Renova Invest Facebook

Primecoin: Saiba mais sobre essa moeda digital!

O que é Primecoin? Saiba mais sobre essa moeda digital!
O que é Primecoin? Saiba mais sobre essa moeda digital!

As moedas digitais ganham cada vez mais espaço na sociedade. Nesse sentido, conhecer o que é Primecoin pode ser interessante. Afinal, esta pode ser uma alternativa além do Bitcoin para acompanhar – ou mesmo investir.

O Primecoin é uma criptomoeda baseada na localização de números primos. Isso significa que esses números desempenham um papel central na criptografia da moeda digital.

Além disso, o Primecoin conta com cadeias de Cunningham. Elas são mecanismos de consenso de um recurso fundamental às criptomoedas: a Prova de Trabalho (PoW, de Proof of Work), sobre a qual você saberá mais adiante.

Quer saber mais sobre esse criptoativo? Continue a leitura e aprenda!

O que é Primecoin?

Como você já sabe, o Primecoin é uma criptomoeda – considerada também uma altcoin. Isso porque tem similaridades com o Bitcoin, a criptomoeda pioneira. Porém, ela visa a solucionar limitações da moeda digital mais famosa do mundo.

No caso do Primecoin, a melhoria da moeda digital busca resolver o problema dos generais bizantinos — ou problema do consenso distribuído. Eles são os desafios e armadilhas existentes na hora de tentar coordenar comunicações em uma rede cujos pares não são totalmente confiáveis.

Em adição, o mecanismo de consenso de exclusivo do Primecoin é capaz de aumentar a velocidade das transações e melhorar a eficiência energética. Isso faz com que ela se destaque em meio a outras criptomoedas alternativas e altcoins. Namecoin, Litecoin e Dogecoin são exemplos.

Como o Primecoin funciona?

Agora que você já entendeu o que é o que significa o nome Primecoin, sabe que os números primos estão diretamente relacionados a essa moeda. Caso você não se lembre, eles são aqueles que só são divisíveis por um ou por eles próprios.

Mas, por que isso seria útil ao falar sobre uma criptomoeda? O uso dos números primos impacta o processo de criptografia (por exemplo, SSL ou TLS, que estão relacionados a tráfego de internet).

Isso porque, mesmo que seja simples multiplicar dois números primos, não é fácil realizar o cálculo inverso — de divisão.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Nesse sentido, o Primecoin traz uma criptografia particularmente inovadora e controlada por um mercado de mineração descentralizado. Para distinguir sua estrutura, é usado o algoritmo PoW.

O que é o algoritmo PoW do Primecoin?

O algoritmo de prova de trabalho (PoW) é um mecanismo para prevenção de double-spends (gastos duplos). Ele existe desde 2002, antes da criação do Bitcoin em 2008. Hoje, o protocolo é usado regularmente na criptografia de diversas moedas digitais.

Em 2013, o fundador do Primecoin, Sunny King, percebeu que a construção de uma cadeia de blocos (blockchain) baseada unicamente em números primos traria vantagens. Ela poderia ser uma alternativa adequada para superar os desafios dos algoritmos PoW de criptomoedas anteriores.

Então, gerou o Primecoin, que conta com um algoritmo PoW exclusivo. Ele só se aplica aos números primos, permitindo um processo de mineração da moeda com um maior nível de segurança.

É interessante lembrar que blockchain é uma espécie de livro de registros de transações em criptomoedas. Ele torna todas essas transações públicas. Mas, nesse momento, respeita o anonimato dos envolvidos.

Além da segurança, a criação de King também gera uma forma especial de cadeias de números primos. Ela pode ser usada em exames matemáticos, por exemplo. A rede também requer menos recursos do que o Bitcoin para funcionar.

Portanto, pode lidar com uma carga de trabalho maior com o mesmo poder de computação. Sendo assim, é possível dizer que o Primecoin foi uma criptomoeda projetada para criar um mercado de mineração próspero — colocando a segurança em primeiro lugar.

Qual é a diferença entre Bitcoin e Primecoin?

Essa é uma pergunta comum. Afinal, o Bitcoin foi a primeira criptomoeda a ganhar espaço e fama. Isso faz com que praticamente todas as outras moedas digitais sejam comparadas a ele.

Nesse sentido, o Primecoin é um sistema de pagamento ponto-a-ponto baseado no Bitcoin. Mas, em função dos diferenciais apresentados, o Primecoin funciona mais rápido do que a rede Bitcoin. Além disso, é mais seguro e econômico em termos de recursos gastos em mineração.

Para relembrar, o ponto-a-ponto, ou peer-to-peer, é uma arquitetura de redes que permite o compartilhamento de dados e serviços sem a necessidade de um servidor central. Essa é uma característica compartilhada pelas criptomoedas em geral.


O motivo está no fato de que elas não contam com um órgão mediador por trás de suas transações, como um Banco Central. Como consequência, não têm fiscalizações e regulamentações diretas. Em vista disso, caso deseje investir em moedas digitais, é fundamental atentar à integridade da instituição em questão.

Como investir em Primecoin?

No mercado financeiro, existem as exchanges. Elas são espécies de corretoras de criptomoedas. Algumas delas negociam o Primecoin. Assim, você pode operar diretamente com as moedas. Contudo, essas instituições não são regulamentadas no Brasil – aumentando o risco de golpes.

Outra opção para investir em criptoativos é por meio de fundos de investimentos. Eles são regulamentados e fiscalizados, o que traz mais segurança institucional. Independentemente da escolha, lembre-se de avaliar seus objetivos e perfil para tomar decisões mais assertivas.

Conhecer as alternativas e considerar suas expectativas ajuda a conquistar resultados que acompanham seu desenvolvimento como investidor, evitando golpes. Agora que você já sabe o que é Primecoin, essa tarefa será ainda mais simples!

Gostou deste post? Então compartilhe o conteúdo em suas redes sociais!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.