Renova Invest Facebook

Wrapped Bitcoin: O que é? Entenda mais detalhes sobre!

Wrapped Bitcoin
Wrapped Bitcoin

O bitcoin (BTC) é a primeira criptomoeda lançada na tecnologia blockchain. Apesar disso, ele não pode ser usado em outra rede, como a ethereum. Isso porque, em regra, as moedas digitais não podem ser transferidas de uma plataforma para outra. A partir desse problema é que surgiu o wrapped bitcoin (WBTC).

Esse token foi desenvolvido com o objetivo de ser a solução para a interoperacionalização das redes de blockchain. Com ele, é possível utilizar o bitcoin em outras plataformas, ampliando as possibilidades de uso da moeda.

Quer entender como esse processo funciona? Neste conteúdo, você aprenderá o que é e como funciona o wrapped bitcoin e por que ele pode ser vantajoso para as transações do mercado cripto!

O que é um token?

Para iniciar, é interessante entender o que é um token. Assim, ficará mais fácil compreender os detalhes sobre o wrapped bitcoin. O termo token pode ser traduzido como ficha ou símbolo.

Desse modo, no mercado de criptomoedas, ele significa a representação digital de um ativo — que pode ser propriedade, investimento ou dinheiro — em uma rede blockchain. Por sua vez, o blockchain é uma tecnologia que permite registrar os ativos.

Ela funciona como um livro-razão digital público, incorruptível e imutável. Assim, as transações podem ser registradas sem precisar de um intermediário. Ou seja, é um sistema descentralizado que não depende de um governo ou órgão específico para funcionar.

Além disso, existem diversos tipos de tokens, sendo as criptomoedas as mais populares. Porém, também há os tokens não-fungíveis (NFTs), que representam um item único. Dessa maneira, ele pode se referir a uma obra de arte, um gif e outros materiais digitais, garantindo a exclusividade do token por meio do registro no blockchain.

O que é o wrapped bitcoin?

Agora que você já sabe o que é um token, é hora de entender o que é o wrapped bitcoin. De modo geral, um wrapped token representa um ativo de um blockchain diferente do qual ele foi desenvolvido.

Dessa maneira, um wrapped bitcoin é um token do bitcoin para ser utilizado na plataforma ethereum. Ele foi criado para permitir que os titulares de bitcoins possam fazer aplicações financeiras descentralizadas (DeFi) na ethereum.

Vale saber que a ethereum é uma rede de blockchain capaz de executar contratos inteligentes e aplicações financeiras descentralizadas. Ela pode ser utilizada para fazer transações comerciais, jogos e metaverso — um ambiente virtual que visa replicar a realidade por meio de equipamentos digitais. Essa rede também apresenta a sua moeda nativa, a ether (ETH).

Renda fixa
Seta Tripla

Descubra agora a
NOVA RENDA FIXA
que pode turbinar seus ganhos. 


Ademais, o wrapped bitcoin pode ser rapidamente convertido para o seu ativo original bitcoin. Nesse caso, a movimentação se chama unwrapped. Além disso, o processo de criação e conversão desses tokens é simples e acontece como a negociação de qualquer criptomoeda na rede.

Como funciona um wrapped bitcoin?

Sabendo o que é um wrapped bitcoin, é importante entender como ele funciona. Na prática, esses tokens precisam de um custodiante, que é uma empresa que detém uma quantia equivalente do ativo original.

No caso do wrapped bitcoin, o custodiante precisa ter 1 BTC para cada WBTC emitido com prova dessa reserva na rede. Dessa maneira, um usuário transfere o BTC para o custodiante que, por sua vez, emitirá a mesma quantia em WBTC na rede ethereum.

Já no caso do unwrapped, o usuário faz a solicitação da queima e o custodiante destrói o WBTC e devolve o BTC da reserva para o cliente. Como você viu, todo o processo de conversão e reversão é feito pela custodiante.

O processo também é gerenciado por uma organização autônoma descentralizada (DAO), construída na rede da ethereum. Trata-se de um software que opera com suas próprias regras registradas no blockchain. Assim, as DAOs não sofrem influências externas, sendo autogovernadas.

Quais as vantagens de utilizar o wrapped bitcoin?

Após entender como funciona o WBTC, é possível que você esteja curioso para saber as vantagens de utilizar esse token. Primeiramente, os wrapped bitcoins podem aumentar a liquidez e a eficiência do capital do investidor em bitcoin.

Isso porque há velocidade e rapidez em fazer a conversão da criptomoeda em WBTC. Desse modo, é possível utilizar ativos ociosos em outras blockchains. Além disso, o bitcoin costuma ter um sistema mais lento e um custo mais elevado.

Dessa forma, transformá-los em WBTC para utilizá-lo na ethereum pode reduzir as taxas e proporcionar transações mais rápidas.

Como investir no mercado de criptos?

Até aqui, você já acumulou bastante conhecimento sobre o WBTC. Agora, chegou a vez de saber como investir no mercado cripto. Uma das formas é com o investimento direto. Assim, os ativos são comprados diretamente de uma exchange — empresa especializada na negociação de criptoativos.

Entretanto, por não ser uma forma regulamentada no Brasil, ela tende a oferecer maiores riscos. Já o segundo modo é o indireto, por meio de fundos de investimentos. Essa alternativa é regulada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), trazendo maior segurança.


Os fundos de investimento funcionam como um condomínio financeiro. Para tanto, ele é gerenciado por um gestor profissional que faz os aportes seguindo a estratégia estabelecida. Existem fundos com diferentes níveis de alocação em criptoativos e eles são disponibilizados na plataforma do seu banco de investimentos.

Além disso, é possível recorrer aos fundos de índice (ETF), que são negociados na bolsa de valores. Nesse caso, a estratégia é focada em replicar um indicador de mercado. Assim, a alocação pode ser feita espelhando a carteira teórica de índices que investem em criptoativos.

Para fazer aportes em ETF, é preciso acessar o home broker do seu banco de investimentos. Depois, basta buscar pelo ticker (código do ativo) do ETF escolhido, emitir a ordem de compra e aguardar a efetivação da transação. Em alguns dias, as cotas aparecerão em sua carteira de investimentos.

Ao longo deste post, você aprendeu que o wrapped bitcoin é a representação do bitcoin que pode ser utilizada na plataforma ethereum. Assim, essa ferramenta permite a interoperabilidade no ecossistema de criptomoedas, trazendo maior liquidez entre as redes de blockchain.

Ainda não sabe como investir? Acesse o nosso site e conte com a assessoria de investimentos da Renova Invest!

 

 

 

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.