Renova Invest Facebook

O que é Zcash: confira como funciona e por que esse ativo foi criado!

O que é Zcash confira como funciona e por que esse ativo foi criado
O que é Zcash confira como funciona e por que esse ativo foi criado

Você sabe o que é zcash (ZEC)? Ao longo dos anos, dezenas de novas criptomoedas surgiram. Com o objetivo de se destacar no mercado, elas sempre buscam superar moedas digitais anteriores em diferentes fatores, como a velocidade de transação.

No caso do zcash, as melhorias observadas estão relacionadas principalmente à privacidade e segurança. É possível perceber isso ao compará-la, por exemplo, com o bitcoin (BTC) — a moeda pioneira e mais famosa do mercado.

Ficou interessado e quer entender o que é o zcash e quais suas principais características? Então continue a leitura deste artigo e tire suas dúvidas!

O que é uma criptomoeda?

Antes de analisar especificamente o zcash, é necessário compreender o que é uma criptomoeda. Ela pode ser entendida como uma forma de pagamento, da mesma maneira que moedas comuns — como o real ou o dólar.

Assim, uma moeda virtual pode ser utilizada para comprar produtos e serviços normalmente, desde que seja aceita pelo estabelecimento comercial ou prestador. Contudo, diferentemente das moedas físicas, uma criptomoeda é totalmente digital.

Além disso, ela não está vinculada a um órgão governamental ou a agentes econômicos institucionais. Por isso, uma de suas principais características é a descentralização. Esse aspecto chama bastante atenção, pois dificulta que políticas monetárias afetem seu preço e fluxo.

Vale saber que a primeira moeda digital a entrar em circulação foi o bitcoin. Criado em 2008, depois da crise estadunidense do subprime, ele surgiu com o intuito de substituir o dinheiro em papel. Outra intenção era eliminar a necessidade do intermédio de bancos em transações financeiras.

Com o tempo, o bitcoin teve uma alta valorização, deixando de ser apenas um meio de pagamento. Dessa forma, a criptomoeda se tornou uma alternativa de investimento e especulação — o que contribuiu para que novas moedas digitais surgissem no mercado.

Como funcionam as criptomoedas?

Em termos práticos, as criptomoedas são códigos virtuais de alta complexidade, programados para que não possam sofrer alterações. Para tanto, cada unidade criada conta com um código único, não havendo uma moeda idêntica a outra.

Ademais, todas as transações são realizadas on-line. Elas ocorrem a partir da tecnologia blockchain. Nela, as informações de cada nova negociação são registradas em um bloco de dados que deve ser validado pelo bloco anterior.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

O resultado desse processo é uma espécie de corrente ou cadeia de blocos. Dessa maneira, as informações registradas não podem ser alteradas nem excluídas, o que garante a segurança do sistema.

Vale notar que os registros e validações na blockchain ocorrem por meio dos mineradores. Esses são usuários que disponibilizam seu poder computacional para realizar os registros na corrente. Por isso, o sistema não demanda intermediários institucionais para validar as transações.

O que é zcash?

Sabendo o que é uma moeda digital, é possível analisar o zcash. Para isso, é importante notar que existem diversas criptomoedas no mercado. Ainda que elas sejam, em sua essência, semelhantes, cada uma pode ser usada para diferentes fins.

É o caso da ethereum (ETH), projetada para permitir contratos inteligentes ou automatizados que alimentam aplicativos descentralizados. Por outro lado, o zcash foi desenvolvido para ser usado, majoritariamente, como uma moeda.

Assim como o bitcoin, o código do zcash é open source. Isso quer dizer que seu código é aberto. Ou seja, a participação livre da comunidade interessada no criptoativo é garantida. Assim, ele pode ser constantemente aprimorado, de acordo com as necessidades dos usuários.

Qual a diferença entre o zcash e outras criptomoedas?

Depois de entender o que é zcash, vale a pena analisar sua diferença em relação às demais criptomoedas. Nesse sentido, o principal recurso que diferencia o zcash de moedas como o bitcoin ou o litecoin (LTC) é o fato de ele ter a chamada “transação protegida”.

Ela indica que transações feitas por meio da zcash não tem seus endereços reais registradas na blockchain. Assim, mesmo que a tecnologia funcione como um livro contábil que registra e publica as transações feitas, ela respeita o anonimato dos envolvidos.

A característica anônima é dada por uma tecnologia conhecida como zk-SNARK. Ela permite que o usuário prove que tem, de fato, o zcash que afirma ter. Contudo, ele não precisa revelar o quanto realmente tem.

Apesar disso, nem todas as transações feitas por zcash que são anônimas. É possível escolher quais serão registradas e quais não. Isso porque o anonimato total poderia abrir espaço para ilegalidades.

Também é válido saber que existem moedas digitais com transações 100% anônimas. É o caso do monero (XRM).


Como o zcash surgiu?

