Renova Invest Facebook

SHOT11: O ETF das empresas mais inovadoras do EUA

SHOT11
SHOT11

Investir em renda variável costuma ser uma tarefa que demanda bastante atenção. Como os riscos são maiores, é importante utilizar estratégias para reduzir as chances de perder dinheiro — como a diversificação. E isso pode ser feito com investimentos em ETF — como o SHOT11.

Esse fundo de índice fornece exposição a ações de empresas estadunidenses inovadoras. Logo, o investidor estará exposto a uma diversidade de ativos internacionais e dolarizados. Essa estratégia pode ser vantajosa, dependendo do seu perfil e objetivos financeiros.

Então, para saber se essa alternativa de investimento faz sentido para você, acompanhe este artigo até o final e conheça mais sobre o ETF SHOT11. Não perca!

O que é um ETF?

O ETF ou exchange traded fund (fundo índice) é um fundo de investimento que tem suas cotas negociadas na bolsa de valores. Nesse sentido, para participar dos resultados do fundo, o investidor precisa adquirir as cotas desejadas — o que pode ser feito por meio de um home broker.

Trata-se de uma modalidade de investimento coletivo, cujo objetivo é espelhar o desempenho de um índice de mercado. Assim, a composição do portfólio de um ETF será semelhante à da carteira teórica do benchmark escolhido.

Já o patrimônio do ETF é administrado por um gestor profissional, que fica responsável por escolher os investimentos que integrarão sua carteira. Como não há necessidade de superar o resultado do índice referendado, a gestão é passiva e as taxas costumam ser menores que fundos de gestão ativa.

O que é SHOT11?

Assim como acontece com outros ativos negociados em bolsa, os ETFs contam com um ticker de negociação. Geralmente, é um código composto por 4 letras, seguidas de uma numeração. Então, SHOT11 é o código que identifica e permite a negociação do ETF It Now S&P Kensho Moonshots.

Criado em 23 de junho de 2021, o SHOT11 é um ETF que busca replicar a performance do S&P Kensho Moonshots Index. Esse é um benchmark estadunidense composto por empresas que estão em estágio inicial de inovação em seus negócios, listadas em bolsas dos Estados Unidos.

A gestão do SHOT11 é realizada pelo Banco Itaú S.A., que cobrava uma taxa de administração de 0,5% ao ano, em setembro de 2021. Ele não faz a distribuição de dividendos, mas reinveste os valores recebidos a esse título para comprar mais ativos e aumentar o patrimônio do fundo.

Embora esteja exposto a investimentos internacionais, o SHOT11 é negociado em reais no mercado brasileiro. O lote-padrão é de 1 cota, permitindo acesso mais fácil ao ativo para que a sua carteira se exponha aos resultados do ETF.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Ademais, é importante ter em mente que sobre o ganho de capital com a venda de cotas de ETFs. Se o lucro for resultado de operações de day trade, a alíquota para ETFs de renda variável é de 20%. Já nas operações com duração superior a um dia, a alíquota será de 15%.

Como é composto o ETF SHOT11?

O ETF SHOT 11 é composto pelos mesmos ativos que integram a carteira teórica do S&P Kensho Moonshots Index. Logo, ele é formado por empresas listadas nas bolsas de valores dos Estados Unidos, que tenham características inovadoras e potencial disruptivo.

Entre elas, estão a Microvision, iRobot, Zynga, Yelp e outras. Embora não sejam gigantes do mercado, são empresas que podem ter um grande crescimento em um curto espaço de tempo. Isso acontece principalmente porque elas focam na criação de produtos e serviços para proporcionar um futuro melhor.

Assim, muitas das empresas que integram esse fundo pertencem aos setores da tecnologia da informação, indústria, saúde, consumo e serviços de comunicação. Portanto, pode ser uma boa alternativa para o investidor que gostaria de expor seu capital a empresas inovadoras e visionárias.

Ademais, para cumprir seu objetivo, o ETF SHOT11 pode investir parte do seu patrimônio em posições compradas no mercado futuro de dólar e em ativos que não integram o índice. Para tanto, eles devem ser investimentos permitidos para mitigar os riscos do fundo.

Quais as vantagens e riscos envolvendo o investimento em ETF?

Depois de aprender o que é um ETF e conferir os detalhes sobre o ETF SHOT11, talvez você esteja se perguntando as vantagens e os riscos envolvidos. Quer saber quais são?

Entre as principais vantagens do investimento em ETF está a grande capacidade de diversificação do seu capital. Isso porque, normalmente, o portfólio de um fundo de índice é bastante variado. Afinal, ele espelha a carteira teórica de um benchmark.

Como você viu o SHOT11, por exemplo, conta com ações de empresas americanas inovadoras e de diferentes setores. Logo, ainda que uma dessas ações tenha o valor deduzido, a valorização de outras pode compensar eventuais perdas — de modo a manter o equilíbrio da carteira.

Outro benefício diz respeito à proteção cambial. Ao ter investimentos expostos à moeda americana, o investidor reduz os impactos em seu patrimônio caso o real desvalorize. Afinal, quando o real perde força, é esperado que a cotação do dólar aumente, neutralizando prejuízos.

Em relação aos riscos, vale destacar que não é possível prever o retorno do investimento. Por se tratar de um investimento que integra a classe da renda variável, os preços se movimentam de acordo com o ânimo do mercado e a lei da oferta e demanda.


Nesse sentido, existe a possibilidade de aumento ou diminuição do capital investido. Logo, é importante verificar se o seu perfil de investidor e objetivos financeiros se alinham a esse tipo de risco, antes de começar a investir em ETFs.

Como investir no ETF SHOT11?

Se você acredita que a alternativa se alinha às suas necessidades, é importante saber como investir no ETF SHOT11. Aqui, o primeiro passo é abrir uma conta em um banco de investimento de sua confiança.

É por meio dele que você terá acesso ao home broker — uma plataforma digital que permite negociar na bolsa de valores. Depois, para negociar as cotas de ETF, o processo é semelhante ao investimento em ações.

Então, você precisará digitar o código de negociação do fundo (no caso SHOT11) no seu home broker. Na sequência, digitará a quantidade e o valor que pretende adquirir e, depois, basta realizar a compra.

Caso exista algum interessado em fechar negócio com você, a própria B3 (a bolsa de valores brasileira) processará e executará a negociação. Em poucos dias, as cotas serão disponibilizadas na sua carteira de investimentos.

Conhecendo o que é o ETF SHOT11, você poderá internacionalizar e dolarizar seu portfólio sem dificuldades. Caso queira conhecer mais sobre essa e outras alternativas para investir seu capital, você pode contar com a Renova Invest — assessoria de investimentos vinculada ao BTG Pactual.

A Renova Invest foca em impulsionar cada cliente em direção aos seus objetivos e sonhos. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.