Renova Invest Facebook

Pool de investimento: O que é? Descubra

pool de investimento
pool de investimento

Uma das maneiras de conseguir melhores oportunidades de investimento é unindo recursos com outros investidores. E existem diferentes formas de fazer isso. Uma delas é a partir de um pool de investimento.

Apesar de poder ser uma estratégia interessante, em especial para investidores iniciantes ou sem grandes quantias de capital, poucas pessoas sabem o que é esse sistema. Por isso, compreender como o pool de investimentos funciona pode fazer a diferença para você.

Quer conhecer o sistema pool e seu funcionamento nos investimentos? Para esclarecer suas dúvidas, continue a leitura deste artigo!

O que é um sistema pool?

Antes de analisar especificamente o que é um pool de investimento, é importante compreender o que significa um sistema pool em geral. Nesse sentido, o termo pool faz referência a um grupo de empresas, instituições ou investidores que se unem em busca de uma finalidade comum.

O objetivo desse sistema é reunir recursos de diferentes atores para que, trabalhando juntos, todos possam ampliar suas possibilidades de ganhos.

Como funciona?

Como você viu, um pool consiste em um grupo de pessoas ou companhias que optam por unir recursos com o propósito de alcançar um objetivo comum. Existem diferentes modelos de pool, mas todos eles apresentam características em comum, tais como:

  • composição: necessariamente, um sistema pool conta com a participação de diferentes atores. Todos fornecem determinados recursos, recebendo recompensas proporcionalmente ao que disponibilizaram;
  • objetivo: um sistema pool apresenta objetivos específicos, que devem ser claros e acordados por todos os participantes;
  • administração: os recursos captados precisam ser administrados de forma inteligente, em busca de alcançar a finalidade proposta. Por isso, um sistema pool deve contar com uma equipe de administração.

O que é um pool de investimento?

Agora que você compreende o que é um sistema pool e como ele funciona, é possível analisar de que maneira esse conceito é utilizado nos investimentos. Nesse caso, um pool de investimento consiste em um grupo de investidores que buscam unir recursos para melhorar suas oportunidades.

Essa é uma estratégia que pode ser utilizada por diversos investidores, até mesmo iniciantes ou quem possui pouco capital. Ao unir recursos, eles ampliam suas chances — podendo participar de investimentos com maior potencial de lucros.

Quais são os principais tipos de pool de investimento?

Depois de compreender o que é um pool de investimentos e como ele funciona, vale a pena conferir os principais tipos que existem no mercado. Cada um deles apresenta características próprias e objetivos particulares.

Para conhecê-los melhor, confira as informações a seguir!

Renda fixa
Seta Tripla

Descubra agora a
NOVA RENDA FIXA
que pode turbinar seus ganhos. 


Clubes de investimentos

O clube de investimentos é uma alternativa que amplia as possibilidades dos investidores com pouco capital. Isso ocorre porque, a partir dele, pequenos e médios investidores podem acessar produtos financeiros mais complexos ou exclusivos.

Assim, um clube de investimento reúne um número de pessoas que desejam dispor de seus recursos para investir em conjunto. O objetivo é que, com a soma dos capitais e uma estratégia inteligente de investimento, os participantes consigam obter bons resultados com maior em conjunto.

É comum que os clubes sejam formados por amigos e familiares. Com encontros periódicos para analisar os produtos a serem investidos, essa pode ser uma opção interessante para quem está começando a investir e não deseja se expor sozinho às alternativas do mercado.

Contudo, embora possa parecer uma reunião entre amigos, é importante que o clube de investidores siga as regras estipuladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Além disso, é preciso ter em mente que os riscos dos investimentos continuam existindo.

Crowdfunding

O crowdfunding é uma forma de investimento coletivo voltado à realização de um determinado projeto — como investimento no setor imobiliário, Por meio desse pool, diversos investidores podem investir, em grupo, em oportunidades de grande porte ou de maior risco.

Essa é uma maneira bastante comum de investimento participativo em projetos de startups, por exemplo. A partir da coleta de dinheiro, os interessados em desenvolver um empreendimento captam recursos e podem oferecer recompensas aos financiadores.

No caso de crowdfunding imobiliário, uma empresa administradora reúne pequenas quantias de recursos de diversos investidores. Por fim, o valor financia um ativo imobiliário ou um portfólio de propriedades — e o investidor tem direito à participação proporcional dos retornos do projeto.

Pool hoteleiro

O pool hoteleiro, também conhecido como pool de locação, é um empreendimento coletivo em que cada proprietário de uma unidade imobiliária (quartos de hotel). Apesar da propriedade do bem, o investidor transfere sua gestão a uma administradora.

O intuito é que seja feita a exploração coletiva das unidades imobiliárias. Nesses casos, é necessário haver um contrato com uma Sociedade em Conta de Participação (SCP) entre os proprietários dos quartos e a empresa que fará a gestão.

Ao final de cada mês, é feito um balanço das receitas e despesas do condomínio. Depois de descontadas as taxas de administração e o fundo de reserva, o saldo final é dividido entre os sócios e participantes.

Pool de mineração no blockchain

O pool de mineração no blockchain consiste em um sistema que procura ampliar as capacidades de determinado grupo de mineradores de criptoativos — como as moedas digitais.

Para que as transações entre ativos virtuais possam ocorrer de forma adequada, é necessário que diversos computadores realizem cálculos complexos para validar e publicar as transações. Essa ação consiste na mineração.

Uma vez que esse processo demanda muita energia e processamento dos computadores, um sistema de pool pode facilitar a tarefa. Quanto mais máquinas realizam o trabalho, menos sobrecarregadas fica cada uma delas.

Além disso, os usuários que disponibilizam seus computadores para a mineração (ou seja, os mineradores) ao final dos procedimentos, recebem recompensas em criptoativos. Portanto, um pool de mineração também funciona como uma espécie de investimento coletivo.

Por que conhecer o conceito de pool de investimento?

Entender do que se trata o sistema pool e sua aplicação aos investimentos pode ser útil para quem deseja utilizar seu dinheiro com mais sabedoria.

Como foi possível notar, a partir desse modelo, os investidores podem ampliar suas oportunidades no mercado financeiro. Conhecê-las, portanto, pode ajudar a tomar uma decisão mais embasada.

Contudo, é fundamental que você identifique seu perfil investidor e objetivos financeiros antes de optar por esses investimentos. Além disso, lembre-se de analisar com cautela os objetivos, modelo e regras do pool do qual deseja participar.

Como vimos, um pool de investimento pode ser interessante para os mais diversos investidores. No entanto, não deixe de estudar os diferentes tipos com cuidado para avaliar se algum deles está adequado às suas necessidades e perfil!

Você compreendeu o que é um pool de investimento? Para conhecer mais conceitos do mercado financeiro, nos acompanhe no Facebook, YouTube e Instagram!

 

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.