O day trade tem ganhado muitos adeptos nos últimos anos. A possibilidade de lucrar no mercado financeiro em poucos minutos parece atrativa. Entretanto, ingressar nessa atividade sem o devido preparo é muito perigoso.

Por isso, é importante estudar o assunto e até mesmo simular operações sem dinheiro. Isso é viável com o simulador de day trade. Existem diversas ferramentas que simulam o ambiente de negociações da bolsa de valores.

Nelas, o trader pode realizar o envio de ordens de compra e venda como se estivesse em um pregão real, mas sem colocar seu capital em risco. Está interessado no assunto?

Neste artigo você poderá entender o que é um simulador de day trade e como ele funciona. Confira!

O que é o day trade?

Para entender o que é um simulador de day trade, primeiro deve-se conhecer o conceito dessa prática no mercado financeiro. Em linhas gerais, na bolsa de valores existem dois tipos de operadores: o investidor e o especulador.

Um investidor comum, normalmente, tem uma visão de longo prazo. Assim, ele busca por ações que valorizarão ao longo do tempo, e lhe garantirão o recebimento de proventos periódicos, por exemplo. Já o especulador, busca realizar negociações com retorno no curto prazo.

Há diferentes maneiras de especular na bolsa de valores, e o day trade é uma delas. A prática consiste em abrir e fechar posições de compra e venda no mesmo dia. O objetivo do trader é aproveitar as oscilações de preço, comprando barato e vendendo caro — ou vice-versa.

No day trade as negociações não precisam ocorrer em momentos específicos, basta que a posição seja encerrada no mesmo dia. Portanto, o especulador pode realizar operações que duram horas, minutos ou até mesmo segundos – isso dependerá de suas estratégias.

O que é um simulador de day trade?

O simulador de day trade, como você já sabe, é uma ferramenta que simula o ambiente de negociações da bolsa de valores — onde se opera day trade. Sua finalidade é permitir que o interessado possa praticar esse tipo de operação sem usar dinheiro real.

Embora o day trade pareça uma tarefa simples, sua prática exige muito cuidado. Isso porque envolve muitos riscos. No mercado financeiro, ocorrem diversas negociações a cada segundo. Logo, comprar ou vender no momento errado pode limitar ganhos ou gerar prejuízos.

Não é difícil encontrar relatos de pessoas que perderam todo ou grande parte de seu patrimônio com day trade. Cometer um erro, abrir uma posição sem adotar uma estratégia ou deixar de observar a tendência do mercado, por exemplo, pode ser fatal para quem é iniciante.

Logo, o simulador é uma boa opção para se familiarizar com o funcionamento do mercado e com as ferramentas operacionais. Além disso, no ambiente de simulação poderão ser utilizadas diversas estratégias e setups operacionais, justamente para testá-los antes de aplicá-los na conta real.

O simulador ajuda, ainda, em um fator determinante: o controle emocional. Nele, você pode testar suas emoções e ver como lida com a volatilidade da bolsa. O mercado passa por movimentos constantes e é preciso ter controle para manter sua estratégia e tomar boas decisões.

Como o simulador de day trade funciona?

Logo que o pregão se tornou eletrônico, empresas de tecnologia começaram a disputar espaço para atender aos operadores de mercado. Uma das reclamações mais frequentes no passado era a ausência de um ambiente no qual se pudesse fazer estudos ou simular cenários.

Assim, essas empresas direcionaram recursos para o desenvolvimento de softwares e plataformas que pudessem reproduzir, com a maior realidade possível, o ambiente de mercado. Essa disputa resultou na existência de diversos simuladores — cada um com ferramentas específicas.

Ao utilizar um simulador, o especulador tem acesso às mesmas ferramentas que teria para operar no mercado real. Algumas delas atendem tanto ao adepto da análise técnica (com gráficos e indicadores) quanto ao do tape Reading — com o livro de ofertas, times & trades e outros.

Funciona da seguinte maneira: o simulador espelha em sua plataforma as informações do pregão ao vivo. Assim, o trader que está no ambiente de simulação visualiza as mesmas informações transmitidas aos operadores de mercado em tempo real.

A diferença é que o envio de ordens na simulação não integra o fluxo de ordens do pregão real e não gera efeitos no mercado. Desse modo, o especulador pode testar todo o tipo de estratégia, como se estivesse em um cenário real de mercado, mas sem perder dinheiro.

Além disso, algumas plataformas oferecem o replay de mercado. Caso o especulador tenha perdido algum dia de negociação, pode revisitá-lo, reprisar e interagir com as negociações de um pregão específico. Assim, é possível treinar o trade em eventos determinados.

Quais as vantagens de utilizar um simulador para day trade?

Você já sabe o que é e como funciona um simulador de day trade. Mas, quais seriam os benefícios de utilizá-los, na prática?

A principal vantagem de utilizar um simulador está relacionada ao fato do trader não precisar arriscar seu dinheiro durante as operações. No passado, caso um especulador quisesse testar uma nova estratégia ou modificar a que estava habituado, precisava expor seu capital a risco.

Desse modo, o simulador auxilia não só aqueles que estão começando na atividade, mas também os traders profissionais. Em especial, por permitir o teste de diversas formas de operar, estratégias, setups e gerenciamento de risco, em diferentes cenários.

Outra vantagem é a facilidade de uso dessas ferramentas. A maioria delas possui tutoriais sobre a instalação, as formas de configuração do ambiente de simulação e o uso das ferramentas. Além disso, caso encontre dificuldades, o trader poderá tirar suas dúvidas.

Como escolher o simulador?

A escolha do simulador ideal dependerá da forma que você pretende operar e das ferramentas que pretende utilizar. Verifique com seu banco de investimentos as plataformas disponíveis que atenda às suas necessidades e confira os preços cobrados.

Caso você tenha um perfil com aversão aos altos riscos do day trade, mas ainda queira especular no mercado em operações de curto prazo, o banco BTG Pactual digital fornece um simulador de investimentos que pode ajudar você.

Como visto, os simuladores de day trade surgiram para atender aos anseios do operador de mercado. A partir deles, pode-se praticar o day trade sem se expor financeiramente. Com bastante treinamento, boas estratégias e gerenciamento de risco suas chances de sucesso aumentam.

E então, o que achou deste conteúdo? Ainda tem dúvidas sobre a especulação? Entre em contato conosco e conte com a nossa assessoria!