Ordens automatizadas saiba mais sobre o algotrading

Ordens automatizadas: saiba mais sobre o Algotrading

A tecnologia tem aumentado a sua participação no mercado financeiro. Para quem especula na bolsa de valores, o Algotrading surge como uma alternativa que adiciona produtividade e eficiência no aproveitamento de oportunidades.

Graças aos chamados robôs investidores, é possível executar ordens de acordo com parâmetros estabelecidos. Ao mesmo tempo, é importante conhecer os riscos da estratégia e avaliar se ela realmente vale a pena para a sua atuação como trader.

Neste artigo, você poderá explorar o Algotrading e saber como ele funciona na prática. Continue a leitura e descubra!

O que é Algotrading?

O Algotrading é uma estratégia de especulação no mercado financeiro que se baseia na execução de ordens automatizadas. Ou seja, não é o trader ou especulador que toma a decisão e, sim, algoritmos.

Esses códigos também são conhecidos como robôs de investimentos. Eles não dependem da ação humana para que escolham quando comprar ou vender ativos e derivativos.

Como ele funciona?

Uma das principais características do Algotrading é o fato de ele utilizar programas de computador e, principalmente, inteligência artificial. Então, mais que executar comandos específicos, a estratégia envolve a capacidade de a tecnologia tomar decisões de investimento.

Para que isso aconteça, é necessário determinar parâmetros. Por exemplo, em relação ao período das operações, ao preço e ao volume de negociação. É comum estabelecer quando você deseja comprar, quando deseja vender, qual valor pretende receber, até quanto espera pagar etc.

Também é possível testar configurações, até encontrar aquela que seja mais adequada para as condições atuais do mercado. A partir daí, os algoritmos utilizam modelos matemáticos para encontrar oportunidades.

Quando uma alternativa se encaixa nos parâmetros definidos, há a execução automática da ordem de compra ou venda. Esse recurso, com todas as suas características, não é usado apenas por quem opera como trader na bolsa. Ele costuma ser aplicado por gestores em alguns Fundos de Investimentos.

Logo, a decisão deixa de depender do gestor e passa a utilizar a tecnologia para consolidar resultados.

Quais são as vantagens do método para o trader?

A adoção do Algotrading, com seus robôs de investimentos, pode ser muito vantajosa, especialmente para quem especula na bolsa de valores. Primeiramente, a execução de ordens passa a ser muito mais ágil.

Afinal, estamos falando de um algoritmo, capaz de fazer milhares de cálculos em frações de segundos e de forma muito mais eficiente que uma pessoa. Além disso, os robôs são capazes de acompanhar múltiplas operações simultaneamente, o que não é possível para os traders.

Outro ponto importante é a diminuição das chances de erros. Com base nos parâmetros previamente estabelecidos, o Algotrading atua com consistência. Sendo assim, há menos riscos de encarar surpresas nas operações.

Como tudo é feito com base em modelos matemáticos, afastam-se as emoções da tomada de decisão. O procedimento ajuda a reduzir os erros e a aumentar o potencial de resultados perante as oscilações.

Em relação aos custos, os recursos atuais têm se tornado mais acessíveis. Também há como diminuir gastos com operações, pois o modelo matemático consegue encontrar o menor caminho até a performance esperada.

Não menos relevante, a capacidade de avaliar oportunidades é muito maior com a tecnologia. O trader tem um limite do que consegue acompanhar em um pregão, mas um robô não deixa nenhuma oportunidade passar.

Quais são os riscos das operações?

Apesar de todas as vantagens do Algotrading, ele apresenta riscos. Ou seja, não é porque estamos utilizando a tecnologia que a especulação se torna mais segura ou menos volátil, por exemplo.

Se o cenário mudar de tal maneira que as condições definidas inicialmente já não valem mais, as ordens automatizadas que serão executadas não entregarão os resultados esperados. Sem o monitoramento, portanto, podem ocorrer perdas significativas.

A própria velocidade de operação do sistema pode ser um fator negativo. Afinal, diante de uma mudança abrupta no mercado, é improvável que consiga mudar as condições das ordens na mesma velocidade.

Considerando que elas costumam acontecer em fração de segundos, as perdas podem se acumular rapidamente. Em poucos minutos o trader pode ter um acumulado negativo de destaque, o que exigirá uma adaptação muito adequada das condições para reverter a situação.

Além disso, deve-se considerar o fato de que o preço de um ativo, como a cotação de uma Ação, depende, principalmente, da oferta e da procura. Por mais preciso que um modelo matemático seja, ele não é capaz de contemplar todos os fatores emocionais e imprevisíveis que impactam os preços.

Em última análise, é o trader o grande responsável pela estratégia, sendo que o Algotrading apenas faz a execução operacional. Portanto, a especulação continua apresentando riscos que devem ser considerados.

Quando vale a pena utilizar o Algotrading?

Antes de adotar o Algotrading, é necessário fazer uma análise criteriosa da sua situação. Se você ainda não fizer trade, pode não ser interessante começar com os robôs. O ideal é, primeiramente, conhecer o mercado e realizar operações para entender o funcionamento.

Depois, você pode fazer testes com os algoritmos para conferir qual é o papel deles. Isso também vale para quem já é trader. Em vez de migrar totalmente suas operações para as ordens automatizadas é preciso entender como elas funcionam.

Além de tudo, só vale a pena usar o Algotrading depois de compreender que ele não substituiu e nem elimina a necessidade de o trader atuar. Ainda é preciso acompanhar os resultados, fazer análise gráfica e traçar a estratégia que ajudará a definir os parâmetros para as ordens.

Para completar, fica mais interessante utilizar a ferramenta se você dispuser de uma plataforma completa e com boas funcionalidades. Avalie com cuidado para realmente conseguir aproveitar a proposta de adoção da tecnologia de maneira estratégica.

Como vimos, o Algotrading oferece vantagens, como o aumento da produtividade na análise de operações, execução com menos erros e ampliação do potencial de ganhos. Contudo, é preciso ter atenção para avaliar se os robôs de investimento são adequados para a sua atuação como trader!

Já que estamos falando de tecnologia, entenda melhor o assunto lendo também o que são e como funcionam os robôs investidores!

(Visited 22 times, 1 visits today)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe uma resposta


Postagens Relacionadas

Mais Lidos

Categorias

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.