Ao aprender sobre o tema, é interessante conhecer um pouco da história do zcash. Ele foi criado em 2013 por Zooko Wilcox, sendo originalmente chamado de Zerocoin.

No início, a ideia por trás de sua fundação era incorporar ao BTC o recurso de privacidade do ZEC. Porém, a comunidade bitcoin rejeitou as alterações propostas. Como havia um forte desejo pela implementação da tecnologia de privacidade, Wilcox criou o zcash.

Sua construção se baseia, em alguns pontos, no código do bitcoin. Desse modo, a criptomoeda compartilha semelhanças com a moeda digital pioneira. O uso do mecanismo de consenso Proof of Work (POW ou Prova de Trabalho) é um exemplo disso.

Ele é aplicado para validar transações, além de ser utilizado para a prevenção de ataques cibernéticos. Mas, enquanto o bitcoin usa o algoritmo SHA-256 (Secure Hash Algorithm), o zcash usa o algoritmo Equihash.

O primeiro é um conjunto de funções hash (operações matemáticas executadas em dados digitais) criptográficas e projetadas pela NSA. Já o segundo diz respeito a um algoritmo de criptomoeda anônimo.

Quais as vantagens e riscos de investir em zcash?

Agora que você sabe o que é e quais as principais características do zcash, é hora de analisar suas principais vantagens e riscos. Afinal, essas questões são centrais na hora de avaliar se vale a pena ou não adquirir a criptomoeda.

Portanto, acompanhe as informações a seguir!

Vantagens

Uma das principais vantagens do zcash é sua acessibilidade. Como a taxa média de transação é bastante baixa, quem não possui grande volume de capital pode negociá-la. Ainda, mesmo quando a rede está cheia de tráfego, a taxa permanece acessível.

Outro ponto positivo do zcash é que, ao utilizar a tecnologia zero-knowledge proofs, o usuário não tem seu endereço de pagamento revelado, nem o valor da transação. Essa é uma maneira de garantir o anonimato das partes envolvidas.

Contudo, caso seja necessário revelar suas informações por motivos de auditoria ou qualquer outra finalidade, é possível realizar o processo. Dessa maneira, tanto a privacidade quanto a legalidade são garantidas.

Riscos

Com relação aos riscos, o principal deles diz respeito à volatilidade. Como o zcash é negociado no mercado de criptoativos, não é possível garantir que haverá ganhos ao investir. Por isso, é preciso analisar com cautela o ativo antes de adquiri-lo, verificando se ele se alinha ao seu perfil de investidor.

Por que é importante saber o que é zcash?

Você já viu que o bitcoin é a criptomoeda mais famosa do mercado, certo? Por isso, é comum que muitas pessoas comparem outras moedas digitais a ele. Nesse sentido, saber o que é zcash é importante porque o bitcoin não oferece opções de controle de privacidade.

Na prática, as partes de cada transação usando o BTC são visíveis no blockchain. Em alguns casos, outras pessoas podem ver dados como o endereço do remetente, do destinatário e o valor da transação.

Esse nível de detalhe da transação é potencialmente problemático. Afinal, se os usuários começarem a usar bitcoins para realizar compras diárias, por exemplo, isso significaria que os detalhes seriam registrados na blockchain.

Além disso, todos os pontos da transação ficarão publicamente disponíveis na blockchain de modo permanente — não podendo ser alterados. Mesmo que isso seja útil para conferir se os pagamentos estão dentro da legalidade, pode afetar a privacidade dos usuários.

Nesse aspecto, o zcash resolve tais problemas. Por meio do zk-SNARK, é possível tornar o remetente, o destinatário e o valor envolvidos na transação completamente anônimos, privados e protegidos por criptografia.

Como investir em zcash?

Se você ficou interessado em adquirir zcash, é preciso saber como fazer esse investimento. Há duas formas para comprar ou vender a moeda no Brasil: indireta e diretamente.

Caso você queira realizar a transação diretamente, será necessário recorrer a uma exchange. Essas são intermediárias de negociações de criptomoedas. Um exemplo é o Mercado Bitcoin — uma das maiores corretoras de criptoativos da América Latina.

Ademais, vale notar que a negociação direta de ativos digitais não é regulamentada no Brasil. Por isso, se você deseja optar por essa modalidade, é importante buscar por intermediárias confiáveis que apresentem um bom histórico de operações.

Por outro lado, também é possível investir indiretamente a partir de fundos de investimentos em criptoativos. Eles podem ser uma opção para os investidores que buscam por mais segurança institucional ao investir nas moedas digitais.

Em ambos os casos, é fundamental ter em mente que o investimento em criptomoedas envolve maiores riscos. Logo, não deixe de analisar seu perfil de investidor e objetivos financeiros antes de tomar sua decisão.

Agora você já sabe o que é o zcash e conhece as principais características desse criptoativo. Como foi possível perceber, ele oferece vantagens e riscos. Portanto, avalie com cautela suas necessidades e condições antes de investir!

Achou este conteúdo interessante? Então compartilhe em suas redes sociais!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.