Renova Invest Facebook

Salim Mattar: defensor do liberalismo no Brasil

Salim Mattar: conheça um dos maiores defensores do liberalismo no Brasil
Salim Mattar: conheça um dos maiores defensores do liberalismo no Brasil

Como fundador da Localiza, Salim Mattar se tornou um dos empresários brasileiros mais bem-sucedidos e referência para muitos empreendedores. Afinal, ele criou uma empresa de aluguel de carros e prosperou mesmo com um cenário econômico internacional desfavorável.

Mineiro e descendente de libaneses, Mattar foi incentivado desde jovem a criar seu próprio negócio. Além disso, por ser um dos principais defensores de ideologias liberais, ele também ganhou projeção política ao longo do tempo.

Quer conhecer mais sobre a trajetória e as visões políticas e econômicas de Salim Mattar? Continue a leitura!

O perfil de Salim Mattar

Salim Mattar é um empresário brasileiro que nasceu na cidade de Oliveira, interior de Minas Gerais, em 1948. Descendente de imigrantes do Líbano, ele é um dos filhos do meio de uma família com outras 11 crianças.

Quando criança, com cerca de 7 anos, seu sonho era ser um pianista. A vontade veio após acompanhar aulas do instrumento com um amigo. No entanto, seu pai não concordou com a ideia e explicou que ele deveria criar o próprio negócio.

Desde então, Salim era questionado diariamente sobre seus planos. Com a certeza de que deveria criar seu próprio negócio, Salim Mattar se mudou para Belo Horizonte com 17 anos.

O seu objetivo era continuar os estudos e encontrar melhores oportunidades profissionais na capital mineira. Ele é formado em administração pela Fundação Universidade de Minas Gerais (FUMEC).

Seu histórico profissional

Em Belo Horizonte, Salim Mattar tinha duas alternativas profissionais. A primeira delas era trabalhar em um banco. A segunda possibilidade envolvia a oportunidade em uma pequena empresa de engenharia, com menos de 30 colaboradores, fundada por ex-funcionários da Usiminas.

Assim, ele decidiu por aproveitar a segunda opção. Na organização, Mattar começou na função de office boy e uma de suas atribuições era levar documentos para outras empresas.

Certo dia, ele precisou levar um cheque para uma locadora de carros. Esse foi seu primeiro contato com esse tipo de negócio. No entanto, ao ver o montante, Mattar se impressionou e viu potencial no ramo.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Desse modo, ele buscou conhecer mais sobre como funcionava a operação de uma locadora de carros. Com isso, fez amizade com clientes e funcionários sempre que precisava visitar a empresa.

Em paralelo aos seus estudos, Mattar continuou exercendo suas funções na companhia de engenharia. Ele ficou por lá durante 5 anos, até completar 22 de idade, e chegou a assumir um cargo de gerência.

Contudo, por perceber que essa era uma empresa familiar, soube que dificilmente conseguiria maior ascensão. Por isso, decidiu buscar novas oportunidades. Após breve experiência em um mercado da região, Salim Mattar deu início à Localiza.

Liberalismo: o que é, como funciona?

O início da Localiza

Fundada em 1973, a Localiza é a principal empresa no setor de aluguel de carros no Brasil. Conheça mais sobre a história da companhia!

Primeiros anos

O início da Localiza não foi simples. Apesar de sua compreensão sobre o mercado de aluguel de carros — principalmente devido às suas visitas como office boy —, o cenário econômico não parecia ser positivo.

À época, o mundo enfrentava uma crise no mercado de petróleo. Ela foi causada por uma retaliação dos países árabes aos Estados Unidos. Com isso, o preço da commodity chegou a subir 300%.

Desse modo, Salim Mattar foi desencorajado por muitos, que acreditavam que esse não seria o momento ideal para criar a empresa. No entanto, junto de seu sócio Antônio Cláudio Brandão Resende, ele fundou a Localiza mesmo assim.

Em seu início, a empresa contava com a frota de 6 fuscas usados. Além disso, dado o contexto econômico da época, Salim e seu sócio fizeram de tudo — até conserto e lavagem dos carros.

Assim, a empresa superou a crise do petróleo e, ao final da década, já era a maior do mercado em Belo Horizonte — e tinha planos de expansão.

Expansão nacional

Fora de Minas Gerais, Salim Mattar começou a expandir a Localiza para Vitória, no Espírito Santo. A partir desse momento, seu crescimento foi rápido. Em 1981, ela já estava em 11 capitais brasileiras e era a maior do segmento — mesmo sem presença no Rio de Janeiro e em São Paulo.


Para continuar sua expansão, a empresa passou a funcionar no modelo de franquias em 1984. Assim, o seu crescimento nacional acelerou e a Localiza passou a estar presente em quase todas as metrópoles do país nos anos seguintes. A companhia abriu capital na bolsa de valores brasileira, a B3, em 2005.

Diversificação de serviços

Outro aspecto que colaborou para o sucesso da empresa foram os processos de diversificação de serviços. Ainda nos anos de 1980, Salim Mattar e seu sócio criaram a divisão de carros usados da companhia.

Com a Localiza Seminovos, eles conseguiam colocar carros à venda e, assim, obter lucros com a troca da frota. Outro segmento foi a Localiza Gestão de Frotas, que trabalha prestando serviços terceirizados para empresas.

Salim Mattar se afastou da presidência da organização em 2013 e passou a liderar seu conselho de administração — posição que ocupou até 2018. Nesse ano, ele saiu para assumir uma secretaria no Ministério da Economia.

Relação de Salim Mattar com o liberalismo

Como empresário, Salim Mattar acumulou uma fortuna de, aproximadamente, R$ 1 bilhão. Além disso, ele é conhecido por ser um dos principais doadores para campanhas políticas — priorizando candidatos de agenda liberal.

Mas sua participação política vai além das doações. Desde jovem, Salim Mattar apresentou apreço pelas ideias liberais. O interesse veio após ler a obra “A Riqueza das Nações”, de Adam Smith, e conhecer o trabalho do economista Friedrich Hayek.

Com seu sucesso à frente da Localiza, Mattar se tornou um dos nomes mais fortes da causa liberal no Brasil. Nos anos 1980, por exemplo, ele financiou a tradução do livro “A Revolta de Atlas” para a língua portuguesa.

Além disso, Salim foi fundador de duas relevantes organizações para o liberalismo no Brasil: o Instituto Liberal e o think tank Instituto Millenium.

A atuação dele nessa causa rendeu um convite para comandar a Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimentos e Mercados do Ministério da Economia. Ele assumiu o cargo em 2019, no Governo de Jair Bolsonaro, e seria responsável por viabilizar diversas privatizações.

Entretanto, Mattar abandonou a posição pouco mais de um ano depois, alegando dificuldades burocráticas de avançar com a pauta. Em Minas Gerais, ele assumiu o posto de consultor de privatizações do Governador Romeu Zema.

Agora você sabe que Salim Mattar é uma das vozes mais fortes do liberalismo no Brasil e tem se dedicado a disseminar as ideias dessa ideologia no país. Ademais, à frente da Localiza, é responsável por um dos negócios mais bem-sucedidos do continente e pode inspirar outras histórias!

Quer entender mais sobre o liberalismo? Conheça o ranking de liberdade econômica!

 

Para aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre o mercado financeiro, nos acompanhe nas redes sociais. Estamos no YouTubeInstagramFacebook e LinkedIn!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
2 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.