Renova Invest Facebook

O que são as notas explicativas na contabilidade?

O que são as notas
O que são as notas

Quem busca investir com mais assertividade em empresas de capital aberto precisa conhecer diferentes instrumentos de avaliação dessas companhias. Nesse sentido, as notas explicativas elaboradas pela contabilidade são de grande importância.

Sendo um instrumento obrigatório para empreendimentos de sociedade anônima, essas notas informam uma série de dados relevantes sobre a saúde financeira da companhia. Assim, compreender esse documento é indispensável para avaliar possibilidades de investimentos.

Ficou interessado e deseja saber mais sobre as notas explicativas na contabilidade das empresas? Então continue a leitura deste artigo!

O que são as notas explicativas na contabilidade?

Na contabilidade, as notas explicativas são parte do balanço patrimonial. Por isso, para compreendê-las é necessário entender esse conceito antes. O balanço patrimonial é um documento contábil desenvolvido a partir das movimentações financeiras da companhia.

Dessa forma, ele centraliza diferentes dados. Por exemplo, os ativos e passivos da empresa e o patrimônio líquido. A partir desse documento, é possível identificar com clareza a situação contábil e econômica da companhia no período avaliado — que geralmente considera o prazo de 12 meses.

Diante dessa realidade, as notas explicativas surgem como um complemento importante ao balanço patrimonial. Elas têm o intuito de explicar determinadas informações inseridas no documento. Isso ocorre para justificar dados que podem parecer incorretos ou fora do normal.

Como as notas explicativas funcionam e para que servem?

Agora que você compreende o que são as notas explicativas, é importante aprofundar seus conhecimentos e avaliar a função que elas ocupam na rotina corporativa. Nesse sentido, elas têm a finalidade de trazer maior clareza para as demonstrações contábeis.

Existem diferentes informações complementares, que devem estar presentes no balanço da empresa. Por exemplo:

  • critérios de avaliação utilizados para determinar o patrimônio do empreendimento;
  • práticas contábeis presentes na rotina da companhia;
  • ajustes realizados em relação às demonstrações anteriores;
  • explicações sobre as transações feitas;
  • esclarecimento sobre o desempenho e resultados obtidos.

É importante considerar que as notas explicativas na contabilidade devem abordar apenas as questões relevantes. Além disso, vale lembrar que elas podem estar presentes em outros documentos contábeis para além do balanço patrimonial.

O que deve constar nas notas explicativas?

Até aqui você compreendeu o que são as notas explicativas e qual papel elas ocupam na contabilidade das empresas. Depois disso, é necessário conhecer as informações que devem constar nesse documento.

As principais são:

  • critérios de avaliação dos elementos patrimoniais relacionados a estoques, depreciação, amortização e exaustão;
  • investimentos em outras sociedades;
  • aumento de valores dos ativos;
  • encargos sobre elementos do ativo, garantias prestadas a terceiros e demais responsabilidades assumidas;
  • taxas de juros e datas de vencimentos;
  • números, espécie e classes das ações do capital social;
  • opções de compra de ações exercidas;
  • ajustes referentes aos exercícios anteriores;
  • eventos que possam impactar a situação econômica e os resultados do futuro da empresa;

É comum que as companhias organizem essas informações de acordo com alguns tópicos, como:

  • contexto operacional;
  • sumário das principais práticas contábeis;
  • estoques;
  • investimentos;
  • imobilizados;
  • diferidos;
  • financiamentos;
  • capital social;
  • provisões para possíveis contingências;
  • instrumentos de cunho financeiro;
  • cobertura de seguros.

Vale notar que as notas explicativas não precisam trazer todas as informações presentes no demonstrativo contábil, apenas as mais relevantes. Assim, elas podem ser vistas como uma ferramenta para dar esclarecimento sobre as atividades financeiras de determinada companhia.

Quais os tipos de notas explicativas existentes?

Como foi possível observar, são diversas as informações que podem constar nas notas explicativas. Por conta disso, existem diferentes tipos para esses documentos. Algumas podem ser voltadas às questões operacionais, por exemplo.

Enquanto isso, outras notas buscam explicar questões estruturais, relacionadas ao estoque e aos investimentos realizados. Ainda, existem notas que apontam as principais práticas de contabilidade de determinada companhia, ou dos ativos imobilizados e dos deferidos da empresa.

Por esse motivo, é necessário que a própria empresa averigue, dentro de sua situação e objetivo, quais informações são relevantes e merecem aprofundamento na explicação.

Por que as notas explicativas são importantes?

Depois de conhecer as principais informações acerca das notas explicativas e seu papel na contabilidade das empresas, é hora de analisar a importância delas. Diante disso, é possível averiguar sua relevância em dois sentidos: para o investidor e para a companhia.

Para compreender melhor, confira as informações a seguir!

Para a empresa

O primeiro ponto sobre a importância das notas explicativas envolve o fato de que elas são uma obrigação legal. De acordo com a Lei 6.404/1976, que se refere às empresas de sociedade anônima (S/A), as notas explicativas devem existir sempre que for preciso esclarecer situações patrimoniais.

Além disso, é fundamental que a empresa exponha com clareza suas informações contábeis para que os investidores possam avaliar sua trajetória e atividades. Assim, notas bem elaboradas e que apresentem os dados de forma precisa podem atrair mais investidores.

Para investidores

No caso dos investidores, as notas explicativas das companhias são um importante instrumento para analisar os fundamentos da empresa e saber se ela é adequada para o investimento. Assim, elas contribuem para que muitas informações sejam acessadas facilmente.

Por meio dessas notas, o investidor tem mais elementos para analisar as vantagens e desvantagens de investir em determinada companhia. Ou seja, essa é uma ferramenta que auxilia os investidores a compreender os dados mais relevantes antes de investir.

Ademais, é comum que os investidores não tenham as habilidades e conhecimentos contábeis necessários para avaliar os demonstrativos financeiros. Portanto, as notas se tornam muito úteis para explicar detalhes ou informações com maior clareza no âmbito da análise fundamentalista.

Agora você sabe que as notas explicativas são partes importantes da contabilidade de empresas de capital aberto. A partir delas, diversos dados sobre a saúde financeira do negócio são esclarecidos. Assim, o documento facilita a avaliação de investidores interessados nos papéis dessas companhias!

Para aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre o mercado financeiro, nos acompanhe nas redes sociais. Estamos no YouTube, Instagram, Facebook e LinkedIn!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.