Renova Invest Facebook

Bear market: entenda o que é e como aproveitar

ear market
ear market

No mercado financeiro, existem muitos termos desconhecidos para quem não investe ou está iniciando sua jornada no mundo dos investimentos. Um deles é o bear market. Você sabe o que ele significa e por que é necessário compreendê-lo?

Se você investe em ações ou deseja iniciar no mercado de renda variável é importante conhecer esse movimento da bolsa. Assim, é possível aproveitar as melhores condições e tomar decisões mais acertadas ao alocar os seus recursos.

Portanto, se quer entender mais sobre o bear market, continue a leitura deste artigo. Nele, você aprenderá o que significa esse conceito e como aproveitá-lo.

Vamos lá?

O que é bear market?

Em tradução livre, o termo bear market significa “mercado de urso”. Na prática, o entendimento sobre o termo se relaciona com a maneira em que o animal ataca: de cima para baixo. Portanto, ele se refere a um contexto econômico negativo.

Ou seja, quando o mercado sai de uma alta e passa a ter um movimento de baixa. Assim, o bear market se refere ao momento em que preço dos papéis da bolsa sofrem quedas. Sendo assim, há possibilidade iminente de prejuízos com a desvalorização.

Além disso, é importante não confundir o conceito com os momentos de correção. Os bear markets são menos previsíveis e se relacionam com perspectivas pessimistas no âmbito da economia. Já os momentos de correção tendem a ser previstos por análises técnicas — e são mais comuns ao longo do tempo.

Para o órgão norte-americano Securities and Exchange Commission (SEC), por exemplo, o bear market pode ser definido como períodos de, no mínimo 2 meses, em que os as cotações do mercado recuam. As quedas devem somar, pelo menos, 20%.

Um exemplo dessa ocorrência foi a crise global causada pela pandemia de covid-19. Aliás, esse bear market foi considerado pelo banco americano Goldman Sachs um dos mais agressivos nos Estados Unidos desde os anos 1980.

Qual é a diferença entre bull market e bear market?

Durante os estudos sobre mercado financeiro, não é raro encontrar o termo bear market junto ao bull market. O motivo está no fato de que ambos dois têm significados relacionados, mas opostos. Para conhecer melhor as diferenças entre eles, é importante entender o que é o bull market.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Essa expressão, que significa “mercado do touro”, se refere ao ataque desse animal, que acontece de baixo para cima. Portanto, ao contrário do bear market — em que o mercado tem previsão pessimista —, o bull market diz respeito ao mercado em ascensão.

Assim, geralmente, o bull market se baseia na lei da oferta e demanda para o seu funcionamento. Na prática, em momentos otimistas para o mercado, é comum que os investidores façam aportes na renda variável. Desse modo, a tendência é que o preço das ações suba.

Por outro lado, no bear market, o cenário pessimista tende a fazer com que investidores queiram vender suas ações devido à insegurança. Logo, há uma tendência de queda nas cotações.

Como identificar o bear market?

Como você viu, é importante que o investidor entenda o que é o bear market para aproveitar esse movimento da bolsa. Por essa razão, é interessante saber como identificá-lo.

A seguir, confira alguns fatores que indicam as tendências do mercado:

Preço das ações

A compra e a venda de ações costumam acontecer com base nas perspectivas dos investidores para o futuro. Por isso, o mercado acionário atua como um balizador do bear market. Entretanto, como o preço dos papéis podem sofrer impactos de diversos fatores, também é preciso analisar outros indicadores.

Produto Interno Bruno (PIB)

O PIB de um país é um indicador que apresenta movimentos do mercado econômico. Dessa forma, um cenário em que há perspectivas negativas tende a apontar desaquecimento da economia, o que pode indicar um bear market.

Taxas de desemprego

Outro fator que pode indicar tendências positivas ou negativas é a taxa de desemprego. Quando ela está alta, há possibilidade de bear market. Isso porque o crescimento no desemprego significa que há demissão nas empresas.

Isso reduz as perspectivas de crescimento a longo prazo e pode gerar expectativas pessimistas para a economia.

Como aproveitar esse movimento da bolsa?

Até aqui, você já entendeu o que é e como identificar o bear market. Embora ele se refira a um momento negativo do mercado financeiro, ele pode trazer oportunidades positivas para o investidor.


A principal é aproveitar um momento de baixa na cotação das ações para comprá-las em um preço descontado, visando a venda após a valorização. Entretanto, é importante considerar que o aumento na cotação tende a acontecer apenas no longo prazo.

Outra estratégia que pode ser feita nesse momento do mercado é a operação short, ou venda a descoberto. Ela consiste em vender um ativo que o investidor não tem em carteira, geralmente por meio do aluguel de ações.

A ideia é vender o ativo por um preço mais alto, recomprando por uma cotação menor, após a queda, para devolvê-la ao doador. Assim, é possível lucrar com a diferença dos preços, descontando apenas a taxa referente ao aluguel e outros custos — como corretagem e emolumentos.

Contudo, tenha em mente que essa operação também envolve riscos. Afinal, os movimentos em relação aos preços podem não se concretizar como esperado. Por exemplo, é possível que as ações avancem, ao invés de recuarem.

Nesse caso, o investidor precisará recomprar o ativo por um preço acima do esperado, gerando prejuízos.

Como estabelecer estratégias assertivas?

Como você viu, mesmo com o mercado em queda é possível obter bons resultados em sua carteira de investimentos. No entanto, é necessário buscar conhecimento para entender as possibilidades e os riscos envolvidos.

Isso evitará que você faça investimentos ou operações que fujam do perfil de investidor, planejamento e objetivos. Desse modo, para aproveitar as oportunidades das movimentações da bolsa, é interessante contar com a ajuda de uma assessoria de investimentos.

Um assessor é o profissional adequado para esclarecer as principais dúvidas sobre o mercado, para que você tenha mais conhecimentos para embasar as suas estratégias. Dessa maneira, é possível aproveitar as oportunidades — tanto no bear quanto no bull market.

Agora que você já sabe o que é bear market e como aproveitar esse movimento da bolsa. Assim, se torma mais fácil estabelecer estratégias mais acertadas em diferentes momentos. Contudo, lembre-se de verificar se elas se alinham ao seu perfil e objetivos financeiros para tomar decisões mais embasadas.

Quer ter o suporte de uma assessoria de investimentos? Então entre em contato conosco e converse com um de nossos assessores!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.