Renova Invest Facebook

Previdência Privada ou Tesouro Direto: Qual é o melhor investimento para você?

previdência privada tesouro
previdência privada tesouro

Você já parou para pensar em quais são as principais diferenças entre a previdência privada e o Tesouro Direto? Tudo bem se não, estamos aqui para mudar isso! Pode ser difícil escolher entre um e outro, tanto que costuma ser uma dúvida frequente quando o assunto é investimento para se aposentar ou criar uma reserva de emergência.

Qual deles é o melhor investimento para o futuro? O que fazer? Bom, antes de tudo, vamos conhecer cada uma das opções. Isso porque pensar na aposentadoria acaba sendo deixado de lado e quando fica para última hora, pode diminuir as chances de viver bem e com estabilidade financeira.

Fica por aqui, que vamos falar um pouco mais sobre esses dois tipos de investimentos e ponderar qual vale mais a pena para você!

O que é a Previdência Privada?

A Previdência Privada – ou Previdência Complementar – é, na verdade, o nome dado a uma diversidade de fundos de investimentos disponíveis no mercado para aportes frequentes e usufruto no médio e longo prazo. Por isso, costumam servir bem ao objetivo de planejar a aposentadoria.

Em síntese, o objetivo dos fundos de Previdência é possibilitar o recebimento de uma renda passiva. Ou seja, a renda pode ser resgatada em seu valor total ou recebida mensalmente – durante a aposentadoria, por exemplo.

Ao fazer um plano de Previdência Privada, você passa a investir dinheiro por um determinado período de tempo. Os pagamentos são reunidos com as contribuições de outros investidores e administrados por um gestor profissional.

Resumidamente, o gestor monta o portfólio de investimentos do fundo e toma as decisões sobre operações de compra e venda de ativos. As estratégias variam de acordo com cada fundo de previdência – o nível de risco inerente ao fundo – e de acordo com as decisões da equipe de gestão.

O intuito, claro, é obter rendimentos nas operações e aumentar o patrimônio do fundo. Então, no período de resgate cada investidor pode usufruir do que lhe cabe dos ganhos – segundo as regras estabelecidas em contrato.

Como a Previdência Privada funciona?

Quem já está acostumado a investir em determinados ativos ou mesmo em alguns fundos de investimentos pode notar diferenças importantes em relação à Previdência Privada. Então, vale a pena saber mais detalhes sobre o seu funcionamento.

Trouxemos os principais neste artigo. Confira!

Tipos de plano

Em primeiro lugar, é preciso entender que os planos de Previdência Privada podem ser fechados ou abertos. Os planos fechados são aqueles organizados para determinadas empresas — também conhecidos como fundos de pensão.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Por outro lado, algumas companhias, entidades de classes ou associações profissionais oferecem um plano específico para seus profissionais. Isso significa que só pode fazer parte dele quem atua junto à empresa ou associação.

Já os planos abertos são aqueles que estão disponíveis para qualquer investidor. Eles geralmente são oferecidos por bancos, seguradoras ou corretoras. Logo, o interessado pode – de forma autônoma – escolher a Previdência Privada que melhor se adéqua aos seus objetivos.

Previdência PGBL ou VGBL

Há mais uma divisão em relação aos planos de Previdência Privada: eles podem ser do tipo Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) ou Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL).

A principal diferença entre os dois diz respeito ao Imposto de Renda. Ou seja, as contribuições feitas no plano PGBL podem ser deduzidas do cálculo de IR — até um limite de 12% da sua renda anual tributável.

Previdência privada Vantagens

Com isso, quem faz a declaração completa do imposto costuma ter benefícios, pois a previdência pode ser cadastrada no documento (junto com outras despesas dedutíveis, como os gastos médicos). Logo, o valor devido diminui – ou a restituição aumenta.

Veja o exemplo abaixo:

Previdência Privada Declaração completa X Simplificada

Outro detalhe importante sobre o PGBL é que os pagamentos são deduzidos do cálculo do IR anual mas, no período de resgate do dinheiro, haverá cobrança de IR sobre o valor total acumulado.

No caso no VGBL, o imposto no resgate incide apenas sobre os rendimentos. Isso acontece porque não há o mesmo benefício da dedução de IR sobre as contribuições feitas no plano.


Por razão das diferenças entre os planos, o PGBL costuma ser mais vantajoso para quem faz a declaração completa na Receita Federal. Quem realiza declaração simplificada ou é isento de imposto pode ter mais interesse no VGBL.

Tributação de Imposto de Renda

Se interessou? Veja aqui mais informações sobre a previdência privada e seus detalhes!

O que é o Tesouro Direto?

