As criptomoedas foram criadas para possibilitar o envio de dinheiro sem a participação das instituições financeiras. Mas, com o tempo, elas se tornaram até mesmo alternativas de investimento – mesmo que de maneira indireta, por meio dos fundos. Neste cenário, vale a pena conhecer o que é a Nióbio Cash.

Esta criptomoeda brasileira é diferente de outras alternativas do mercado. Neste post, você saberá o que é Nióbio Cash, como essa moeda digital funciona e quais são seus diferenciais.

Vale a pena considerar as informações a seguir – em especial, se você tem a intenção de se expor aos criptoativos. Continue lendo e conheça mais detalhes sobre a moeda digital Nióbio Cash!

O que é Nióbio Cash?

Nióbio Cash é uma criptomoeda brasileira criada por Marconi Soldate, com a participação de Helder Garcia nas atualizações. Seu funcionamento lembra o Bitcoin, que usa o protocolo de consenso PoW para validar as transações.

Você entenderá melhor essa característica no próximo tópico, certo? Mas talvez você queira saber por que a moeda ganhou esse nome, que faz referência a um elemento químico.

Quando o aço recebe a adição de nióbio, ele se torna mais forte e maleável. Isso torna a mistura útil para uma infinidade de aplicações no campo da eletrônica. O interessante é que 98% das reservas mundiais de nióbio conhecidas estão em nosso país.

Por isso, o elemento está entre as grandes riquezas minerais do Brasil. Vale citar, inclusive, que o antigo candidato a presidente da república, Dr. Enéas Carneiro, sugeriu a criação de uma moeda que fosse lastreada no nióbio.

Considerando esse contexto, o criador do Nióbio Cash decidiu homenagear o elemento. Vale destacar que 5% dos valores minerados são destinados a pesquisas relacionadas ao elemento nióbio. Trata-se de uma forma de incentivo à pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias que visem aproveitar o elemento.

Como o Nióbio Cash funciona?

O Nióbio Cash é identificado pela sigla NBR. Como você viu, ele possui algumas semelhanças em relação ao Bitcoin – e uma delas se refere ao protocolo de consenso usado na blockchain.

O protocolo de consenso diz respeito ao método usado para validar as transações. Isso é feito por grupos de computadores, que só validam os dados após confirmarem a veracidade dos mesmos.

Esses computadores estão espalhados geograficamente, e disputam entre si – buscando ser o primeiro a resolver um problema matemático. Esse é o processo de mineração, a partir do qual são gerados novos Bitcoins para recompensar os mineradores.

Como essa atividade requer um alto poder de processamento, é preciso um computador robusto para participar do processo. Geralmente, formam-se pools de mineração, que reúnem a capacidade de processamento de uma grande quantidade de máquinas.

Esses pools atuam como nós em uma imensa rede. O primeiro nó a resolver o problema matemático é o que faz a validação, inserindo o bloco de transações na blockchain. Esse método de consenso é o que chamamos de proof or work (PoW), ou prova de trabalho.

Como os blocos são colocados um após o outro, forma-se uma cadeia de blocos, o que deu origem ao termo blockchain. O protocolo de consenso PoW foi, portanto, adotado pelo Nióbio Cash.

Apesar das semelhanças com o Bitcoin, é preciso destacar uma diferença importante. O Nióbio Cash usa uma tecnologia chamada CryptoNote, que embaralha as transações – impedindo a identificação dos usuários.

Vale destacar, ainda, que foi criado um recurso que permite o envio de NBRs por meio das redes sociais. Trata-se do Niobot. Desse modo, é possível fazer transações de maneira mais prática e simples.

Quais são as vantagens e desvantagens da Nióbio Cash?

Você já descobriu o que é o Nióbio Cash e como ele funciona. Agora, é importante conhecer suas vantagens e desvantagens.

O Nióbio tem uma grande preocupação com a privacidade. Isso explica o uso da tecnologia CryptoNote, que mistura os dados com a ajuda de diversos nós espalhados pela rede.

No Bitcoin, é possível usar ferramentas que detectam padrões, o que pode ajudar a identificar os usuários. No entanto, por conta do CryptoNote, o Nióbio Cash se posiciona como uma criptomoeda não suscetível a esse tipo de ação.

Mas é preciso lembrar que o protocolo de consenso PoW tem suas desvantagens. Por exigir um alto poder de processamento, ele ocasiona um consumo elevado de energia elétrica.

Outros criptoativos lidam melhor com essa questão, a partir do uso de outro método de consenso: o PoS (proof of stake, ou prova de participação). Este requer menor poder de processamento, além de possibilitar transações mais rápidas.

E não se pode esquecer de uma questão que atinge a todas as criptomoedas: esse mercado não é regulamentado no Brasil. Por isso, se você tiver problemas ao operar com elas, órgãos como o Banco Central e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) não poderão ajudar.

Depois dessa visão geral sobre o que é Nióbio Cash, você tem melhores condições de avaliar os benefícios de se expor ao criptoativo. Se o seu objetivo é investir em moedas digitais de maneira regulamentada, os fundos de criptomoedas podem ser uma alternativa interessante.

Ainda, não deixe de considerar também o seu perfil de investidor. Afinal, lembre-se que existem riscos envolvidos nessa alternativa de renda variável. Assim, apenas uma análise cuidadosa pode ajudar você a tomar uma decisão de investimento mais acertada.

Para montar uma carteira de investimentos sólida, é essencial contar com informações confiáveis. Entre em contato com a Renova para descobrir como funciona nosso serviço de assessoria!