Renova Invest Facebook
Busca de Artigos no blog

Fundo Vitreo Agro FIM: o que é e como funciona?

Fundo Vitreo Agro FIM
Fundo Vitreo Agro FIM

O Vitreo Agro FIM é um fundo multimercado que está disponível nas melhores plataformas de bancos de investimentos do Brasil. Com ele, você pode aproveitar oportunidades relacionadas ao mercado do agronegócio.

Para entender se vale a pena investir nesse fundo, no entanto, é preciso conhecer os fundos multimercado, as características do Vitreo Agro FIM e como realizar o aporte. Dessa maneira, você terá mais informações para determinar se esse veículo faz sentido para a sua carteira de investimentos.

Continue a leitura para descobrir o que é o Vitreo Agro FIM e como funciona essa alternativa do mercado financeiro!

O que é um fundo de investimento multimercado?

Para entender melhor o Vitreo Agro FIM, você precisa saber o que é um fundo de investimento multimercado e quais são as características desse tipo de veículo financeiro.

Partindo do conceito inicial, os fundos de investimentos investem em títulos ou ativos com os recursos captados a partir do aporte de investidores. Esse portfólio é administrado por um gestor profissional, que tem a responsabilidade de aplicar as estratégias propostas pelo fundo.

Já os investidores que desejam participar dessa carteira podem comprar cotas. Elas representam uma fração mínima do patrimônio do fundo e variam de preço conforme as movimentações dos investimentos que compõem o portfólio.

Os fundos são regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que define como eles podem funcionar. Assim, eles se dividem em diversos tipos, segundo a composição da carteira e as estratégias de investimento.

Entre os tipos de fundo estão os multimercados. Eles se caracterizam por não seguirem percentuais mínimos ou máximos para alocação em diferentes ativos ou títulos, ao contrário dos demais. Desse modo, eles podem se expor a distintos mercados, economias e alternativas.

Logo, ao comprar uma cota de um fundo multimercado, você tem acesso a uma carteira que pode ser bastante diversificada, a depender da estratégia específica do veículo de investimento.

O que é o Vitreo Agro FIM?

Agora que você já viu o que é um fundo multimercado, é possível aprender mais sobre o Vitreo Agro FIM. Esse veículo financeiro é o primeiro fundo multimercado voltado ao agronegócio negociado no Brasil.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

A ideia desse fundo é montar uma carteira diversificada, com foco em ativos e derivativos vinculados ao agronegócio. Dessa forma, ele não se limita a um percentual de alocação, trazendo liberdade para a composição do portfólio — que fica a cargo dos gestores profissionais responsáveis pelo fundo.

Ele foi lançado no mercado em 30 de junho de 2021, aproveitando-se da alta no consumo de commodities agrícolas de países desenvolvidos. Com isso, as exportações e o comércio relacionado ao agronegócio brasileiro cresceram, criando uma oportunidade de investimento.

Quais suas principais características?

Ao aprender sobre o Vitreo Agro, vale saber quais são as principais características desse fundo. Assim, você saberá se ele pode ser uma alternativa para sua carteira de investimentos.

Veja!

Estratégia de alocação

Você já sabe que o Vitreo Agro FIM monta sua carteira de forma multimercado com alternativas vinculadas ao setor agro. Mas é preciso entender mais a fundo qual é a estratégia de alocação que o gestor deve seguir.

Conforme o seu regulamento, esse veículo financeiro busca ter resultados positivos, majoritariamente, com operações em contratos de swaps relacionados ao agronegócio. Ademais, ele pode se expor a outros mercados, ativos e derivativos, como:

Nesse caso, o gestor deve preferir as operações com derivativos, mas tem liberdade para escolher outros ativos e títulos vinculados ao agronegócio. Além disso, há possibilidade de utilizar o hedge como proteção do patrimônio do Vitreo Agro.

Gestão

Outra característica que você deve conhecer sobre o fundo envolve a qualidade da gestão. Afinal, o time é responsável por realizar as movimentações com os ativos, títulos e derivativos da carteira. Ele também tem total liberdade para aplicar as estratégias propostas pelo veículo.

No caso do Vitreo Agro FIM, a gestão é feita pela instituição financeira Vitreo Gestão de Recursos LTDA. Já o administrador do veículo é o BTG Pactual Serviços Financeiros S.A.

Ainda, vale ressaltar que a gestão é ativa, ou seja, os gestores atuarão ativamente na carteira realizando as operações para buscar uma rentabilidade maior que a média do mercado.


Taxas

Ainda, convém saber quais são as taxas cobradas pelos fundos. Como esses veículos possuem diversos prestadores de serviços e garantem facilidades para os investidores — como a gestão profissional —, há pagamentos para remunerar essa estrutura.

O Vitreo Agro FIM cobra uma taxa de administração. Ela é definida como um percentual anual, mas é cobrada proporcionalmente dos cotistas de forma diária.

Além disso, há cobrança da taxa de performance. Como a gestão é ativa e há um benchmark para o fundo — 100% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI) — o gestor também é remunerado se superar esse parâmetro.

Quando vale a pena investir no Vitreo Agro FIM?

Depois de conhecer as principais características do Vitreo Agro, você deve saber quando pode ser interessante investir nesse fundo multimercado. Para responder à pergunta, considere seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros.

A decisão de investimentos é individual, portanto, não há uma resposta certa para todas as pessoas. Para definir se vale a pena se tornar um cotista, veja se você possui um perfil de tolerância ao risco compatível com os fundos multimercados.

Ademais, verifique se o Vitreo Agro pode ajudá-lo a conquistar seus objetivos financeiros. Para tanto, você precisa determinar metas de forma concreta, com prazos e valores determinados.

Com essas informações, analise se o fundo é adequado para compor a sua carteira, tanto para a diversificação quanto para a rentabilização do seu patrimônio.

Como investir nesse fundo multimercado?

Se você se interessou em participar do Vitreo Agro, é preciso saber como efetuar o aporte. O primeiro passo é abrir a sua conta no BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina.

Com essa conta, você terá acesso a um portfólio completo de fundos, ativos, títulos e outras alternativas do mercado financeiro. Então basta escolher o Vitreo Agro na plataforma, avaliar o preço e emitir a sua ordem de compra com o saldo da conta.

Assim que a negociação for liquidada, as cotas que você comprou já farão parte da sua carteira de investimentos.

Entendeu o que é o Vitreo Agro FIM e quais são suas principais características? Com essas informações — e considerando seu perfil e objetivos —, ficará mais fácil tomar uma decisão que faça sentido para a sua carteira.

Precisa de ajuda para entender melhor as alternativas de investimentos? Então conte com a assessoria da Renova Invest!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.