Renova Invest Facebook

Book de ofertas: o que é e como utilizar a ferramenta para guinar os investimentos?

oferta 476
oferta 476

O book de ofertas é uma ferramenta muito utilizada por traders na hora de negociação de compra e venda. Por conta dessa evolução, os computadores substituíram o antigo pregão viva-voz e também todo o processo de investimento na Bolsa de Valores, deixando o processo mais ágil e preciso. 

Também chamado de livro de ofertas no português, a ferramenta é onde ficam as intenções de compra e venda de ativos que são negociados em bolsa. Uma curiosidade é que o nome surgiu porque, antes da era da tecnologia chegar no mercado financeiro, as intenções de compra e venda de ações eram escritas em um livro e depois em um quadro, para que ficassem à vista de todos. 

Agora, você vai entender de uma vez por todas o que é um book de ofertas e como utilizar a ferramenta para guinar os seus investimentos.

O que é o book de ofertas?

O book de ofertas é uma ferramenta disponível em plataformas de trading que possibilita o acompanhamento dos ativos negociados na Bolsa de Valores. O investidor consegue visualizar o nome do ativo, o volume que está em negociação, a quantidade de ofertas disponíveis e até os preços de compra e venda.

Com os filtros disponíveis, também tem como encontrar informações antes de iniciar qualquer estratégia. Por exemplo, no Day Trade, tem como saber a quantidade de lotes que estão sendo posicionados num determinado momento e os valores de cada uma.

Como funciona o book de ofertas?

O book de ofertas reúne todas as informações, ou seja, todas as ordens de compra de algum ativo estão listadas em ordem decrescente de acordo com cada valor. Sendo assim, no topo estão as especificações das ordens de compra de maior valor.

Já as ofertas de venda são listadas em ordem crescente, em que as de menor valor estão descritas no topo da lista. Enquanto as ofertas de compra de valores iguais são mostradas da mais antiga para a mais atual. 

Além disso, as ofertas de venda de mesmos valores também são disponibilizadas seguindo a ordem cronológica. Assim que o sistema registra as ordens de compra e de venda do mesmo valor, é executado e as ordens são removidas das listas de oferta deste ativo. Ao mesmo tempo, são colocadas outras ofertas.

Tendo isso disponível de forma online e acessível, o book de ofertas modernizou a forma de investir e foi evoluindo ao longo dos anos, chegando no que conhecemos hoje. De forma resumida, através dessa ferramenta, você consegue obter várias informações sobre o que tem interesse, como: a quantidade ofertada e o preço dos ativos em negociação.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

 

Quais são os tipos de Book de ofertas?

Sim, existem dois tipos de books! Anote a diferença entre eles:

  1. Book de ofertas – mais abrangente, possibilita conferir diferentes informações sobre os ativos negociados na Bolsa de Valores. Os investidores podem acompanhar as ordens de compra e venda, tando acesso à quantidade de ofertas, por exemplo.
  2. Book de preços –  mais simples, permite analisar a cotação dos ativos de uma forma geral. Os investidores pode acompanhar os preços para realizar a melhor compra e depois, vender cada ação. Porém, não é possível visualizar a quantidade de ofertas ou o volume das negociações.

Quais são as vantagens?

Por mais que milagres não existam, o book de ofertas acaba sendo quase isso. É uma forma de chegar mais perto do que quer e garantir lucro nas operações. Ao mesmo tempo que exige muito estudo e disciplina. 

Veja as principais vantagens: 

  • Possibilita montar estratégias mais objetivas;
  • Mais fácil aumentar os lucros e diminuir os riscos;
  • Criação de setups variados segundo as as informações obtidas;
  • Permite emitir ordens de compra e venda com mais rapidez;
  • É como analisar o “termômetro” do mercado financeiro;
  • Dá a chance de observar como funciona a oscilação dos ativos na Bolsa de Valores.

O book de ofertas é uma ferramenta ideal para ter ao seu lado no dia a dia, sendo fundamental para montar boas estratégias. Pode parecer difícil no começo, mas com disciplina e foco, logo será mais experiente quando o assunto for operações na Bolsa de Valores.

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos sobre as marcas mais valiosas, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Quer saber mais sobre o mercado e suas oportunidades? Entre em contato conosco da Renova Invest!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.