Renova Invest Facebook

Warren Buffett e as 4 lições do maior investidor do mundo

Quem é Warren Buffett
Quem é Warren Buffett

Inspirar-se em megainvestidores pode trazer ideias para criar estratégias buscando o sucesso nos investimentos. Nesse sentido, se você investe em renda variável, talvez já tenha se perguntado quem é Warren Buffett.

Utilizando estratégias que aprendeu com o professor Benjamin Graham, Buffett se tornou um dos maiores investidores do mundo. Por esse motivo, ele tem diversos ensinamentos para compartilhar com outras pessoas.

Quer saber quais as 4 lições do maior investidor do mundo? Continue a leitura e saiba quem é Warren Buffett e como ele conquistou tanto sucesso nos investimentos!

Sobre Warren Buffett

Warren Buffett é um dos investidores mais bem-sucedidos do mundo. Nascido em 1930, nos Estados Unidos, ele era filho de um corretor da bolsa de valores. Isso fez com que ele se interessasse, desde cedo, pelo mundo dos investimentos.

O megainvestidor comprou suas primeiras ações quando tinha apenas 10 anos. Além disso, sempre teve interesse em desenvolver pequenos negócios e chegou a investir em um projeto próprio de aluguel de máquinas de jogos para barbearias.

Com apenas 19 anos, Buffett formou-se no curso de Administração de Negócios. Em seguida, concluiu o mestrado em Economia, etapa em que conheceu o professor e investidor Benjamin Graham.

Graham foi o grande responsável por criar a estratégia de investimento conhecida como value investing — uma das mais usadas por Buffett. Com ela, o megainvestidor conseguiu compor seu portfólio e ter tanto sucesso.

Trajetória como investidor

Oficialmente, a história de Warren Buffett no mercado financeiro começou na década de 1950. Nessa época, ele começou a trabalhar na empresa do seu pai, a Buffett-Falk & Co. Depois, foi trabalhar com Benjamin Graham na Graham-Newman Corp.

Graham se aposentou em 1955, a partir desse momento, Buffett passou a fazer as próprias parcerias. Em 1962, começou a comprar ações de uma empresa do ramo têxtil, chamada Berkshire Hathaway Inc. Depois, a companhia passou a atuar no setor de seguros e, mais tarde, no mercado financeiro. Em 2021, a Berkshire Hathaway mantinha foco na compra de ações de empresas que demonstravam ser boas oportunidades.

Assim, Warren Buffett comprou ainda mais ações da empresa, até que assumiu totalmente o controle da companhia. Com o tempo, o negócio se tornou um dos maiores sucessos do mercado financeiro, fazendo com que Buffett se consolidasse como um dos principais investidores da história.

Em 2008, Buffett foi considerado o homem mais rico do mundo, segundo a revista Forbes.

Vale ressaltar que um dos principais motivos pelos quais Warren Buffett é considerado um dos maiores investidores do mundo é a sua atuação na contramão do mercado.  Ele utiliza indicadores fundamentalistas e a estratégia do value investing para fazer boas escolhas, focando no longo prazo.

4 Lições para aprender com Warren Buffett

Como você viu, Buffett tem uma longa história como investidor e utiliza estratégias que o ajudaram a ter sucesso nos investimentos. Com isso, é natural que ele tenha diversos ensinamentos para compartilhar, não é mesmo?

Confira 4 lições do maior investidor do mundo:

1.      Tenha visão de longo prazo

A base dos investimentos de Warren Buffett está no longo prazo. Para o megainvestidor, o mercado financeiro pode oferecer resultados melhores para quem considera períodos mais amplos. Isso significa que a bolsa pode oferecer equilíbrio e rentabilidades consistentes no futuro.

Mesmo que os preços oscilem bastante no curto prazo, se você souber tomar boas decisões poderá obter bons resultados. Portanto, é fundamental saber lidar com a volatilidade do mercado acionário.

Além disso, Buffett defende que o investimento em ações deve ser feito como se você fosse adquirir a empresa toda. Ou seja, a análise de ações deve considerar se sua estratégia visa manter a posse dos ativos por muito tempo.

2.      Saiba diferenciar preço de valor

Como visto, o value investing é uma das principais estratégias de investimento utilizadas por Buffett. O objetivo é encontrar ações que estejam sendo negociadas a preços descontados. Ou seja, a cotação é inferior ao que os papéis realmente valem.

Por isso, é importante saber diferenciar preço de valor. O primeiro conceito refere-se ao montante financeiro que você paga por uma ação — a cotação. Já o valor é o que ela tem a oferecer ao investidor.

3.      Não siga a manada

Muitas vezes, os movimentos de subida ou de queda no preço das ações na bolsa de valores são causados por vieses emocionais. É comum que a tendência dos investidores seja acompanhar o que outras pessoas estão fazendo — processo conhecido como efeito manada.

Buffett tem uma visão contrária a essa questão. Para ele, quando muitos investidores demonstram interesse por uma determinada ação, não é o melhor momento para investir no ativo. O megainvestidor acredita que o certo é encontrar oportunidades e se manter firme na decisão.

Afinal, a estratégia utilizada por Buffett segue o caminho inverso à manada. Ela considera que as oportunidades para obter lucro no longo prazo estão em adquirir ações com preços descontados, ou seja, quando poucos estão interessados. Assim, é possível vendê-las após a valorização, quando muitos investidores estão comprando.

4.      Invista em conhecimento

Warren Buffett também é um grande defensor de que investimentos bem-sucedidos demandam conhecimento. Para o megainvestidor, o melhor investimento que você pode fazer é em si mesmo.

Buffett também considera que o maior risco de investir está em não saber o que se faz. Mesmo após ter conseguido resultados considerados extraordinários ao longo da vida, ele garante que não há nada de intuição ou pressentimento nas suas escolhas.

Na verdade, ele defende que as decisões precisam ser bem embasadas para estarem alinhadas às suas necessidades. Desse modo, as chances de obter sucesso com os investimentos são muito maiores.

Seu método é baseado em entender os negócios nos quais pretende investir. Depois, ele avalia as perspectivas de cada companhia para o futuro. Isso permite tomar decisões de investimentos mais acertadas.

Agora você sabe quem é Warren Buffett e pode se inspirar nas 4 lições do maior investidor do mundo. Lembre-se de que, antes de investir, é importante conhecer seu perfil de investidor e seus objetivos. Assim, você pode seguir estratégias mais alinhadas às suas características e necessidades.

Gostou de saber mais sobre o Warren Buffett? Siga nossos perfis nas redes sociais e mantenha-se informado sobre o mercado financeiro! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.