Renova Invest Facebook

Principais empresas da bolsa de valores e seus códigos!

Quais sao as principais empresas da bolsa de valores
Quais sao as principais empresas da bolsa de valores

O mercado de ações do Brasil apresenta diversas alternativas para os investidores. Por isso, pode ser interessante conhecer as principais empresas na bolsa de valores, a B3. Assim, você pode encontrar aquelas com maior alinhamento com a sua estratégia de investimento.

Nesse sentido, também é válido conhecer os códigos dessas empresas. Afinal, todas as ações contam com um ticker de negociação que identifica a empresa na bolsa. Esse código também estabelece qual é o tipo de ação — que pode ser ordinária (ON), preferencial (PN) ou unit.

Quer saber mais? Acompanhe a leitura para conhecer as principais empresas da bolsa de valores e seus códigos de negociação!

Quais são as principais empresas da bolsa de valores?

O mercado de ações brasileiro envolve centenas de empresas de capital aberto listadas na bolsa de valores. Dentro desse grupo, existem aquelas que se destacam pelo seu porte e pelo volume de negociação entre investidores.

Conheça as principais!

Vale (VALE3)

A Vale é uma das empresas de maior capitalização do Brasil. Ela opera no setor de mineração e é se destaca globalmente nesse mercado. Ademais, essa companhia está listada no Novo Mercado, que é o segmento para empresas que adotam as melhores práticas de governança corporativa.

Na bolsa brasileira, as ações da Vale são negociadas com o código VALE3. Esse número indica que as ações são do tipo ON. Assim, elas garantem direito a voto e participação nas assembleias. Outro benefício desses papéis é o direito ao tag along de 100%.

O tag along é uma proteção para os sócios minoritários. Em caso de venda do controle da companhia, ele permite que os acionistas vendam suas ações por um percentual do que foi pago aos sócios majoritários.

Petrobras (PETR3 e PETR4)

A Petrobras é outra grande empresa brasileira com capital aberto. No entanto, é importante destacar que ela é de economia mista e o Governo do país é seu principal acionista. A companhia atua no mercado de petróleo, gás natural e derivados.

Na bolsa, existem dois tickers de negociação da Petrobras. O PETR3 representa as ações ordinárias e com tag along de 100%. O PETR4 identifica as ações PN, que dão prioridade no repasse de proventos e garantem tag along de 80%. Ambas estão listadas no Nível 2 da B3.

Itaú Unibanco (ITUB3 e ITUB4)

O Itaú Unibanco é um dos maiores conglomerados do setor bancário brasileiro e internacional. Além disso, por anos ele já foi considerado a companhia privada de maior capitalização do país. Suas ações estão listadas no Nível 1 da bolsa brasileira.

Vale destacar que também existem dois tickers de ações do Itaú Unibanco na B3. O ITUB3 é para as ações ON, enquanto o ITUB4 identifica as preferenciais. Ambas garantem tag along de 80% para os acionistas.

Bradesco (BBDC3 e BBDC4)

Também no setor bancário do país, o Bradesco é uma empresa de destaque. Ele é uma das principais empresas privadas do país com expertise em serviços financeiros. A companhia está no Nível 1 da B3.

Os investidores têm acesso a duas ações do Bradesco: BBDC3 e BBDC4. A principal diferença entre elas está no tag along. Nas ações ordinárias ele é de 100% e, nas preferenciais, 80%.

Ambev (ABEV3)

A Ambev é outra multinacional brasileira. Ela controla uma parcela considerável no mercado nacional e internacional de bebidas. Além disso, a empresa conta com grandes marcas de cerveja em seu catálogo de produtos.

O ticker ABEV3 é o único das ações da Ambev na bolsa. Isso significa que suas ações são ordinárias — garantindo tag along de 80% e direito a voto e participação nas assembleias.

B3 (B3SA3)

A bolsa de valores brasileira, Brasil, Bolsa, Balcão — ou B3 — é outra grande companhia de capital aberto do nosso país. Além de ser a única bolsa de valores em atividades no Brasil, ela apresenta alta capitalização de mercado.

As únicas ações da companhia são negociadas sob o ticker B3SA3. Elas dão direito a voto e participação nas assembleias, além do tag along de 100%. As ações da B3 estão listadas no Novo Mercado.

JBS (JBSS3)

Entre as empresas do agronegócio na bolsa de valores, a JBS apresenta destaque. Isso porque a companhia é uma referência nacional e internacional no ramo da pecuária — chamando atenção como exportadora de carne.

Na bolsa de valores, o ticker de negociação das ações da JBS é o JBSS3. Elas estão listadas no Novo Mercado da B3 e também garantem tag along de 100% — além de participação nas assembleias do direito ao voto.

WEG (WEGE3)

A WEG é uma companhia de capital aberto com expertise na fabricação de equipamentos elétricos, estando entre as maiores empresas do mundo nesse setor. Além disso, ela opera com diversas especialidades.

As ações da empresa são do tipo ordinárias, negociadas pelo ticker WEGE3. Elas estão no Novo Mercado e asseguram tag along de 100% aos acionistas. Também há direito a voto e participação nas assembleias.

Como investir nas principais empresas da bolsa?

Agora que você conhece as empresas que estão entre as principais da bolsa, é interessante saber como investir nelas, não é mesmo? Mas, para isso, você deve saber como analisar as oportunidades. Afinal, nem toda grande empresa pode fazer sentido para sua estratégia enquanto investidor.

Ao escolher seus investimentos, é importante levar os seguintes aspectos em consideração. Confira!

Conheça seu perfil de investidor

Primeiramente, é importante considerar o seu perfil de investidor. Como ele se refere à sua tolerância a riscos, esse é um instrumento essencial para que você invista com mais estratégia.

Tenha em mente que o investimento em ações faz parte da renda variável. Portanto, ele está exposto a mais riscos e não tem garantias de lucros. Assim, comprar papéis na bolsa de valores pode ser mais adequado para investidores moderados e arrojados.

Defina sua estratégia

Além do seu perfil, você precisa traçar uma estratégia. Geralmente, o investimento em ações é considerado para o longo prazo, visando a diluição de riscos no tempo. Ademais, ele gira em torno de duas estratégias principais: dividendos e valorização.

Com o repasse de dividendos, os investidores buscam tornar sua carteira de investimentos em uma fonte de renda passiva. Já com a valorização, o objetivo é um aumento na cotação dos papéis a médio e longo prazo para lucrar com a venda deles no futuro.

Estude o mercado das empresas

Por último, é fundamental que você conheça o mercado das empresas nas quais deseja investir. Como vimos, a bolsa apresenta oportunidades em setores diferentes da economia. Por isso, é importante que você conheça as características de cada ação para avaliar se ela faz sentido para o seu portfólio.

Agora você sabe que existem muitas grandes empresas na bolsa de valores do Brasil. Cada uma delas é identificada por um ticker — e podem ser uma oportunidade de investimento. Contudo, lembre-se de avaliar com cuidado as características e fundamentos de cada companhia para fundamentar suas escolhas!

Precisa de suporte profissional para entender melhor o mercado de investimentos? Então entre em contato conosco e conheça nossa assessoria!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.