptoativo que surgiu da parceria entre o Lazio, time italiano de futebol, e a Binance. Agora é possível utilizar essas informações para considerar seu interesse no time ou na especulação com ativos digitais.

Quer saber mais sobre tendências do mercado financeiro? Acompanhe nossas publicações no Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn!

 

 

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.