Renova Invest Facebook

WEB311: Conheça o ETF da Hashdex que investe na internet do futuro!

WEB311
WEB311

O ETF WEB311 surgiu como uma alternativa de investimento para quem tem interesse em investir na internet do futuro. Isso porque ele investe em plataformas de smart contracts (contratos inteligentes) ligadas aos criptoativos e à tecnologia blockchain.

Em um mundo cada vez mais digital, essas tecnologias podem mudar a forma como os pagamentos são realizados na internet. No entanto, antes de tomar uma decisão de investimento nesse segmento, é importante estudar melhor a seu respeito.

Portanto, se você é um entusiasta de novas tecnologias e deseja participar dos resultados do setor ao investir, acompanhe este post. Nele, você aprenderá mais sobre o WEB311, o ETF da Hashdex que investe na internet do futuro.

Não perca!

O que é e como funciona um ETF?

Considerando que o WEB311 é um ETF, primeiro é importante analisar o conceito e funcionamento desse tipo de investimento.

O exchange traded fund (ETF) ou fundo de índice é um veículo de investimento coletivo. Ele é formado pelo capital de diferentes investidores que adquirem cotas de participação. O dinheiro reunido fica sob a administração de um gestor profissional, responsável por montar a carteira do fundo.

Em relação ao objetivo, o ETF busca replicar a performance de um índice de mercado — seja ele de renda fixa ou renda variável. Logo, o seu portfólio será formado com base na carteira teórica do índice escolhido como referência.

Nesse sentido, ao investir em um ETF, você estará se expondo a todos os ativos que integram a sua carteira teórica. As cotas dos ETFs podem ser adquiridas por meio de um home broker — uma plataforma digital usada para acessar a bolsa de valores.

O que é WEB311?

Todo ETF que lança suas cotas na B3 (a bolsa de valores brasileira) recebe um código de negociação (ticker). Normalmente, esse código é composto por uma sequência de letras e números. Assim, WEB311 é o ticker do Hashdex Smart Contract Platforms Fundo de Índice.

Trata-se de um fundo de índice que traz ao investidor brasileiro a possibilidade de se expor às principais plataformas de smart contracts do mundo. Ou seja, essa é uma forma de participar dos resultados da internet do futuro.

Após a evolução da internet da informação (nos anos de 1990) e da internet social (a partir de 2005), em 2020, deu-se início à chamada web 3.0 — a internet de valor. A sua proposta é trazer a descentralização dos meios de pagamento, com o aumento da utilização das criptomoedas.

Nesse cenário, o uso dos contratos inteligentes em uma rede blockchain permite a negociação de criptoativos entre duas pessoas de qualquer do mundo de forma segura e prática. O processo acontece sem a necessidade de contar com o intermédio de bancos ou Governos.

Com a popularização dessas tecnologias, há a possibilidade de que as formas de fazer pagamentos e outros contratos online passe por mudanças.

Quais são as principais características?

Após revisitar o conceito de ETF e aprender mais sobre o que é o WEB311, vale conferir também suas principais características.

Esse ETF foi lançado na B3 em 30 de março de 2022. A sua gestão é feita pela Hashdex Gestora de Recursos, a maior gestora de ativos digitais da América Latina. Já a administração fica a cargo do Banco Genial.

Na prática, o WEB311 visa espelhar a performance do CF Web 3.0 Smart Contract Platforms Market Cap Index – Brazil. Trata-se de um índice que acompanha o desempenho de plataformas de contratos inteligentes no universo dos criptoativos.

Na data de seu lançamento, o WEB311 contava com uma carteira formada por utility tokens (tokens de utilidade) das plataformas de redes como:

Ademais, o nível máximo de exposição em cada criptoativo é limitado a 22,5%. Além disso, a carteira do WEB311 é rebalanceada trimestralmente, no primeiro dia útil de março, junho, setembro e dezembro.

Quais são as vantagens e riscos de investir no WEB311?

Uma das principais vantagens de investir no WEB311 é a possibilidade de expor seu capital a um universo em expansão — o da web 3.0. Essa também é uma forma de participar do resultado das criptomoedas de forma regular e com proteção institucional.

Geralmente, quem deseja investir em criptomoedas de forma direta precisa se valer de empresas estrangeiras ou que não tem regulamentação específica. O motivo é que muitos países, como o Brasil, ainda não têm regras específicas a respeito da negociação de criptoativos.

Assim, quem escolhe essa via, se expõe a um maior risco de cair em golpes e fraudes na internet. Por outro lado, ao adquirir um ETF (como o WEB311), você estará mais protegido contra esse tipo de ocorrência. Ademais, essa modalidade de investimento é regulamentada.

Outra vantagem é contar com a praticidade de ter um gestor profissional para montar a carteira do fundo. Assim, você não precisará despender o seu tempo analisando e adquirindo cada ativo que compõe o índice de referência manualmente.

Em relação aos riscos, é válido frisar que essa é uma alternativa de renda variável. Nesse sentido, não é possível antever os resultados do investimento. Portanto, é possível lucrar ou realizar prejuízos — a depender do ânimo e da volatilidade do mercado cripto, que costuma ser alta.

Vale a pena investir no WEB311?

Ao chegar nesse trecho, você pode ter interesse em saber se vale a pena investir no WEB311. Contudo, não há uma resposta definitiva para esse questionamento. Isso porque a decisão deve ser tomada com base na análise do seu perfil de investidor e objetivos financeiros.

Como vimos, o WEB311 é um investimento que pode proporcionar ganhos ou perdas. No entanto, nem todos estão dispostos a perder dinheiro. Portanto, é comum que essa seja uma alternativa buscada por quem tem um apetite maior aos riscos — como quem tem o perfil arrojado.

De toda a forma, isso não impede que o investimento seja realizado por quem tem o perfil menos aberto ao risco. Afinal, para reduzir a exposição aos riscos presentes na renda variável, é possível limitar o investimento a uma pequena fração de seu capital, por exemplo.

Depois de ver o conceito e funcionamento do WEB311, você terá mais dados para avaliar se vale a pena fazer o aporte. Caso a resposta seja positiva, não deixe de adotar estratégias para proteger o seu capital e considerar o seu perfil de investidor e objetivos no mercado.

Precisa de ajuda para entender mais sobre qualquer assunto mencionado neste artigo? Entre em contato agora mesmo com um de nossos assessores!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.