Muitos investidores não sabem, mas o Tesouro Direto não configura um investimento, mas sim um programa do Governo Federal que disponibiliza títulos públicos como alternativas de investimento.  A plataforma foi lançada em parceria com a B3 — a bolsa de valores brasileira.

O objetivo central do lançamento do programa Tesouro Direto foi tornar os títulos públicos acessíveis aos investidores pessoa física. Antes de 2002, ano em que se iniciou o projeto, apenas empresas podiam investir no Tesouro Nacional.

Dentro do conjunto que forma o Tesouro Direto você pode encontrar uma diversidade atrativa de títulos. Cada um deles serve a objetivos diferentes, com diversos prazos e rentabilidades. Por isso, não podemos afirmar que o Tesouro é um investimento.

Afinal, no Tesouro Direto são reunidos alguns títulos para investimentos – como o Tesouro Selic, Tesouro IPCA (com prazos e características diferentes) e também títulos de Tesouro pré-fixado. Falaremos de todos eles neste conteúdo.

Como funciona o Tesouro Direto?

Agora você sabe o que é o Tesouro Direto. Mas, como ele funciona? De forma prática, investir nele significa emprestar dinheiro ao Governo Federal.

Você provavelmente já viu que o governo brasileiro obtém crédito para financiar suas ações (por exemplo, os custos com saúde, educação e infraestrutura). O crédito pode ser obtido de diferentes formas, como empréstimos internacionais.

Uma das formas é por meio dos investidores do Tesouro Direto. As pessoas aplicam seu dinheiro em títulos e o Governo Federal garante a devolução do dinheiro com juros. Assim, funciona basicamente como um empréstimo.

Antes de 2002, o Governo conseguia crédito apenas com pessoas jurídicas. Com a criação do Tesouro Direto e sua popularização nos últimos anos, os brasileiros podem investir a partir de valores bem acessíveis – por volta de R$ 30,00 em alguns títulos.

Para o governo, essa é uma forma interessante de financiar suas atividades pagando juros mais baixos. Também é um grande benefício para o investidor, que aloca seu capital em uma alternativa segura de investimento.

Diferente do que muitas pessoas possam pensar, os títulos públicos são considerados os investimentos menos arriscados do mercado financeiro. Afinal, o Governo Federal é a instituição mais sólida do país – e o único que pode imprimir papel moeda.

Isso significa que dificilmente o Governo deixaria de honrar suas dívidas no Tesouro. Mesmo que acontecesse um grave problema econômico que aumentasse o risco de calote, o poder executivo nacional tem as ferramentas necessárias para pagar os investidores.

Como aplicar no Tesouro Direto?

Um dos detalhes importantes sobre o programa Tesouro Direto é que todas as atividades se dão facilmente de maneira online. Logo, não é preciso se deslocar até um espaço físico para comprar ou vender seus títulos.

Em parceria com a bolsa de valores, o Tesouro Direto funciona de maneira simples – e a B3 é responsável por fazer o registro das negociações e a custódia dos títulos.

A plataforma tem um site próprio e também aplicativo por onde os investidores podem realizar suas operações.

Conheça os tipos de investimento e quanto rende aqui.

Previdência Privada ou Tesouro Direto?

Depois de tantas informações sobre esses dois tipos de investimento, você deve estar pensando: mas em qual aplico? Bom, pode parecer um pouco frustrante, mas a resposta depende do seu objetivo no final e quanto tem para aplicar com constância.

Por isso que a Renova Invest está sempre disponível, você pode marcar uma reunião com um dos nossos assessores de investimentos para conversar melhor sobre o seu portfólio. É uma forma eficaz de investir sem correr grandes riscos, já que ninguém aqui quer perder dinheiro, não é mesmo?

Inclusive, você não precisa escolher um e sim, diversificar com mais ativos financeiros de qualidade. Isso faz com que não sofra tanto com as instabilidades da economia. É possível montar uma carteira com posição a curto e médio prazo com o Tesouro Direto e ainda aplicar mais fundos de previdência a longo prazo.

A ideia é que ainda mescle com mais produtos, como ações, CDBs e fundos imobiliários. Ainda pode inserir um LCA ou LCI que são isentos de Imposto de Renda. Dentre todas essas opções, o Tesouro e a previdência privada são dois investimentos muito bons de aproveitar.

O Tesouro Direto é ideal para criar a sua reserva de emergência e aplicar pensando no médio prazo. Por outro lado, fundo de previdência possui muitas vantagens a longo prazo. Assim, o investidor pode planejar a aposentadoria e garantir uma boa estabilidade no futuro.

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Ficou com alguma dúvida? Caso queria conhecer mais alternativas de investimentos, conte com a nossa assessoria! Entre em contato conosco, temos uma equipe preparada para ajudar você!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.