Renova Invest Facebook

Onde investir: 6 alternativas para começar hoje

onde investir dinheiro
onde investir dinheiro

Muitas pessoas já conhecem a importância de investir dinheiro, mas não sabem onde fazer isso. É o seu caso? Saiba que existem muitas opções para diferentes perfis e metas. O primeiro passo para começar é conhecer o que o mercado oferece.

Nesse sentido, é importante destacar que a prática nem sempre tem o foco em obter a maior rentabilidade. Ela também pode servir para proteger o dinheiro da desvalorização da moeda, manter a reserva financeira em um local seguro, entre outras finalidades.

Quer saber mais? Neste artigo, você verá informações importantes para quem pretende começar a investir e 6 alternativas que valem a pena conhecer.

Vamos lá?

O que é preciso saber antes de começar a investir?

Se você decidiu começar a investir, ótimo! Essa é uma escolha importante para obter benefícios em sua vida financeira. Mas, antes de começar, é preciso conhecer algumas informações. A primeira delas é o conceito de perfil de investidor.

Existem três perfis de investidor: conservador, moderado e arrojado (ou agressivo). Ele avalia como cada pessoa lida com as variações do mercado financeiro e ajuda a entender suas preferências para encontrar os melhores investimentos.

Além de altamente recomendado, fazer o teste para saber qual é o seu perfil é uma exigência da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para realizar os aportes. Por isso, toda instituição financeira, como banco de investimentos, aplica um questionário com os clientes.

Além do perfil, é importante refletir sobre os seus objetivos, pois eles são outro indicativo das opções mais adequadas para você. Ciente dessas informações é possível realizar um bom planejamento financeiro para que os aportes sejam regulares.

Considere, ainda, a diversificação das suas escolhas. Quando você faz aportes financeiros, não precisa se limitar a apenas uma alternativa. Para descobrir onde investir dinheiro, é preciso conhecer o mercado e as oportunidades que oferece.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Como são muitos os tipos disponíveis, eles podem ter benefícios distintos. Então ter uma carteira diversificada ajuda a aproveitar vantagens e diluir riscos. A ideia é distribuir seu dinheiro entre as alternativas que fazem mais sentido.

6 Alternativas para investir dinheiro

Agora que você já entendeu o que precisa saber antes de investir, pode conferir as alternativas de investimentos. Primeiramente, é preciso compreender que existem duas grandes classes: a renda fixa e a renda variável.

A renda fixa oferece maior previsibilidade quanto à rentabilidade, pois o investidor sabe como a remuneração acontecerá. Isso porque ela funciona como um empréstimo ao emissor. Assim, costuma apresentar menos riscos.

Já na renda variável não se pode prever como a remuneração ocorrerá, sendo uma classe mais arriscada. O resultado dela depende do desempenho do investimento e é possível resgatar um valor maior ou menor em relação ao aporte — mas o potencial de ganhos é maior que na renda fixa.

Conheça alguns tipos de investimentos das duas classes!

  1. Títulos do Tesouro Direto

O Tesouro Direto é a plataforma do Governo Federal em que são negociados os títulos públicos do Tesouro Nacional. Eles fazem parte da renda fixa e são os investimentos mais seguros do mercado.

Há 3 opções de títulos:

  • Tesouro Selic — rendimento pós-fixado que segue a taxa Selic;
  • Tesouro prefixado — rende uma taxa fixa;
  • Tesouro IPCA — rende uma taxa fixa acrescida da inflação.
  1. Certificados de depósito bancário (CDBs)

Os CDBs fazem parte dos títulos privados da renda fixa. Eles são emitidos por bancos e instituições financeiras. Por isso, não têm tanta segurança quanto o Tesouro, mas apresentam cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Assim como os títulos do Tesouro Direto, o CDB pode ter rentabilidade prefixada, pós-fixada ou híbrida. Ele também cobra Imposto de Renda, de acordo com a tabela regressiva da renda fixa. Os valores para aportes, a liquidez e prazos são variados.


  1. Letras de crédito (LCI e LCA)

Os títulos privados da renda fixa também podem ser letras de crédito imobiliário (LCIs) e letras de crédito do agronegócio (LCAs). Como os CDBs, elas podem ser bastante variadas e são cobertas pelo FGC.

No entanto, costumam ter valor do aporte mais alto, o que faz com que não sejam tão acessíveis quanto os CDBs e os títulos públicos. Como vantagem, a LCI e a LCA são isentas do Imposto de Renda para pessoas físicas.

  1. Debêntures

Ainda no grupo dos títulos privados da renda fixa, existem as debêntures — que podem ser tradicionais ou incentivadas. Elas são emitidas por empresas de diversos portes para viabilizar seus projetos.

Por envolverem maiores riscos e não terem a cobertura do FGC, elas têm o potencial de rendimento acima da média da classe. Para manejar os riscos, é importante priorizar empresas estáveis e sólidas no mercado.

Nas debêntures simples, incide o IR. No entanto, as debêntures incentivadas são um tipo de investimento isento do imposto. Essa categoria fomenta projetos de infraestrutura no país, realizados por empresas privadas. Por esse motivo, recebem o apoio do Governo Federal.

  1. Ações

No grupo da renda variável, as ações são os investimentos mais conhecidos. Elas representam o capital social de empresas. Logo, ao comprar uma ação o investidor se torna seu sócio e pode ter participação nos resultados — compartilhando também dos riscos do negócio.

A rentabilidade pode acontecer de duas formas principais: com a venda dos papéis com lucro ou com o recebimento de proventos. Por exemplo, os dividendos, juros sob o capital próprio (JPC), bonificações e bônus de subscrição.

As ações são negociadas na bolsa de valores (B3) e o retorno depende dos resultados da empresa emissora. Como envolvem maiores riscos, é importante avaliar o seu perfil de investidor e buscar maneiras de se resguardar — avaliando as empresas e diversificando, por exemplo.

  1. Fundos de investimentos

Por fim, vale a pena conhecer também os fundos de investimentos para decidir onde investir seu dinheiro. Eles podem ser de renda fixa ou de renda variável. Trata-se de investimentos coletivos, com um gestor profissional responsável por criar e administrar a carteira.

O mercado conta com opções de fundos de diversos objetivos. Portanto, pode ser uma alternativa para investidores de diferentes perfis e preferências.

Alguns exemplos de fundos são:

Como você viu, para saber onde investir dinheiro é fundamental conhecer as alternativas que o mercado oferece. As 6 opções que você conheceu se destacam, mas existem muitas outras que podem ajudar a alcançar seus objetivos. Não deixe de entender mais sobre elas!

Quer estudar mais sobre esse tema e desenvolver seus conhecimentos? Então descubra 5 livros de investimentos para quem quer começar a investir!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.