Rogério Xavier - conheça um dos maiores gestores do Brasil
Rogério Xavier - conheça um dos maiores gestores do Brasil

Rogério Xavier: conheça um dos maiores gestores do Brasil

As gestoras de fundos de investimento são formadas por diversos profissionais que desenvolvem estratégias para o crescimento do patrimônio de seus cotistas. Nesse sentido, vale a pena conhecer a história e o trabalho de Rogério Xavier — um dos maiores gestores do Brasil.

A trajetória de Xavier com a gestão de fundos e os seus ensinamentos podem auxiliar os investidores em sua jornada no mercado financeiro. Assim, você pode se inspirar e aplicar novos conhecimentos em suas estratégias.

Continue a leitura para conhecer mais sobre a história de Rogério Xavier e como ele se desenvolveu como gestor!

Quem é Rogério Xavier?

Rogério Xavier é um dos sócios-fundadores de uma das maiores gestoras do Brasil, a SPX Capital. Por isso, também é considerado um dos principais gestores do país.

A seguir, você conhecerá mais detalhes da sobre a vida e a carreira do gestor. Acompanhe!

História

Rogério Xavier nasceu no Estado de São Paulo e, ainda criança, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro. Seu pai foi uma das pessoas que introduziu o Círculo do Livro no Brasil.

Durante o Ensino Médio, Xavier já ganhava dinheiro dando aulas de química para outros estudantes. As indicações vinham dos próprios professores, que viam potencial no aluno que, desde cedo, sabia que queria trabalhar no setor financeiro.

Ao ler uma entrevista dada por um operador de moedas do Bankers Trust a uma revista, Xavier ficou inspirado. Ele optou por cursar Administração e, assim que ingressou na faculdade, começou a entregar currículos visando construir a sua carreira.

Foi assim que o gestor conseguiu o seu primeiro emprego, com um cargo no Banco de Investimentos Garantia, em 1985. Inicialmente, a sua função era de liquidante, mas Xavier trabalhou na instituição por quatro anos. Porém, com a rotina de trabalho, chegou a trancar a graduação.

Já em 1989 ele ingressou como operador no Banco da Bahia — depois BBM e, atualmente, Banco BOCOM BBM. Na época, ele também retornou à graduação. Dois anos depois, Xavier se mudou para São Paulo e passou a atuar como um dos representantes do BBM na cidade.

Quando o banco tradicionalmente familiar se abriu a novos executivos, Rogério Xavier tornou-se sócio da instituição. Em 1997, chegou ao cargo de diretor responsável pela tesouraria do banco. Nele, permaneceu por 10 anos.

Em 2008, um novo desafio surgiu na instituição financeira: Rogério Xavier tornou-se diretor da unidade de gestão de recursos de terceiros. Contudo, a carreira no BBM teve fim em 2010, quando fundou a SPX Capital ao lado de Daniel Schneider e Bruno Pandolfi.

Na gestora, Xavier atua como coordenador do comitê executivo. Ele também é o diretor responsável pela área de juros da companhia.

Perfil

Rogério Xavier tem uma característica considerada peculiar para seleção dos profissionais da SPX Capital. Ele busca pessoas que tenham experiência com o mundo esportivo. O motivo para isso é que, para ele, esses profissionais estão acostumados a trabalhar sob pressão.

Na visão do gestor, o esporte é um exercício de perseverança, estratégia e ajuda a atingir seus limites. Assim, ele vê a atividade como uma forma de buscar em si padrões de ética muito rígidos. Afinal, para derrotar o adversário é necessário respeitar regras.

Com isso, Xavier entende que esses profissionais possuem habilidades únicas e podem contribuir para o desenvolvimento do capital humano da SPX Capital.

Sobre a SPX

SPX é a abreviação dos sobrenomes dos sócios-fundadores da empresa — Schneider, Pandolfi e Xavier. Todos são profissionais do mercado financeiro que, na época, já tinham extensa experiência em gestão de recursos.

Em sua fundação, um dos objetivos da companhia é contar com capital humano de alta qualidade, estrutura sólida e valores éticos. Com o desenvolvimento da atividade, entre 2018 e 2020, a gestora conseguiu bons retornos.

Apesar disso, a companhia registrou um erro estratégico que reduziu os ganhos no período. Os números positivos, no entanto, solidificaram a SPX Capital entre as maiores gestoras do país. Em 2021, por exemplo, ela já possuía mais de R$ 40 bilhões em ativos sob sua gestão.

Seu portfólio conta com diferentes fundos de ações, multimercados, de Previdência e de crédito. Para a sua composição, uma das estratégias usadas por Xavier é concentrar a decisão e o risco nos gestores.

Um marco importante aconteceu em 2019, quando Sebastian Lewit e Márcio Albuquerque deixaram a companhia. Eles eram considerados importantes gestores do organograma da SPX Capital. O motivo para a saída foi a discordância em relação à gestão da empresa.

O que é uma gestora de investimentos?

Depois de conhecer a trajetória de Rogério Xavier, vale entender melhor o que é uma gestora de investimentos. A sua função é administrar, gerenciar e alocar os recursos de investidores. Para isso, ela conta com profissionais com experiência no mercado financeiro.

Assim, os gestores podem direcionar os valores aportados para os melhores investimentos, utilizando estratégias e análises criteriosas. Normalmente, as gestoras oferecem fundos de investimento, como é o caso da SPX Capital.

Assim, elas gerenciam o patrimônio de diversos investidores que fazem seus aportes nos fundos. Nesse caso, vale destacar que os veículos de investimento podem ser abertos ou fechados, com diferentes tipos, estratégias e níveis de risco.

Também há os fundos exclusivos, voltados para investidores qualificados. Assim, quem se interessa por essa modalidade, precisa estudar as diferenças entre cada um para tomar melhores decisões sobre os seus aportes.

Como você viu, conhecer os grandes gestores do Brasil, como a de Rogério Xavier, é importante para entender suas estratégias nos investimentos. Além disso, você conheceu uma das maiores gestoras do Brasil, o que pode fazer parte de suas análises ao investir em um fundo.

Se você gostou do conteúdo, complemente a leitura e saiba o que é e como funciona um fundo de investimento no exterior!

Compartilhe:

Deixe uma resposta


Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.