Temporada de balanços: o que analisar nesse momento?

Temporada de balanços
Temporada de balanços

Quem investe na bolsa de valores visando o longo prazo sabe a importância de analisar os resultados das companhias para buscar as melhores alternativas e estratégias de investimentos. Nesse sentido, a temporada de balanços é um período fundamental.

É nesse momento que o mercado tem acesso ao desempenho das empresas de capital aberto. Mas, apesar de ser um ponto central para ajudar o investidor na sua tomada de decisão, nem todos compreendem como funciona a temporada de balanços e quais informações apresentadas pelas companhias analisar.

Para entender melhor o que é a temporada de balanços, qual sua importância para os investidores e o que avaliar, acompanhe a leitura deste artigo!

O que é a temporada de balanços?

A temporada de balanços é o período em que as empresas de capital aberto fazem a divulgação de seus balanços trimestrais. Assim, as companhias listadas na B3, a bolsa de valores brasileira, anunciam seus resultados financeiros e operacionais referentes aos três meses anteriores.

Vale notar que a divulgação é obrigatória a cada três meses. No balanço, é necessário constar dados como o resultado líquido (lucro ou prejuízo), indicadores de receita, indicadores de endividamento e situação das despesas.

As empresas também devem informar sobre a distribuição de dividendos ou juros sobre capital próprio (quando a companhia adota essa postura). Dessa forma, para investidores, ter atenção aos dados divulgados nessa temporada é fundamental.

Afinal, como você pode ver, ela permite identificar o momento financeiro e os resultados de diversas empresas. E, a partir da análise correta desses dados, é possível identificar com mais clareza quais companhias podem ser boas opções de investimentos — de acordo com sua estratégia e objetivos.

Qual o objetivo da temporada de balanços?

Depois de saber o que é a temporada de balanços, você deve entender que o objetivo da prática é apresentar ao mercado os resultados das empresas listadas na bolsa. Logo, ela permite que você perceba se os negócios seguem em linha com as projeções, justificando eventuais investimentos — ou desinvestimentos.

Por meio desses anúncios é possível avaliar, por exemplo, se determinada empresa teve a evolução prevista ao longo dos trimestres. Assim, os investidores podem avaliar se há constância nos empreendimentos a partir dos fundamentos da empresa.

Portanto, a temporada de balanços é indispensável para manter uma relação de transparência entre as empresas cujas ações são negociadas na bolsa e os investidores. Consequentemente, é também uma ferramenta essencial para tomada de decisão de investimentos de investidores pessoa física e investidores institucionais, como os fundos.

Onde encontrar esses documentos?

Agora que você compreende melhor o que é a temporada de balanços, quais seus objetivos e a importância para o mercado, é necessário saber como encontrar esses dados.

Como você viu, todas as empresas de capital aberto têm a obrigação de divulgar seus dados financeiros trimestralmente — sempre de forma transparente. Assim, elas costumam fazer esses anúncios a partir de seus sites oficiais.

É comum que as informações fiquem disponíveis em uma área direcionada aos investidores, geralmente nomeada como “Relação com Investidores (RI)”. Por isso, a maneira mais fácil de encontrar os balanços trimestrais é por meio das próprias páginas das companhias.

Você pode pesquisar em um buscador o nome da companhia seguido da sigla “RI” ou o termo “Relação com os Investidores”. Além da divulgação dos balanços, as empresas utilizam suas páginas de RI para publicar fatos relevantes que possam ser importantes para o mercado, como:

  • reuniões e assembleias;
  • comunicados ao mercado;
  • relatórios anuais.

O que analisar nos balanços trimestrais?

Sabendo como encontrar os dados dos balanços trimestrais das empresas listadas na bolsa, você deve levar em consideração o que analisar desses documentos.

Eles apresentam diversos indicadores. Confira a seguir os principais!

Receita

Quem abre o release de resultados das companhias, geralmente, procura primeiramente por esse indicador. Afinal, é fundamental saber qual foi a receita da empresa. A partir desse dado, o investidor poderá compreender se os produtos ou serviços da empresa estão atendendo o mercado e se há procura por eles.

Nesse contexto, quanto maior for a receita da companhia, maior o número de vendas realizadas — o que significa que existe demanda do mercado pela produção ou serviço oferecido.

Lucro

Outro dado fundamental é o lucro. Saber se a empresa fechou o trimestre no azul é um dos fatos mais importantes para os acionistas. Para acessar esse resultado, vale dividir o lucro antes de impostos, juros, amortizações e depreciação, pela receita líquida, multiplicando o resultado por 100.

A partir desse cálculo, você poderá compreender a margem de lucro em termos relativos. Contudo, lembre-se de que a análise desse indicador deve considerar o histórico da empresa e também seu o momento atual.

Dívida

Ainda, é essencial que o investidor analise eventuais dívidas da companhia. Prestar atenção na quantidade de dinheiro emprestado que a empresa tomou permite ter uma visão mais clara sobre a situação do negócio.

Essa informação aparece no balanço por meio do indicador de endividamento líquido. Mas é preciso ter cuidado com a avaliação. Se a empresa está envolvida em um projeto novo, por exemplo, é normal que exista endividamento. Contudo, se não há essa perspectiva de inovação, o cenário de dívidas pode ser mais sensível.

Com relação à análise do endividamento, também é importante considerar o setor no qual a empresa está inserida. Empresas da construção civil, por exemplo, costumam apresentar alavancagem elevada por lidarem com projetos mais caros e que demoram para serem concluídos.

Além disso, é sempre válido analisar o histórico de endividamento da empresa e como esse aspecto interfere nos resultados obtidos ao longo do tempo. Desse modo, você faz uma análise contextualizada do indicador.

Neste conteúdo você compreendeu o que é a temporada de balanços, como ela funciona e qual a importância dessas informações para o investidor. Como vimos, é possível ter acesso aos relatórios nos portais das companhias —que podem ser úteis para balizar seus investimentos na bolsa de valores.

Para entender melhor a dinâmica da temporada de balanços ou tirar outras dúvidas sobre investimentos, entre em contato conosco. Estamos à disposição para ajudá-lo!

 

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.